Newsletter Gratuita
Assine Aqui

10 características de pessoas egocêntricas

10 características de pessoas egocêntricas

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

O que é egocentrismo?

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro. O mundo gira ao redor dela, portanto, tudo que não estiver ligado a ela é desinteressante. 

Como se desenvolve o egocentrismo?

O psicólogo austríaco Jean Piaget (1896-1980) identificou os primeiros indícios de egocentrismo ao estudar o desenvolvimento infantil. Para ele, esse termo exprime um estado do processo de desenvolvimento do conhecimento da criança. 

Nos primeiros anos da infância, a ideia de “eu” se confunde com a realidade do mundo. A criança vê tudo como uma extensão de si mesma porque não tem conhecimento sobre quem ela é e sobre o mundo em que habita. Dessa forma, a única interpretação que possui dos fatos é a sua própria.

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





Na adolescência, os indivíduos possuem mais conhecimento do mundo, mas não são maduros o suficiente para compreender a diversidade de perspectivas presente nele.

Como essa é uma etapa da vida marcada pela busca da identidade, os adolescentes tendem a focar excessivamente em si mesmos. Eles se sentem exclusivos e especiais, colocando barreiras entre eles e os pais e outros adolescentes. Ou seja, ainda há vestígios de egocentrismo.

Com base nas teorias de Piaget, podemos concluir que todos nós tivemos momentos de egocentrismo. À medida que crescemos e amadurecemos, contudo, passamos a integrar outras opiniões e percepções à nossa visão de mundo, saindo desse período inicial egocêntrico.

Entretanto, alguns indivíduos não conseguem passar dessa fase e incorporam o egocentrismo em sua personalidade adulta. As vivências nos primeiros anos de vida e a educação recebida dentro de casa contribuem para o aumento ou a redução desse sentimento.

Somente mediante o acompanhamento de um psicólogo é possível desenvolver um padrão comportamental mais saudável.

Características de pessoas egocêntricas

Conviver com pessoas egocêntricas é extremamente difícil. Elas não costumam tratar os outros bem, causando desconforto em quem está ao seu redor. É necessário ter muita paciência e controle emocional para não se deixar levar por suas palavras e condutas.

Se você acredita que está lidando com uma pessoa egocêntrica no momento, precisa ter em mente que agir de outra forma é difícil para ela.

Na visão dessa pessoa, o seu jeito de ser está correto e não existe razão para mudar. Pessoas egocêntricas só refletem sobre a sua conduta quando encaram uma consequência muito desagradável de seus atos.

Já se você não possui total certeza disso ou não deseja fazer julgamentos precipitados da personalidade alheia, confira 10 características muito comuns de quem é dominado pelo egocentrismo.

1.     Insegurança

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima. Afinal, ela passa horas falando de si mesma.

Na realidade, ela é insegura. Ela tenta esconder os seus temores e incertezas com atos grandiosos. Assim, acredita que ninguém irá reparar em seus defeitos. Este é um mecanismo de defesa comum, o qual não é adotado somente por pessoas egocêntricas.

2.     Autoestima frágil

Insegurança também é um sinal de autoestima frágil. Para quem está de fora, parece que o egocêntrico se valoriza excessivamente. Na cabeça dele, o mundo de fato gira ao seu redor. Situações cotidianos, boas ou ruins, são levadas para o pessoal e tiradas do contexto para incluir a participação do egocêntrico.

A verdade é que pessoas egocêntricas têm autoestima frágil. Tentam compensar o que acreditam estar errado com elas – defeitos, erros cometidos no passado, episódios de fracasso – com atos e comportamentos grandiosos.

Esse ciclo de compensação só é quebrado quando a pessoa se dispõe a encarar os seus medos. Por exemplo, o temor excessivo de errar pode ter surgido de uma criação rígida e levado a pessoa a querer mostrar que nunca comete erros. 

3.     Sentimento de grandeza

Da tentativa de tentar ser alguém que não é, nasce o sentimento de grandeza. As pessoas egocêntricas acreditam ter talentos incríveis. Elas enaltecem as suas conquistas frequentemente em conversas, bem como as suas posses. Por conta disso, procuram se aproximar de indivíduos com prestígio social.

O oportunismo é uma consequência desse sentimento. A pessoa faz de tudo para estar ao lado de quem acredita ser admirado, importante ou famoso. O seu objetivo não é conseguir benefícios materiais, mas, sim, emocionais.

4.     Incapacidade de reconhecer sentimentos alheios

A falta de empatia é uma característica comum da pessoa egocêntrica. Ela não consegue compreender sentimentos, percepções e opiniões de terceiros em sua totalidade. Do mesmo modo, tem dificuldade em expressar afeto com sinceridade.

Como possui necessidade de ser lisonjeada a todo instante, demonstra se importar com sentimentos estrategicamente, pensando em como aquela ação poderá beneficiá-la no futuro.

5.     Distorção da realidade

A percepção da realidade do egocêntrico é muitas vezes distorcida por sua necessidade de se colocar no centro das atenções. Ele só aceita a verdade que se encaixa em seus devaneios egocêntricos. Se não é o protagonista de um acontecimento, dá um jeito de se colocar em uma posição de destaque.

Semelhantemente, se coloca em uma posição de vítima quando encontra indivíduos que discordam de sua opinião ou agem de modo contrário. Assim, consegue ganhar a simpatia de algumas pessoas (por tempo limitado) e planejar como revidar a afronta.

6.     Vontade de se exibir

O exibicionismo está presente nas ações, nas falas e nos pensamentos das pessoas egocêntricas. Elas sentem vontade de exibir a personalidade, as roupas caras, a casa onde vivem, os objetivos decorativos, os carros que possuem, as conquistas profissionais, o parceiro, os filhos, entre outros.

Por exemplo, passam horas planejando o que vestir para um evento social, como será a sua entrada triunfal e como podem se destacar entre os convidados. Todo esse esforço tem o intuito de aumentar a probabilidade de receber elogios e bajulações. A adulação faz com que as pessoas egocêntricas esqueçam de suas inseguranças.

7.     Maquiavelismo

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

O maquiavelismo, na psicologia, é um termo usado para classificar o conjunto de traços de pessoas manipuladoras, cínicas, mentirosas e que não medem esforços para conseguir o que desejam. O egocêntrico é um tanto maquiavélico porque usa os outros para o seu benefício próprio.

Ele demonstra interesse somente em quem vê uma oportunidade para tirar proveito e conseguir algo em troca, sejam favores ou benefícios. Quando alguém está em ascensão, ele logo se aproxima na tentativa de usufruir de sua posição social, de sua nova posse, de sua conquista recente, etc.

8.     Mania de controle

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas. Suas táticas envolvem chantagem emocional e manipulação.

9.     Tem reações intensas às críticas

O egocêntrico não aceita críticas. Ele reage intensamente a opiniões que considera estarem incorretas sobre a sua personalidade ou atitudes. Suas reações envolvem gritaria, insultos, deboche, sarcasmo e ignorância. Por essa razão, constantemente se envolve em embates e é conhecido por seu débil controle emocional.

Ele também é incapaz de fazer autocríticas corretamente. Suas análises ou são muito extremas, ou beiram à aversão de si mesmo. O egocêntrico costuma ter uma opinião negativa sobre si mesmo por conta da insegurança. Assim, suas autoanálises são feitas a partir de pensamentos autodepreciativos. 

10.   Solidão

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A pessoa egocêntrica sente muita tristeza e solidão, podendo experimentar uma sensação de vazio repetidamente. Isso porque o seu modo de ser afasta as pessoas com o tempo. A princípio, recebe admiração por aparentar ser confiante.

Com a convivência, contudo, comportamentos destoantes ficam em evidência e a maioria das pessoas começa a se afastar para preservar a saúde mental. Não é incomum que pessoas egocêntricas não tenham vínculos afetivos íntimos devido à sua conduta inapropriada.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

22 comentários em “10 características de pessoas egocêntricas

  1. Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  2. Eu li eu gostei .muito auquero receber td qui pude mim enviar eu aceito porq eu estou com um trauma ou estou com depresao porq meu marido mim deixou eu nao estou
    atendeno o motivo de nossa separação eu preciso i vendedora no. Ter paz eu nao co sigo tira eli da meu pensamento eu nao sei .como vi ver cem eli eu nao aguento mais eu amo muito vcs pode mi. Ajuda Por favor i o pior de td nao tenho dinheiro pra pagar uma ajuda depiscicologo por favor vcs podem mim ajuda

    • Olá, Dalva!
      A minha sugestão nesse momento é que você busque auxílio em plataformas que realizem atendimento gratuito. Uma dica é fazer uma pesquisa nos Postos de Saúde próximo à sua casa, que disponibilizam atendimento psicológico gratuito.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  3. Fui casada num período de 15 anos e no meu casamento nunca meu esposo disse que me amava, não demostrava nenhum tipo de sentimento, dificilmente me elogiava,em fim não tive aquele suporte que uma mulher casada desejava.
    Me separei dele e no momento estou com um homem que é totalmente oposto do meu ex, porém tem algo que ainda está faltando e não sei realmente o que é.
    Pergunta:
    Como faço para ser feliz com esse homem?
    Por que não paro de pensar no meu ex?

    • Olá, Maria Eduarda!
      Talvez o que você esteja realmente buscando seja completar a si mesma. Dar a si mesma o acolhimento e a autocompaixão que você merece. Já pensou nisso? O outro precisa estar em nossa vida para somar, mas nós precisamos estar preenchidos com amor próprio para estarmos inteiros numa relação saudável.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  4. Hoje depois de uma briga no meu trabalho minha chefe falou que eu era egocêntrico! Nunca me entendi direito na vida e hoje vi que esse artigo me descreve ao ler lembrei de situações que comprova que eu sou uma pessoa assim! Tem cura?

    • Olá, se você se identificou com a maioria das características apresentadas no texto, busque ajuda especializada, o psicólogo irá diagnosticar e personalizará um tratamento adequado para o seu caso. Abraços

  5. Essa matéria foi muito importante pra mim . Agora eu tenho absoluta certeza de que tenho um relacionamento com uma pessoa egocetrico…

  6. concordo em alguns pontos mas não creio que seja de forma negativa como foi relatada, as vezes é autocuidado; assim como o individualismo por exemplo.

  7. Estou passando por uma fase muito complicada e não estou conseguindo sair.o texto inteiro indentifica a pessoa que eu estou me relacionando..me sinto sufocada

    • Olá, fico feliz que o texto tenha te ajudado de alguma forma. Se não consegue sair sozinha dessa relação busque ajuda profissional, ele te dará ferramentas para lidar com esse sentimento e momento que está vivendo. Abraços

  8. Meu companheiro é uma pessoa bem egocêntrica, não aceita críticas ou opiniões que ele não concorda. Ele realmente acredita que somente o que ele pensa é o correto. Ele é inseguro e tem um medo profundo de tudo, porém ao mesmo tempo demonstra que é uma pessoa com personalidade forte e que domina todos os assuntos. Quando é confrontado arruma briga com todos, comigo, amigos, família. Ninguém suporta conviver com ele, eu estou extremamente sufocada e cansada, mas tenho dó de deixá-lo, pois sei que ele irá ficar sozinho por muito tempo.

    • Olá, compreendo. Nesses casos o ideal seria iniciar uma terapia de casal para ajudar na tomada de uma decisão que seja melhor para ambas as partes. Abraços,

  9. Olá!
    Sou o Sansão André, adorei o conteúdo porque me indentifica… Mas atualmente tenho feito muitas mudanças comportamentais, e também as leituras têm me ajudado muito e, obrigado pela informação porque fará toda diferença minha vida e espero que faça o mesmo para na vida daqueles que precisam.

    Gostaria de mudar, gostaria de recomeçar, gostaria de aceitar e principalmente valor as opiniões, conselhos, ideias, que vêm das outras pessoas.

  10. Tenho convivido com uma pessoa assim,que fala quer ter uma família e tal,mas se isolar no mundo dele,parece que eu nem existo me sinto sozinha mesmo estando no mesmo teto.

    • Olá, compreendo como se sente. Busque ajuda especializada para conseguir lidar ou mesmo convencê-lo a buscar ajuda. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *