Equilibrando pratos: como alcançar o equilíbrio?
Uma das grandes dificuldades que as pessoas encontram nos dias de hoje é alcançar um equilíbrio em suas vidas.
A carreira toma muito tempo, as cobranças com os estudos são muito grandes e é difícil saber conciliar esses problemas do dia a dia com uma vida social, familiar e emocional. Você precisa ir bem na faculdade, mas também tem que cultivar amizades.
É necessário crescer no emprego, mas também passar mais tempo com a família. E, além disso, você precisa de seu próprio tempo, sozinho, se cuidando.
Como equilibrar todos esses pratos, nunca deixando nenhum deles cair? O post de hoje vai lhe ajudar a responder essa questão, e auxiliando você a se tornar, de certa forma, um equilibrista.
O que é preciso?
Para alcançar uma vida mais equilibrada, você precisa passar por um processo de autoconhecimento para saber quais são as prioridades reais de sua vida. Isso vai auxiliá-lo a crescer, ser mais maduro e realizar seus sonhos e desejos, tanto na vida pessoal quanto profissionalmente.
Você precisa se conectar com sua inteligência emocional para decidir o que é realmente importante em seu mundo – o primeiro passo para organizar qualquer coisa.
Além disso, é necessária uma mudança de atitude. Você precisa desenvolver mais autonomia e determinação para ter uma vida mais equilibrada, porque não vai ser fácil: todos os âmbitos de sua vida sempre vão exigir demais.
Por isso, o ideal é mudar sua percepção de realidade e começar com ajustes pequenos, diários, que vão ajudá-lo a ter uma vida mais equilibrada. Mas como saber quais ajustes precisam ser feitos?
O papel do psicólogo
Um psicólogo pode ouvir seus problemas relacionados à falta de equilíbrio em sua vida e o ajudar a encontrar o que está fora de ordem.
Muitas vezes, não damos mais atenção para nossa vida pessoal por medo de sermos profissionais medíocres, ou não prestamos atenção em nossa saúde porque nos sentimos culpados descansando em vez de trabalhar.
Ele também pode ajudar a lidar com sentimentos de culpa, medo e ansiedade que esse desequilíbrio esteja causando.
Além disso, um psicólogo vai ajudá-lo fazendo um acompanhamento dessa mudança, através da psicoterapia.
Passar a dar mais espaço para algumas coisas em sua vida pode vir acompanhado de estresse, culpa e outros sentimentos que podem fazer com que você volte à estaca zero.
O psicólogo está lá para não deixar que isso aconteça: ele vai ajudá-lo a se controlar, dando mais atenção para suas prioridades e menos foco para sentimentos negativos que possam atrapalhá-lo.
Alcançar o equilíbrio é uma tarefa difícil, mas não impossível.
Ter a vida profissional de sucesso, uma vida social, um bom relacionamento com sua família e cuidados com o próprio corpo e a mente é fundamental para que você se sinta bem e em paz com a sua rotina.
Quem leu esse texto também se interessou por:
3 perfis profissionais comuns e como lidar com eles
Existem muitos tipos de perfis profissionais e alguns merecem um destaque especial. Conheça 3 perfis profissionais e como lidar com eles.
Frustração
Frustração parece um sentimento tão recorrente no cotidiano de muita gente. Conheça mais sobre frustração e saiba quando é hora de buscar um psicólogo
Carreira Profissional
Toda mudança, seja ela de emprego ou de área de atuação, precisa partir de um planejamento. Traçar um plano de carreira profissional é fundamental
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana F. Brotto
CRP 06/106524 – São Paulo
FORMAÇÃO
Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC