Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Isabela Magalhães Santos Fernandes - Psicólogo CRP 06/175414
Você sabe como lidar com críticas? Grande parte das pessoas não aceita críticas muito bem. Mesmo quando possuem o objetivo de ajudá-las a crescer, são recebidas com agressividade, como se fossem uma ofensa.
Essa resistência às críticas provoca desnecessariamente frustração, raiva, tristeza e estresse no dia a dia. Por exemplo, um profissional que reage mal ao ter o seu trabalho criticado pelo chefe não aproveita o conteúdo positivo das críticas para melhorar o seu trabalho e, ainda, fica de mau humor.
Ele faz as modificações solicitadas com desgosto e deixa passar possíveis lições importantes para sua carreira profissional.
Esse cenário tende a se repetir na vida da pessoa que não consegue aceitar bem as críticas feitas por terceiros. Ela se estressa a cada novo ‘pitaco’, desencadeando um estado de humor negativo que persiste por dias ou semanas consecutivas. Ou seja, no fim, é ela quem sempre fica mal com a situação.
As críticas são todas ruins?
As críticas possuem uma reputação ruim, embora façam parte da vida de todos nós e dificilmente conseguimos fugir delas. Elas costumam causar desconforto, raiva, insatisfação, insegurança e até medo.
O desgosto pelas críticas normalmente se origina na infância ou adolescência.
Na primeira fase da vida, os pais podem exagerar na quantidade de críticas feitas ao comportamento, desempenho escolar e hobbies das crianças. Ao mesmo tempo, podem exigir certa qualidade nos resultados que não corresponde com as habilidades dos filhos no momento.
Já na adolescência, a busca por aprovação é constante. O jovem tenta encontrar o seu lugar no mundo e definir aspectos da sua personalidade, por isso, tende a levar as críticas para o pessoal. Se o conteúdo for demasiadamente negativo, a probabilidade de ele desenvolver uma autoimagem desfavorável é grande.
Não possuímos capacidade emocional para compreender o propósito das críticas nem para distinguir as boas das ruins nessas fases da vida. Dessa maneira, as pessoas que tiveram experiências negativas com o criticismo tendem a reagir mal às críticas quando chegam à vida adulta.
As críticas em si não são de todo ruim. Criticar significa avaliar meticulosamente, conforme o dicionário. A qualidade dessa avaliação depende do conteúdo, bem como da maneira a qual ela é expressa e os objetivos que procura atingir.
Por exemplo, críticas ditas de maneira ácida ou agressivas logicamente não são bem recebidas. Afinal, ninguém gosta de ouvir coisas ruins a respeito de si mesmo e do seu trabalho. Já as críticas realizadas com a intenção de ajudar o outro a identificar fragilidades e aspectos (seja da personalidade ou do trabalho) que pode melhorar são apreciadas.
Dificuldade em aceitar críticas
A dificuldade em aceitar críticas costuma residir na falta de autoconfiança e autoestima baixa. A pessoa insegura não consegue distinguir entre críticas positivas e negativas, interpretando ambas como um ataque pessoal ao seu jeito de ser ou de agir.
Ela evita situações que podem gerar criticismo e refuta as opiniões dos demais, como se eles estivessem enxergando algo inexistente. Também pode negar as críticas para não se machucar e, sem perceber, acabar insistindo em erros e prolongando o sofrimento oriundo de situações estressantes.
A dificuldade em aceitar críticas costuma causar um prejuízo maior no desempenho profissional. Não são todas as críticas que são pertinentes ou produtivas, é claro. Mas, profissionais devem ter jogo de cintura para serem capazes de reagir de acordo ao recebê-las.
As críticas sempre estarão presentes em nossas vidas. Mesmo quando não queremos ser criticados, seremos julgados e recebermos feedbacks desagradáveis. Por vezes, isso acontece em tom grosseiro.
Então, é importante aprender a lidar com elas da melhor maneira possível para a nossa saúde mental.
Como lidar com críticas?
Entre as atitudes que você pode tomar para lidar bem com as críticas em todos os âmbitos da sua vida estão:
1. Procure o que é produtivo para você
Como mencionado anteriormente, nem todas as críticas são feitas com a intenção de ajudar você a melhorar as suas habilidades e condutas. Algumas possuem o objetivo de deixá-lo mal, especialmente quando são feitas por quem não tem muita afeição por você.
Já outras são equivocadas. Quem não conhece você a fundo (mas acredita que conhece devido à convivência) pode fazer críticas superficiais cujo conteúdo não é nada útil para você.
Cabe a você exercitar a sua inteligência emocional para saber o momento de separar as críticas positivas das negativas.
Analise quais aspectos da crítica recebida podem, de fato, ser aproveitados para alavancar o seu crescimento pessoal e/ou profissional e quais não fazem sentido para o momento atual da sua vida. Você também pode recorrer à autocrítica para saber se as suas interpretações acerca de si mesmo ou do seu trabalho estão batendo com as dos outros.
2. Mantenha a mente no presente
Algumas pessoas tendem a vasculhar o passado para entender o porquê de terem sido criticadas, principalmente quando o conteúdo da crítica é recorrente em suas vidas.
Compreender o porquê de você ter recebido determinada crítica uma ou várias vezes pode ajudá-lo a ter insights sobre o que você vem fazendo de errado. Compreenda, no entanto, que esse trabalho de investigação é útil até certo ponto.
Passar muito tempo pensando no passado pode deixá-lo preso a situações que já não podem ser modificadas, além de provocar pensamentos negativos. Por exemplo, você pode se arrepender de não ter tido certas atitudes em um momento importante da sua vida. Pensar nisso, contudo, não muda o seu presente.
Busque manter a sua mente no hoje e se concentrar nas suas dificuldades atuais para chegar a uma solução adequada para os seus problemas.
3. Evite levar as críticas para o pessoal
Uma crítica ao seu trabalho não é o mesmo que uma crítica a você, suas habilidades, seu conhecimento ou seu esforço pessoal.
Pessoas confiantes sabem quando o assunto é pessoal e quando não é. Elas não se apoiam na raiva ou na autopiedade quando são criticadas. Pelo contrário, analisam os aspectos favoráveis da crítica e aplicam o que pode ajudá-las a evoluir como profissionais e indivíduos.
Da mesma forma, elas conseguem identificar quando as críticas são feitas com prepotência e não ficam na defensiva ou nutrem raiva por quem fez a crítica.
As críticas não são verdades absolutas. São opiniões baseadas no conhecimento, na personalidade e nas preferências pessoais de cada um. Também são influenciadas pelo estado emocional e da impressão que o indivíduo que critica tem de você.
Sabendo disso, ninguém tem a obrigação de aceitar uma crítica.
Você pode pedir a opinião das pessoas sempre que quiser, pois elas podem ajudá-lo a enxergar coisas que você não vê devido ao costume e à falta de expertise. Entretanto, não precisa seguir o que elas dizem ao pé da letra.
4. Busque aprimoramento, não aprovação
As críticas não são verdades universais tampouco selos de aprovação. Você pode buscar a opinião de terceiros para saber se está no caminho certo ou identificar o que precisa melhorar em um projeto, mas não precisa depender da aprovação deles para seguir adiante.
Isso é válido para professores, mentores, chefes, pais, cônjuges e qualquer pessoa com quem você mantém um relacionamento.
Não pense nas críticas como uma forma de expor as suas falhas ou de ditar o que é certo ou errado na sua vida. Em vez disso, tente vê-las como ferramentas para ajudá-lo a se autoconhecer e fazer mudanças positivas em sua vida.
Quando você passa a priorizar o aprimoramento pessoal em vez da aprovação de terceiros, além de fazê-lo visando o seu benefício próprio e não para agradar os demais, a sua visão sobre o criticismo muda. Ele deixa de ser uma fonte de rejeição para se tornar uma fonte de motivação.
5. Defina quem você vai ouvir
Nem todo mundo que dirige críticas a você deve ser escutado porque nem todo mundo deseja que você tenha sucesso e encontre a felicidade. Infelizmente, essa ainda é a nossa realidade.
Estabeleça critérios para os indivíduos cujas opiniões fazem sentido para você. A pessoa quer ajudá-lo? De que maneira as suas críticas podem ser úteis?
Defina quem pode fornecer criticismo útil para cada área da sua vida. Por exemplo, faz sentido que uma pessoa sem conhecimento do seu trabalho, como um parente distante, faça críticas minuciosas sobre ele?
As críticas que vierem de quem não corresponde aos seus critérios positivos podem ser ignoradas. Assim, você lentamente aprende a identificar quem pode ser ouvido em determinada situação e quem não merece a sua atenção. Além disso, reduz consideravelmente a sua carga diária de estresse.
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Thaiana brotto vc , e uma psicóloga nota 10 parabéns, abraço
Olá Jose, obrigada pelo seu comentário, abraços