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Autoconfiança: ainda dá tempo de adquiri-la?

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
Autoconfiança e Psicologia

Pessoas autoconfiantes normalmente são admiradas, determinadas e não têm medo de assumir desafios.

Quem possui autoconfiança acredita em si mesmo, fala com propriedade, mostra-se firme, afirmam os psicólogos.

Seja no trabalho, seja na vida pessoal, cultivar este aspecto da personalidade é fundamental para viver com mais satisfação e com menos inseguranças.

No entanto, há quem desacredite no poder da autoconfiança e na sua própria habilidade de adquiri-la. Saiba mais sobre este assunto no texto abaixo.

Por que a autoconfiança importa?

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






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Quem possui problemas de autoconfiança está sempre duvidando de si mesmo e guarda as ideias para si, vive na própria sombra e tem medo de expor suas opiniões.

A falta de confiança gera incertezas e, eventualmente, pode afetar diretamente a autoestima de cada um. Ser autoconfiante é saber valorizar os seus pontos positivos, ter certeza de suas ações, acreditar em si mesmo e no seu conhecimento.

Uma pessoa autoconfiante irradia uma energia que demonstra segurança, força e preparo. No trabalho, este tipo de comportamento é visível em reuniões, em apresentações e até em pequenas atividades do dia a dia.

Na vida pessoal, a autoconfiança transparece em quem é coerente com as próprias ideias e ações, possui visão de mundo bem definida e, sem ser intolerante, sabe argumentar a favor de si mesmo.

Como desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança é uma qualidade que pode ser desenvolvida e trabalhada em qualquer momento da vida – nunca é tarde demais para acreditar em si mesmo! E existem algumas formas de fazer isso:

1 – Fique longe de negatividade

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Às vezes nem nos damos conta do quanto nossos círculos sociais influenciam na forma como vemos a nós mesmos.

Procure ter pessoas positivas na sua vida, que apreciem você e contribuem para que você reconheça todas as suas qualidades.

Não aceite quem não valoriza você e não ajuda a ver o lado positivo das coisas.

2 – Mude de postura

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A sua postura e a forma como você se comunica, tanto por meio de palavras quanto por linguagem corporal e visual, vai dizer muito sobre a sua autoconfiança.

Às vezes, melhorar o visual, ajeitar a postura e sorrir com mais frequência já é o suficiente para que as pessoas o vejam de outra forma e para que você se sinta diferente.

3 – Identifique o que lhe causa insegurança

O primeiro passo para trabalhar a autoconfiança é reconhecer aquilo que impede o surgimento dela.

Se é a falta de aprofundamento em algum assunto específico no trabalho, por exemplo, faça um curso, leia mais sobre o assunto e estude até dominá-lo.

Na vida pessoal, pode ser um pouco mais difícil fazer este tipo de reconhecimento, assim como resolver o problema se torna uma tarefa mais complicada.

Se a insegurança for psicológica, por exemplo, um psicólogo pode ajudar a identificar o problema, enxergá-lo de outra maneira e fazê-lo ver a questão de uma forma totalmente nova, por meio da psicoterapia.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC