Espero que você goste desse artigo Conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeochamada.
Entendendo
A deficiência intelectual se caracteriza pela menor capacidade de raciocínio do portador em relação a outras pessoas.
Ou seja, o paciente que possui essa deficiência tem limitações ao se comunicar, aprender, exercer atividades que pra outras pessoas seriam comuns, o paciente consegue realizar todas as tarefas só que em maior tempo do que a maioria das pessoas, afirmam os psicólogos.
Um dos grandes causadores da deficiência intelectual são fatores externos durante a gravidez, ou vícios que a antecederam, como uso de drogas, cigarro ou álcool ou mesmo fatores genéticos.
A pessoa com deficiência intelectual, desde criança enfrenta uma série de processos para melhoria do seu dia a dia, processos esses como orientação dos pais, adaptação à vida social, lazer, saúde, segurança entre outros.
Na Sociedade
Infelizmente, a pessoa que possui esse tipo de deficiência ainda é muito discriminada na sociedade, na escola e até mesmo dentro da família.
O papel do psicólogo nesse cenário é de instrui-lo sobre que não é porque ele é de certa forma diferente que tem de ser excluído das funções de uma pessoa normal. Então a inclusão é a palavra chave para essa deficiência.
A deficiência se não tratada pode levar o individuo a excluir-se do âmbito social.
Tem de ser perfeitamente comum uma pessoa com deficiência intelectual estudar, brincar, aprender coisas novas, ter relacionamentos e uma vida como qualquer outra.
Terapia e Aconsenhamento Familiar
A família na vida da criança com essa deficiência é de suma importância, então é necessário que a família esteja preparada para lidar com as frustrações, ao tempo que a criança vai precisar para aprender.
No decorrer da terapia de instrução de pais, eles aprendem a incentivar a criança a ser independente, deixando-a comer sozinha, vestir-se, tomar banho.
Designar responsabilidades diárias, como tarefas do dia a dia, tais como arrumar a cama, guardar os brinquedos, caso ele não consiga deve-se mostrar novamente como fazer e elogia-lo quando conseguir realizar.
Ele irá aprender tudo quanto ensinar, só vai levar mais tempo que as outras crianças que não tem a deficiência.
O mais importante é que os pais fiquem sempre a par do que está acontecendo com seu filho. Na escola, nunca falte às reuniões, procure conversar com os professores, de como melhorar tudo quanto eles ensinam com atividades em casa.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Tensão psicológica
No mundo acelerado de hoje, muitas pessoas experimentam a tensão em um ponto ou outro em suas vidas. A tensão causada pelo estresse pode causar uma variedade de sintomas [...]
- Psicóloga ensina a praticar o desapego
Uma frase só se torna clichê por contar muitas vezes uma verdade. Por isso, pode soar batido dizer que é fundamental praticar o desapego para levar uma vida mais [...]
- Psicólogo ou Psicanalista: qual escolher?
Você está querendo colocar as ideias em ordem e conclui que precisa de ajuda de um psicologo ou psicanalista. Qual profissional escolher? A dúvida bate para muitos indivíduos que [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Filla Brotto é psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524. Thaiana se formou em Psicologia pela PUC-PR em 2008, fez pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogo e Terapia.