Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosangela Silva Santos - Psicólogo CRP 06/155562
A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de adormecer ou permanecer adormecido ao longo da noite, acarretando problemas cognitivos (atenção, memória e criatividade), além de problemas de humor, cansaço físico e mental ao longo do dia, afirmam os psicólogos.
A insônia pode estar relacionada com doenças clínicas, uso de medicamentos, cafeína, nicotina e álcool, assim como com a ansiedade, estresse e depressão.
Pessoas com insônia podem enfrentar dificuldades no trabalho, no estudo, nas atividades pessoas a até mesmo no relacionamento.
Ansiedade e Estresse
O estresse e a ansiedade envolvem preocupações geralmente relacionadas com trabalho, estudo, saúde e família.
Quando ocorre o estresse, o corpo libera hormônios de adrenalina e cortisol que podem manter a mente desperta, o que dificulta na hora de dormir.
A preocupação com a própria dificuldade em adormecer também afeta a chegada do sono.
Sintomas de insônia
Os sintomas incluem: dificuldade em adormecer, despertar várias vezes ao longo do sono, despertar muito cedo, cansaço, ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldade de atenção, concentração e memorização.
Porém, somente um profissional da medicina pode diagnosticar o paciente com insônia. Mas as observações do paciente são extremamente importantes para que ele reconheça que está tendo esse problema e, assim, buscar ajuda de um psicólogo.
Como a Psicologia pode ajudar
A psicoterapia contribui para melhorar os sintomas relacionados com ansiedade, depressão, estresse e preocupações, utilizando-se de técnicas que amenizam as causas desses sintomas, eliminando do ambiente em que o paciente está inserido associações negativas como preocupações de eventos que ocorreram ao longo do dia ou planejamento de tarefas do dia seguinte.
A psicoterapia também colabora com a reestruturação cognitiva do paciente, para substituir pensamentos disfuncionais e que causam reações desagradáveis por pensamentos compensatórios, que trarão melhores reações emocionais e comportamentais, melhorado os sintomas primários da insônia.
Dicas para melhorar e prevenir a insônia
- Praticar exercícios físicos;
- Fazer refeições leves principalmente após as 18h;
- Evitar assistir televisão ou utilizar celulares e computadores na hora de dormir;
- Evitar ingerir alimentos estimulantes, tais como café, chá preto e refrigerante após as 18h;
- Evitar o consumo de álcool e cigarro – em caso de fumantes, evitar o uso do cigarro no período da noite pode ajudar.
Estes são cuidados simples que contribuem com a melhora do sono, proporcionando uma noite de descanso.
O sono é extremamente importante para o descanso do corpo e da mente. Pessoas que “deixam o sono de lado” para estudar, trabalhar ou praticar outras atividades, podem sentir um benefício de curto prazo com os resultados da produtividade daquele momento.
Mas, após algum tempo, os prejuízos que esses comportamentos causam à vida do indivíduo são delicados, desencadeando inúmeros problemas à saúde do paciente.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como viver no presente: 6 dicas para aproveitar melhor o hojeVocê sabe o que é viver no presente? Os benefícios de aproveitar as suas experiências ao máximo, sem o apego ao passado ou futuro, são diversas. É possível tomar [...]
- 5 maneiras de controlar a ansiedade na quarentenaA ansiedade na quarentena se tornou um grande problema para os brasileiros. Conforme um estudo da Universidade do Rio de Janeiro, o número de casos de ansiedade aumentou em [...]
- Ansiedade e tristeza podem crescer quando os eventos traumáticos fazem aniversárioA lembrança de eventos traumáticos pode causar danos à nossa mente e emoções, seja lá qual fato tenha ocasionado a origem do trauma: a perda de um ente querido, [...]
Autor: psicologa Rosangela Silva Santos - CRP 06/155562Formação: A Psicóloga Rosangela Silva Santos é graduada pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) e atua com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Sua prática é embasada em uma sólida formação, com especializações e cursos de aprimoramento contínuo, que contribuem para o seu...