Borderline: o que é e como tratá-lo?

Borderline e Psicologia

Entre os problemas psicológicos conhecidos e de certa forma comuns, existe um de difícil diagnóstico: O transtorno de personalidade borderline.

O diagnóstico e tratamento requer bastante cautela e experiência por parte do psicólogo ou terapeuta, uma vez que os casos são complexos e oferecem riscos para o paciente, assim como profissional que realiza a psicoterapia.

Conheça os sintomas do transtorno de personalidade borderline.

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane

O transtorno de personalidade borderline é mais comuns entre mulheres. Pode ou não surgir em decorrência de abusos sexuais, porém estão mais relacionados com traumas na infância, como a perda precoce de um dos pais, por exemplo.

É papel do psicólogo ajudar, por isso, conheça alguns principais sintomas: Instabilidade no humor, medos injustificáveis, pensamentos paranoicos, relações conturbadas, comportamentos de risco, são os principais sintomas do transtorno de personalidade borderline.

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline – TPB

O transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental que atinge de 1 a 6% da população, e pode ser diagnosticado em decorrência de um histórico de instabilidade emocional e conflitos em relações.

Os pacientes com TPB costumam apresentar sintomas que podem ser confundidos com outros problemas psicológicos.

No entanto, são diferenciados pelo grau de agressividade e vulnerabilidade no comportamento do indivíduo boderline, ao se deparar com situações ou emoções fortes.

>>> Leia também: Insegurança emocional

1) Medo exagerado da solidão

Sensação de abandono, perda, necessidade de proteção e presença. Os pacientes diagnosticados com TPB costumam sofrer e ficar extremante desconfortáveis com a ausência de pessoas próximas.

Isso ultrapassa uma carência comum e eles irão fazer de tudo para manter as pessoas perto deles, usando inclusive de chantagem e manipulações diversas. Esse sintoma se agrava com situações de frustração.

2) Instabilidade emocional

Uma pessoa com TPB apaixona-se rápido demais, passar a odiar pessoas por motivos banais, expressar raiva e descontrole, seguidos de momentos de alegria e felicidade em curtos espaços de tempo.

É comum haver choro excessivo, tristeza profunda e total ausência de autocontrole. A instabilidade emocional, assim como a extrema alteração de humor, é um sintoma característico do TPB.

3) Pensamentos paranoicos ou tendências suicidas

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Outra característica marcante do TPB é a automutilação, o desejo de morte e as tentativas frustradas de suicídio. Esses comportamentos são mais comuns em pacientes jovens, e tendem a reduzir a reincidência conforme na maturidade.

Levado por um sentimento de necessidade de atenção compulsivo, a pessoa que sofre com o transtorno de personalidade borderline pode sentir muito ódio por si mesma, acreditando não ser normal ou aceita em sociedade.

4) Comportamento impulsivo e de risco em borderlines

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

O sujeito acometido de transtorno de personalidade borderline possuem impulsos que levam a riscos, normalmente contra si mesmo.

Pode haver o consumo exagerado de substâncias nocivas, comportamento sexual de risco, situações de exposição. São usados inúmeros artifícios com objetivos autodestrutivos e também de infligirem dor em si mesmos.

Como o paciente não consegue lidar com suas emoções, busca compulsivamente por situações em que consiga sentir algo.

5) Instabilidade nas relações

Uma montanha-russa de emoções acometem o paciente com transtorno de personalidade borderline. Amor e ódio se confundem.

Ela também irrita-se sem motivo aparente.Um padrão de relacionamentos abusivos pode ser notado em alguns casos. Também há uma tendência forte em confundir agressões psicológicas, emocionais e até físicas com atenção.

Reagem muito rapidamente ou de forma desproporcional a estímulos emocionais, encontrando dificuldade para se acalmarem.

Tratamento para o transtorno de personalidade borderline

O tratamento mais indicado é a a terapia cognitivo-comportamental, integrada com uma vida social saudável. O apoio de familiares é muito importante e traz mais segurança para o paciente.

É importante que o psicólogo seja muito experiente, sabendo-se que os pacientes costumam dissimular, manipular e até recorrer a sedução.

O transtorno de personalidade borderline requer cuidado e atenção, pois o paciente tende a reproduzir alguns comportamentos nocivos e de manipulação, inclusive na presença do psicólogo, reagindo com instabilidade, alternância no humor, idealização do profissional e oscilações entre a expressão de amor e ódio.

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: Amor Patológico

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.