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Tensão psicológica

Tensão psicológica

No mundo acelerado de hoje, muitas pessoas experimentam a tensão em um ponto ou outro em suas vidas.

A tensão causada pelo estresse pode causar uma variedade de sintomas mentais e físicos. A reação do corpo à sensação de pressão faz com que muitos sintomas físicos apareçam.

Quando a tensão é incessante e intensa, pode ocasionar grandes problemas de saúde a curto, médio e longo prazo. Descubra como lidar com a tensão neste artigo!

O que é tensão?

A tensão psicológica é semelhante a um estado de estresse, embora as pessoas que experienciam a tensão tendem a descrever os sentimentos de pressão, ansiedade extrema e incerteza sobre tudo.

A tensão pode ser um fenômeno individual, como quando uma pessoa está tão sobrecarregada no trabalho ou nos últimos anos da faculdade.

Embora a tensão psicológica seja frequentemente caracterizada por psicólogos como um estado cerebral que não tem relação com o corpo, a tensão emocional pode levar à tensão física.

Pessoas sob estresse frequentemente relatam sintomas físicos, como um buraco no estômago, músculos rígidos, ou dores nas articulações. A tensão em sua forma crônica ainda pode diminuir a função imunológica do paciente, levando a uma série de problemas de saúde.

Sintomas físicos

Os sintomas físicos que podem ocorrer com a tensão incluem:

Valor Consulta Psicóloga Marcela






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  • dor de cabeça
  • dor no peito
  • fadiga excessiva
  • insônia
  • dor de estômago
  • boca seca
  • aumento na frequência cardíaca
  • mãos frias e / ou pés
  • transpiração excessiva

Sintomas psíquicos

  • agitação
  • irritabilidade
  • depressão
  • roer unhas
  • hábitos repetitivos
  • ansiedade
  • falta de concentração

Sintomas comportamentais

A tensão psicológica também pode desencadear uma série de atitudes comportamentais fora do padrão do indivíduo, tais como falta de apetite ou compulsão alimentar, abuso de álcool e drogas e isolamento social.

Como lidar com a tensão

Existem ótimos métodos que ajudam a aliviar a tensão, tanto durante a crise quanto de forma profilática. Os exercícios de respiração ajudam as pessoas a encontrar o equilíbrio em momentos de estresse, pressão e tensão.

A visualização de imagens mentais relaxantes durante os exercícios de respiração é comprovadamente eficaz na luta contra os estados tensionais.

Muitas pessoas acreditam que a meditação funciona como um calmante natural para eliminar os sintomas, assim como a prática regular de exercícios físicos e yoga.

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Ainda, os psicólogos podem ajudar muito a inibir o mal estar, daqueles que sofrem de tensão crônica, além de identificar pacientes em estado inicial para um acompanhamento terapêutico de fácil tratamento.

O importante é não se deixar afetar pelas situações que causam estresse e tensão.

Lembre-se de que o limite é você que impõe. Para muitos, enfrentar um trânsito intenso é motivo de abatimento, já outras pessoas relatam absorver bem a situação, evitando assim afetar-se com os pormenores do cotidiano.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC