Espero que você goste desse artigo Conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeochamada.
Você está querendo colocar as ideias em ordem e conclui que precisa de ajuda de um psicologo ou psicanalista. Qual profissional escolher?
A dúvida bate para muitos indivíduos que estão em busca de auxílio psicológico.
Os termos psicólogo e psicanalista são frequentemente usados como sinônimos para descrever o profissional que atua com terapia e trata problemáticas mentais, mas os dois campos de atuação são diferentes.
Ambos têm a missão de atender aqueles que querem mudanças em um ou mais pontos da sua vida. Cada profissional terá percepção e abordagem terapêutica diferentes para compreender o complexo funcionamento mental do ser humano.
O psicólogo
O psicólogo é formado em psicologia, ciência que estuda e avalia os processos mentais, incluindo pensamentos, razão e sentimentos, e sua relação com o comportamento humano.
O curso tem duração de 5 anos para obtenção do título de psicólogo e pode atuar em diversas áreas como consultórios, psicologia escolar, social e do trabalho, entre outras.
Ao fim do curso, o profissional está apto para realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação vocacional, recursos humanos de uma empresa, etc.
Se decidir atuar na área clínica, o psicólogo pode complementar a sua formação com especializações, pós-graduação stricto sensu ou lato sensu ou seguir para outras vertentes e optar por cursos de formação em abordagem teórica
Exemplos: Gestalt-terapia, psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, e assim por diante.
Os psicólogos que trabalham na área clínica utilizam a psicoterapia como ferramenta de trabalho, um conjunto de técnicas que analisam os problemas emocionais, comportamentais ou transtornos mentais e conduzem o cliente a um processo de conscientização de seu comportamento e sentimentos para lidar com as dificuldades.
O psicanalista
A psicanálise nasceu com Sigmund Freud (1856-1939), médico que criou o método de interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, emoções e ações das pessoas. Freud acreditava que as pessoas poderiam ser curadas tornando consciente seus pensamentos e motivações inconscientes, tendo, assim, um insight.
O psicanalista clínico é o profissional que possui curso de nível superior e formação em psicanálise, feito em uma sociedade psicanalística. Psiquiatras e psicólogos não podem intitular-se psicanalistas, salvo se tiver realizado a formação na devida área citada.
A diferença pontual é que o próprio psicanalista foi submetido à uma psicanálise, o que não acontece com um psicoterapeuta – não significa uma desvantagem, apenas uma diferença no método de formação.
O objetivo da psicanálise é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, tornar consciente o que é inconsciente. Depressão e transtorno de ansiedade são patologias que se beneficiam do trabalho do psicanalista.
Qual profissional trará mais benefícios?
É uma pergunta feita por muitas pessoas, mas difícil de responder com precisão. Ambos os profissionais são aptos a tratar com terapia, porém cada qual ao seu método. Como saber qual será mais eficaz para você?
O que trouxer compreensão acerca dos seus pensamentos e emoções angustiantes e aquele com o qual você se sentir bem.
A terapia auxilia o paciente a buscar autoconhecimento, entender os sentimentos, compreender as pessoas ao redor e, especialmente, propor outros pontos de vista, como agir de maneira diferente, amenizar as reações e emoções que trazem sofrimento, enfrentar medos, fobias, traumas e culpa.
Sendo assim, escolha o profissional que for melhor para você.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Deficiência Intelectual
Entendendo A deficiência intelectual se caracteriza pela menor capacidade de raciocínio do portador em relação a outras pessoas. Ou seja, o paciente que possui essa deficiência tem limitações ao [...]
- Transtornos psicológicos: entenda o que são e por onde começar o tratamento
Muito se fala nos tempos modernos sobre transtornos mentais, ou psicológicos, e quais as consequências para a vida pessoal, social e profissional da pessoa que sofrem com eles. No [...]
- Tabu sobre psicologia
Quando falamos no acompanhamento de um psicólogo, muitas pessoas ficam inseguras. Conversar com esse profissional ainda é um tabu, mas, aos poucos, as informações aparecem e mostram que é [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Filla Brotto é psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524. Thaiana se formou em Psicologia pela PUC-PR em 2008, fez pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogo e Terapia.