Como afastar pensamentos negativos

Categoria dos serviços do psicólogo: depressão
Como afastar pensamentos negativos

Assim como a raiva e a ansiedade, ter pensamentos negativos de vez em quando é perfeitamente normal. O problema é quando eles invadem a mente e começam a interferir na vida da pessoa. Ter muitos pensamentos negativos pode, eventualmente, ter a ver com depressão, por exemplo. Portanto, fique atento: se você se sente triste com frequência, pode ser hora de combater o excesso de ideias ruins da cabeça.

Cultivar a positividade é algo essencial para quem busca uma vida plena e feliz. Veja cinco dicas para fazer isso:

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

1. Identifique os pensamentos negativos

Algumas vezes, os pensamentos negativos estão tão presentes no dia a dia que nem são mais percebidos. Mas eles estão lá, afetando o seu humor e a sua saúde. O primeiro passo para se livrar destes pensamentos, é descobri-los. Se você fica angustiado de uma hora para outra, por exemplo, é uma boa ideia analisar quais foram os pensamentos que o levaram a este estado de espírito. São estes pensamentos que devem ser afastadas da sua mente.

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2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas

Isso é uma questão de hábito. Pessoas que estão acostumadas a procurar o lado negativo dos acontecimentos não mudam de atitude de uma hora para outra. Mas com força de vontade e treino, é possível passar a encarar a vida de forma mais saudável. Uma demissão, por exemplo, pode ser encarada como uma oportunidade de procurar novos desafios profissionais. Este é o tipo de acontecimento que não pode ser mudado, mas a maneira como você o encara sim.

3. Não alimente os pensamentos negativos

Assim como os pensamentos positivos devem ser cultivados, os negativos devem ser evitados. Lembra daqueles pensamentos, citados no primeiro tópico, que influenciam negativamente as suas emoções? Sempre que perceber que um pensamento assim está tomando conta da sua mente, procure se concentrar em algo positivo. Isso também é uma questão de prática. No começo parece difícil, mas quanto mais você faz esse exercício, mais fácil fica. A recompensa é uma cabeça mais leve e uma vida mais feliz.

4. Pratique ioga ou meditação

Estas são duas práticas que ajudam a manter a cabeça relaxada. Difícil não ficar mais leve depois de uma aula de ioga ou de uma sessão de meditação. Também são práticas que ajudam a manter o controle da mente, ou seja, que facilitam o controle dos pensamentos positivos e negativos. Por isso, estas são técnicas tão recomendadas para quem busca uma vida equilibrada.

5. Enfrente os seus problemas e medos

Muitas vezes, a origem dos pensamentos negativos está justamente nos problemas e medos. A melhor maneira de eliminar estes fatores é encarando. Uma forma eficiente de fazer isso é contando com a ajuda de um psicólogo. Este é um profissional altamente qualificado para ajudar quem busca a saúde mental. Por meio de conversas e sessões de terapia o psicólogo ajuda o paciente a desvendar emoções negativas e a encontrar sua origem.

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Autora: Thaiana Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

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