6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo

Tenha mais qualidade de vida aprendendo a gerenciar o tempo

Para conciliar todas as atividades que assumimos é fundamental gerenciar o tempo. Muitos psicólogos e coachs estão se dedicando a desenvolver metodologias para auxilar profissionais e pessoas a gerenciarem suas rotinas. É importante desenvolver a disciplina e priorizar as tarefas, evitando que outros assuntos tomem conta da sua atenção.

Algumas vezes distrações acabam tirando nosso foco. Isso implica em perda de tempo no cumprimento de tarefas que seriam realizadas sem maiores dificuldades, enquanto sabemos que outras rotinas exigem mais atenção e dedicação. Se você tem enfrentado problemas para cumprir todos os seus compromissos é preciso aprender a gerenciar o tempo.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Você sabe gerenciar o tempo? Estabelecer uma ordem lógica para cada atividade resulta em tempo extra para desfrutar com tranquilidade dos momentos de lazer. Vejas algumas dicas que reunimos para ajudar você a gerenciar o tempo e cumprir com suas programações sem tanto sacrifício ou sofrimento.

1) Gerenciar o tempo é fácil, se você organiza as tarefas

Divida as tarefas, anote o que é importante, programe seu dia e tenha mais tempo livre. Uma agenda ainda é sua maior aliada para gerenciar o tempo. Existem alguns aplicativos que podem disparar alertas e facilitar essa organização com mais flexibilidade. Mas com certeza, sem uma programação prévia, seus compromissos irão se acumular, fazendo com que tudo seja urgente ou mandatório. Organizando a agenda e suas tarefas, você evita preocupações desnecessárias.

2) Defina prioridades para gerenciar o tempo

Se você tiver claro quais os compromissos que são prioridade, poderá realizá-los de forma a antecipá-los, facilitando o cumprimento de todas as tarefas. Ao definir suas prioridades, assuntos urgentes e demandas importantes para projetos de longo prazo, você vera as tarefas com mais clareza e irá gerenciar seu tempo com mais tranquilidade.

3) Evite interrupções

Um grande desafio que temos para gerenciar o tempo é evitar interrupções. Distrair-se com redes sociais, responder e-mails ou utilizar aplicativos de mensagens podem fazer você perder um tempo precioso, enquanto se dedica a tarefas concomitantemente.

Procure iniciar e finalizar suas tarefas mais importantes evitando interrupções. Se necessário, desligue os alertas e até mesmo seu celular. Deixe uma mensagem automática informando que você retornará o contato no momento apropriado, assim você manterá sua concentração na tarefa que está realizando.

4) Aprenda a dizer não

Com certeza aceitar ou declinar solicitações é de suma importância para gerenciar o tempo. Organize suas demandas de forma que elas não façam de você um escravo do tempo. Algumas responsabilidades podem ser atribuídas a outras pessoas, exigindo apenas o acompanhamento.

Saiba diferenciar o que somente você pode fazer, e o que pode ser delegado. Assim você irá se dedicar as tarefas de forma mais pontual, e contará com o apoio de outras pessoas para que tudo seja realizado dentro dos prazos esperados.

5) Evite a procrastinação

Procure atender o quanto antes suas compromissos. Protelar o início de tarefas é um agravante para gerenciar o tempo de forma saudável. Quando deixamos as coisas para a última hora, podemos ser pegos de surpresa por detalhes aos quais não demos a devida importância previamente. Assim, as tarefas se acumulam e você ficará sob pressão, comprometendo não somente o prazo, mas muitas vezes, lidando com imprevistos.

>>> Leia também: Por que ser uma pessoa organizada é importante?

6) Gerenciar o tempo com Método Pomodoro

O Método Pomodoro é utilizado para o cumprimento de diversas tarefas, principalmente as mais extensas. Nele dividimos as tarefas em períodos de 25 minutos. Durante 25 minutos realizamos o trabalho e por 5 minutos, descansamos. Esse é o tempo necessário para que você se concentre sem chegar ao esgotamento mental. O descanso estimula a criatividade e favorece a solução de problemas.

Gerenciar o tempo é muito importante para evitar desgastes, aumentar a produtividade e a qualidade de vida. Além disso, é fundamental no ambiente de trabalho, principalmente para progredir na carreira. Se você percebe que está se prejudicando por não gerenciar bem o tempo, procure um psicólogo. A terapia é muito útil e auxilia nesses casos.

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: O Psicólogo e o Crescimento Pessoal e Profissional

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.