Psicoterapia para Idosos

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
Psicoterapia para Idosos

Com o passar do tempo o aumento do número da população idosa tem sido cada vez maior em vários países. É, portanto, nobre que se ofereça aos idosos adaptações onde eles tenham mais qualidade de vida, como por exemplo, com instalações de rampas, o fechamento de buracos, o auxilio de médicos entre vários outros.

Uma das formas de aumentar a qualidade de vida dos idosos é a Psicoterapia para Idosos, que funciona basicamente da mesma forma que outras sessões de psicoteria, como terapia de casal ou familiares etc.

O processo de o paciente idoso chegar até o consultório pode acontecer de várias formas. Às vezes eles são trazidos por parentes, mas é também comum que venham de forma espontânea buscar ajuda.

Normalmente as queixas dos Idosos são associadas à solidão e depressão. E isso geralmente é devido a uma consequência natural do envelhecimento: A PERDA! Os filhos casam, a aposentadoria chega e não se pode mais trabalhar. Em alguns casos o luto da pessoa que estava ao seu lado. O idoso passa a não ter mais a vida social que possuía, então se sente deprimido, sozinho, triste ou rejeitado.

A velhice é caracterizada por um momento de perdas, perda da vida social, perda de algumas capacidades e conhecimentos, e a causa da depressão são esses sentimentos. Alguns estudos revelam que a causa ligada ao suicídio em idosos é a depressão. Então é muito importante que se note e preste atenção nos idosos ao seu redor e lhes ofereça ajuda!

Atenção a eles

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Infelizmente, o idoso enfrenta muitas dificuldades, entre elas de ser entendido pela família. Em alguns casos o idoso passa a ser visto como um peso dentro de sua própria casa. Os familiares já não têm mais a paciência que tinham antes devido ao idoso não ter mais tanta facilidade para se lembrar das coisas e de suas obrigações. Nessa fase da vida é muito comum a procura de especialistas que o ajudem a interagir e estar em um ambiente sociável.

Dentro desse contexto existe também a terapia familiar, que tem a intenção de aconselhar e educar a família no tratar com idoso afim de que ele não sofra as frustrações que vem justamente com a idade.

Como Funciona?

A terapia com idosos pode ser feitas em conjunto com familiares, também para que eles aprendam novas atividades e rotinas para terem melhor qualidade de vida e deixarem de se sentir tão sozinhos e rejeitados. Enfim, a psicoterapia tem por objetivo principal promover a saúde do idoso e também é uma forma de valorizar a história de vida do paciente.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.