Quais as diferenças entre o psicólogo e o psiquiatra?

Psicólogo x Psiquiatra

Muitas pessoas ainda confundem psiquiatria com psicologia. Embora sejam especialidades bem parecidas, cada uma delas tem suas particularidades, com diferentes exigências de formações e conhecimentos. Para tornar mais fácil o entendimento de como ambas atuam, vamos ver a partir de agora as principais diferenças entre o papel do psicólogo e do psiquiatra no desenvolvimento da saúde mental dos pacientes.

Tudo começa com a formação

A formação acadêmica é diferente para cada um dos profissionais. Para se tornar um psiquiatra são necessários seis anos cursando Medicina e depois mais dois ou três em residência de Psiquiatria. Para ser um psicólogo, precisa cursar cinco anos na graduação de Psicologia e depois especialização na área de abordagem escolhida.

Vamos às diferenças na prática:

O psiquiatra identifica o transtorno mental que ocorre no paciente e faz a indicação de um tratamento à base de medicamentos. O psicólogo, por sua vez, se interessa em saber e tratar – geralmente por meio da terapia -, os motivos que estão levando o paciente aos problemas mentais e emocionais.

Em questões práticas, um pode complementar o trabalho do outro. Dependendo da gravidade do caso do paciente, é indicado um tratamento combinado entre a psicoterapia aplicada por um psicólogo e o tratamento com medicamentos indicado pelo psiquiatra.

O papel do psicólogo

O psicólogo tem habilidades para tratar, através das técnicas da psicoterapia, as muitas variedades de transtornos comportamentais, mentais e emocionais que o paciente pode apresentar. De modo geral, a psicoterapia é aplicada através do diálogo entre psicólogo e paciente. Outras técnicas podem ser somadas e introduzidas ao longo do tratamento, como desenhos, leituras e exercícios corporais.

O tratamento com psicólogo é realizado através de encontros periódicos – que costumam ser semanais ou quinzenais – e normalmente possui duração fixa para cada sessão. A terapia pode levar o tempo que o paciente achar necessário para sentir-se confortável e seguro de que alcançou os resultados desejados.

O objetivo principal do tratamento com psicólogo, através de conversas francas e transparentes, não é a diminuição dos sintomas, mas o entendimento do que está causando a doença.

As consultas com psicólogo buscam melhorar a qualidade de vida do paciente, proporcionando autoconhecimento, melhoria dos relacionamentos interpessoais e no trabalho, dando ao paciente a capacidade para lidar com as adversidades de forma mais equilibrada.

Como trabalha o psiquiatra?

Com formação em Medicina, o psiquiatra tem a capacidade de identificar, diagnosticar e indicar tratamentos com o uso de medicamentos para transtornos mentais. Nos casos de doenças mentais graves, como, por exemplo, a esquizofrenia, o autismo e a depressão, a participação de um psiquiatra é fundamental.

O tratamento também se dá através de encontros entre o profissional e o paciente, mas estes ocorrem, na maioria dos casos, mensalmente e com um acompanhamento do caso clínico.

A indicação de medicamentos ocorre para tratar os sintomas que impedem o paciente de ter uma vida satisfatória. Tendo como objetivo a redução destes sintomas e, também, a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A duração da psicoterapia e do tratamento psiquiátrico por meio de medicamentos depende de muitos fatores. Entre eles estão a reação aos medicamentos, a efetiva participação do paciente nas sessões e a gravidade de cada caso.

Como saber qual profissional procurar?

Tanto o médico psiquiatra quanto o psicólogo possuem qualidades que poderão te ajudar e orientar caso você esteja tendo problemas com rendimento no trabalho ou nas relações pessoais. Mas, atenção: nunca tome medicamentos sem a devida orientação de um psiquiatra, certo?

Lembre-se, ainda, que apenas o tratamento com medicamentos, sem o devido acompanhamento de um psicólogo, dependendo do caso, não costuma ser eficaz. O ideal é a combinação dos dois, já que tratar apenas os sintomas pode não ser o suficiente na sua situação.

Se a sua intenção é a mudança comportamental e de pensamento ou se você pretende se conhecer melhor e saber o que está causando problemas, então a sua busca deve ser por um psicólogo. Já se sente urgência em tratar os sintomas que estão lhe incomodando, procure também um psiquiatra, pois o tratamento é bastante eficiente.

Procure um profissional idôneo e que esteja credenciado junto aos órgãos competentes ligados a cada uma das classes.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)