Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Autoconhecimento e esportes

utoconhecimento e esportes

Você gostaria de entender qual a relação entre autoconhecimento e esportes? Leia o texto e veja os benefícios incríveis.

Desde a longínqua antiguidade, o ser humano já tinha ciência da importância do autoconhecimento e esportes. Os gregos com as Olimpíadas, os chineses com a prática das artes marciais, os romanos e suas ginásticas competitivas etc. O autoconhecimento e esportes, essa relação mútua, é vista pelos psicólogos como essencial para a saúde integral do ser humano, como um todo. Veja o por quê!

O autoconhecimento e a sua importância

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





autoconhecimento possibilita ao ser humano desenvolver livremente as suas habilidades para a vida. A maneira como você se comporta perante situações internas e externas é norteada pelos processos mentais do autoconhecimento. Saber identificá-los e entendê-los é fundamental para conquistar uma vida mais saudável e equilibrada.

Com o autoconhecimento a pessoa é capaz de perceber e estar sempre consciente das suas próprias forças, qualidades e fraquezas, dos pensamentos e suas causas, as emoções, comportamentos e motivações. Mas o que isto tem a ver com esporte? Tudo!

Autoconhecimento e esportes

A relação de autoconhecimento e esportes é de essencial importância para todos que praticam. Independente se a pessoa faz academia, pratica esportes em equipe, é atleta profissional, pratica yoga ou Tai Chi Chuan, o autoconhecimento permite melhorar consideravelmente:

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Desenvolvendo o autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos principais ingredientes para desenvolver a inteligência emocional. Ele, aliado à prática esportiva, envolve de tal forma a pessoa que ela acaba se tornando objeto de sua própria idealização. Essa relação de autoconhecimento e esportes cria uma forma de capacidade mental que influencia o estado emocional e psíquico da pessoa.

Para quem pratica esporte e faz atividades físicas constantes, vimos que os efeitos de sua frequência ajuda a melhorar a sua autoconsciência. Portanto, é importante que você passe a observar e prestar uma devida atenção aos pensamentos, emoções e comportamentos: antes, durante e depois dos exercícios.

O esporte como excelente motivador

Como forma de ajudar e de autoperceber, dirija a atenção às suas sensações corporais, como a respiração, podendo utilizar as técnicas de relaxamento e meditação, sabendo ouvir o corpo. Essas técnicas têm um impacto direto sobre a gestão da ansiedade e uma melhor compreensão de si mesmo. Elas facilitam a gestão equilibrada da impulsividade, das emoções e dos pensamentos negativos e caóticos.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Isso pode ser muito agradável, pois, remeterá que você está vivenciando plenamente seu ser, não apenas se exercitando como um autômato. Quando o autoconhecimento é aplicado pela prática esportiva, pode ser o momento ideal de fazer essa análise das suas forças, disciplinas, fraquezas, oportunidades e medos.

É bastante aconselhável fazê-lo com o profissional treinador ou da saúde mental, pois, assim o desenvolvimento do autoconhecimento será mais eficaz com a prática do esporte. Essa interação possibilitará nutrir de mais assertividade na sua vida, reforçando a sua capacidade de aprendizado.

O exercício físico é tão importante que ele deveria ter um lugar especial na vida de cada pessoa. Com a prática, as pessoas podem repensar o seu modo de vida. O esporte, não como um fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar a mudança de uma série de hábitos. Tais hábitos são comportamentais e com a ajuda do autoconhecimento, eles podem ser mudados.

Lembre-se: a depressão causa baixa autoestima, perda de humor e interesse por tudo. Com a prática esportiva, são liberadas endorfinas que ajudam o cérebro a produzir esse hormônio do relaxamento.

Essa ideia de que o esporte deve ser acompanhado pela mudança de hábitos é importante porque se a pessoa abandona a disciplina de uma vida saudável, o esporte voltará a ser o seu ponto de partida. Portanto, conheça-se e passe a se analisar naquilo que você deseja fazer de mudança na sua vida.

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Faça uma lista de tipos diferentes de atividades físicas, organize rotas e lugares para praticar. Leve essas práticas, autoconhecimento e esportes consigo, acompanhando-o em todos os possíveis lugares. Faça um plano semanal onde autoconhecimento e esportes terão o seu lugar.

E, divirta-se! O autoconhecimento com os exercícios não deixarão marcas na ansiedade e no tédio, pelo contrário! Oferte-se a si mesmo essa possibilidade! Seja paciente e não desista do tempo e dos hábitos a mudar.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *