Newsletter Gratuita
Assine Aqui

A espiritualidade ajuda na saúde mental

A espiritualidade ajuda na saúde mental

Saiba por quê a espiritualidade ajuda a saúde mental

Para a psicologia, a espiritualidade são fontes inesgotáveis de investigações, produção de artigos, estudos, livros e debates, dedicados a conhecer o impacto clínico destas. O fato é que se percebe que a espiritualidade ajuda na saúde mental. Gostaria de entender mais? Leia o artigo!

Como a espiritualidade ajuda na saúde mental

As investigações psicológicas e psiquiátricas estão ajudando a fornecer novos dados sobre como a espiritualidade ajuda a saúde mental, de acordo com psicólogos. Ela é utilizada há bastante tempo como fonte de auxílio terapêutico, por exemplo, pela busca de hábitos mais saudáveis, cultivo de pensamentos positivos, etc.

Hoje, com o avanço dos estudos psicológicos, pode-se ter um respaldo mais confiante dos benefícios que a psicoterapia, aliada às práticas da espiritualidade, tem a oferecer. A psicologia e a espiritualidade podem auxiliar às pessoas que lutam por uma melhor qualidade de vida e de saúde.

Interesses por estas formas complementares vêm se tornando maiores e a procura por um tratamento integral, que inclui o espiritual, vem se adaptando aos modelos de tratamento para a saúde mental. Em parte, isso ocorre porque a própria psicoterapia abriu as portas e retirou o preconceito médico em relação à espiritualidade.

A psicoterapia, com novos enfoques holísticos à saúde, como a Gestalt terapia ou a Junguiana, neste processo, compreende a necessidade do bem-estar e do respeito aos elementos da espiritualidade.

Não se trata de escolher X ou Y religião ou tradição mística. A questão é que a atenção clínica para a espiritualidade ajuda na saúde mental sendo uma realidade comprovada. O tratamento da saúde mental que integra a psicologia e a espiritualidade ajudam a aliviar os sintomas destas doenças mentais graves.

De que forma isso ocorre?

Confira as principais contribuições que a espiritualidade oferece na saúde mental:

  1. Fomentando habilidades para enfrentar problemas. Isso ajuda a transformar comportamentos negativos em positivos.
  2. Oferece aos pacientes conhecimentos que podem ser usados no momento em que ocorrem as crises dos ciclos da vida.
  3. Os valores da espiritualidade ajudam na saúde mental, fazendo-os se conectarem com a forma de sentir e pensar.
  4. Ajuda a pessoa a se conectar com um grande sistema de apoio que restabelece os vínculos familiares.
  5. Dá as ferramentas necessárias para pessoas com doença crônica lidem e previnam a depressão e ansiedade. É possível, inclusive, haver melhora na condição e no quadro clínico, permitindo a pessoa se sentir mais motivada e disposta a realizar os tratamentos médicos.
  6. Favorece um melhor estado de equilíbrio e harmonia interior.
  7. Proporciona uma fonte extra de força e estímulo que facilitam o reconforto diante das dificuldades em suas vidas.
  8. Percebe-se um menor índice de depressão e estresse por quem está conectado com a espiritualidade.
  9. Observa-se uma recuperação mais rápida dos estados de depressão.
  10. Há menor incidência de transtornos psiquiátricos graves.
  11. Diminui a ansiedade.
  12. Reduz a inquietação perante a ideia de morte.
  13. Diminui a chance de suicídio.
  14. Aumenta o bem-estar do paciente.
  15. Diminui o impacto dos fatos que causaram traumas ou fobias.
  16. Possui efeitos positivos no tratamento de crises pós-traumáticas.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Como vimos, a espiritualidade ajuda na saúde mental. Aliada aos tratamentos da psicoterapia, forma um caminho ideal para a cura. Não se trata de seguir uma religião específica ou de um grupo religioso. A espiritualidade pelo viés da psicologia tem como papel importante desenvolver no paciente os aspectos subjetivos que a medicina não pode oferecer.

A subjetividade é inerente ao ser humano e com o desenvolvimento da espiritualidade, o próprio paciente pode encontrar a sua energia interior, sua forma de reconectar com seus próprios recursos individuais e espirituais.

Assim, a espiritualidade ajuda na saúde mental, fazendo com que eles possam confrontar melhor as adversidades. Com a psicoterapia integrada à espiritualidade, o paciente tem mais ferramentas para conquistar um equilíbrio saudável entre a saúde emocional, física e mental.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Ansiedade

    Ansiedade Psicólogos
    Psicólogos especialistas em ansiedade. Conheça os psicólogos que tratam ansiedade, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Depressão: um guia completo desde os sinais, sintomas até o tratamento

    Depressão Psicólogos
    Psicólogos especialistas em depressão em São Paulo. Conheça os psicólogos que tratam depressão, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Seis formas de você alcançar o seu bem-estar

    Formas de você alcançar o seu bem-estar
    O nosso bem-estar e qualidade de vida influencia diretamente na nossa felicidade e satisfação pessoal. Algumas ações podem ser tomadas no dia a dia para transformar o modo em que vivemos e trazer benefícios rápidos.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *