Como desenvolver a habilidade de falar em público

Categoria dos serviços do psicólogo: pânico, medo, fobia
Como desenvolver a habilidade de falar em público

Uns amam, outros odeiam. Falar em público é uma situação que faz parte das nossas vidas, principalmente em momentos profissionais, para apresentar projetos, conduzir reuniões ou ministrar palestras. Mas os que odeiam esse momento, como vencer esse medo? Desenvolvendo a habilidade de falar em público!

Nada mais é do que prática. A arte de falar em público pode ser aprendida e treinada. E vale a pena dominar essa técnica, pois é uma característica muito valorizada pelo mercado de trabalho, que pode abrir várias portas e até colaborar para seu marketing pessoal.

As mãos suam, corpo treme e a voz falha com a preocupação dos olhares do outros. O medo de falar em público tem origem na insegurança. Por isso, é fundamental preparar-se bastante para esse momento e ter estratégias para todos os imprevistos que possam acontecer. Essa é a melhor maneira de fazer com que a insegurança vá embora!

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de pânico, medo ou fobia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

8 táticas para falar bem em público

1 – Estude muito

Essa é a principal dica para quem quer se sair bem na hora de falar em público. Dominar o assunto, ter todas as informações em mente e conhecer bem as questões te deixa preparado para enfrentar a plateia. Afinal, há motivo para ter medo: você estudou, você sabe. Durante suas pesquisas, prepare-se também para eventuais perguntas que a plateia possa fazer.

2 – Leve apoios

Nada como ter um apoio com você nesse momento. De acordo com a situação, prepare uma apresentação em power point, um banner ou simplesmente um papel-guia para você mesmo. Nesses, coloque os principais tópicos que você vai abordar e, em caso de nervosismo, consulte-os para lembrar-se da sua linha de raciocínio.

3 – Treine a fala

Uma fala articulada e bem pronunciada cativa muito mais os ouvintes e é muito melhor entendida. Por isso, treine a sua fala diariamente! Uma boa técnica é fazer leituras em voz alta, de jornais ou revistas. Dessa maneira, você aprende a controlar sua respiração e emitir as palavras da maneira mais clara possível.

4 – Respire corretamente

Fundamental para a concentração e para a manutenção da calma, a respiração é bem importante nesse momento. Antes de começar a falar, faça respirações prolongadas, soltando o ar lentamente. Pense que tem uma vela na sua frente que você precisa assoprar, puxe todo o ar e depois solte. Assim você se sentirá mais calmo para começar a apresentação.

Depois, durante a fala, também mantenha seu ritmo de respiração para transmitir segurança.

5 – Alterne a fala

A entonação, volume e ritmo de fala são determinantes para uma boa apresentação. Quando uma pessoa fala sempre no mesmo tom de voz, torna-se monótona e facilmente a atenção do público se dispersa. Por isso, alterne momento de fala mais rápida e mais lenta e tente sempre chamar atenção dos ouvintes com ênfase em pontos importantes do discurso.

6 – Treine com pessoas de confiança

Depois de ter o seu discurso preparado, é hora de realmente treiná-lo. Chame pessoas da sua confiança, familiares, amigos ou colegas, e faça a apresentação com toda a seriedade. Se errar, corrija-se e siga em frente! Depois, pergunte a eles o que poder ser melhorado e treine novamente!

7 – Prepare-se no dia

No dia da sua apresentação, escolha uma roupa adequada para a ocasião, que esteja de acordo com o ambiente e não chame mais atenção do que o que você tem a dizer. Certifique-se de que está levando consigo tudo que precisa e chegue um pouco antes para conhecer e se familiarizar com o local. Pense positivo e tudo dará certo!

8 – Procure um psicólogo

Dependendo do nível de timidez, essas dicas apenas não são suficientes, é preciso de ajuda de um psicólogo. Ele é o profissional mais indicado para te ajudar a vencer a insegurança, descobrir a origem dos seus medos e te auxiliar a lidar com as situações de exposição, como a de falar em público.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.