Transtorno De Afetividade Bipolar (TAB)

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB

Como o próprio nome já sugere o Transtorno de Afetividade Bipolar – TAB é caracterizado por uma transformação brusca de humor de uma hora pra outra, afirmam os psicólogos.

Posso citar como exemplo uma pessoa que esteja transbordando de alegria numa festa, ou mesmo num ambiente familiar que seja satisfatório pra ela, e que em pouco tempo toda aquela alegria se transformar em tristeza absoluta.

Valor Consulta Psicóloga Clarissa

As pessoas que sofrem desse transtorno normalmente falam muito rápido e mudam de pensamentos e assuntos rapidamente.

Dificilmente conseguem se concentrar num determinado assunto por muito tempo e juntamente com esse transtorno também possuem o transtorno de ansiedade.

Devido a isso têm a vida marcada com muitas emoções e perdas. São pessoas que muitas das vezes não são bem vindas pelos outros, devido à falta de compreensão da doença e acabam sendo rejeitados.

Como Posso Buscar Ajuda?

Com a minha experiência na área clínica percebo que normalmente o paciente com Transtorno de Afetividade Bipolar procura ajuda do psicólogo num estado bem crítico do transtorno, normalmente quando está em depressão.

Num estágio tão grave que na maioria das vezes chegam com queixas de tentativa de suicídio ou risco do mesmo.

Existem também aqueles pacientes que descobrem o transtorno através de uma crise que normalmente é caracterizada por uma grande euforia ou grande tristeza, ou seja, oscilação rápida de humor.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A doença é crônica, então não possui cura, mas o paciente consegue através do tratamento obter um resultado muito positivo e levar uma vida normal.

O tratamento consiste basicamente no uso de medicamentos antidepressivos (com prescrição de um médico) para que ajude na diminuição dos sintomas como tristeza, desânimo, vontade de morrer, não conseguir dormir bem etc.

O tratamento medicamentoso combinado com a psicoterapia auxiliará no combate aos sintomas depressivos, elevando a autoestima do paciente e ajuda-lo a ver a vida e as pessoas de maneira diferente.

Resultados Positivos

Os pacientes que possuem o Transtorno de Afetividade Bipolar na sua maioria conseguem alcançar o objetivo desejado.

O tempo de tratamento é em longo prazo, mas trás resultados muito positivos a vida do paciente que conseguem voltar a se relacionar normalmente com as outras pessoas, no ambiente familiar e de trabalho também.

Se você tem ou acredita ter esse transtorno não deixe de buscar de um profissional.

Quanto mais cedo você entender como funciona a doença e trata-la mais cedo você verá os resultados e os retornos de seu esforço e deixará de se frustrar tanto com as oscilações de humor ou mesmo os pensamentos negativos que tanto rodeiam a quem o tem esse transtorno.

TDAH
    (11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Saiba quem é afetado pelo TDAH-Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, sintomas e o tratamento.
  • Como reconhecer uma chantagem emocional

Reconhecer uma chantagem emocional
    A chantagem emocional é a mais discreta das violências que podem ocorrer em um relacionamento. Ela é muitas vezes ignorada, por parecer irrelevante. Psicólogos alertam que a chantagem emocional pode denunciar e mascarar...
  • Qual é o momento de procurar terapia?

O momento de procurar terapia
    Fazer terapia é para todo mundo, mas saber o momento de procurar terapia ser crucial, conforme descreve o psicologo nesse texto

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo