Newsletter
Assine Aqui

Você reconhece quais são os seus valores?

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
Você reconhece quais são os seus valores?

Os valores são o nosso norte, o que direciona a nossa vida e nos impulsiona a buscar os nossos sonhos. Reconhecer os nossos próprios valores nos torna mais seguros sobre quem somos, o que queremos e o que realmente tem importância para nós.

A falta deles pode, consequentemente, nos levar a uma confusão de objetivos. Quando sentimos que não temos um sentido para a vida, precisamos do auxílio de um psicólogo para reencontrarmos a direção, o rumo.

Às vezes, confundimos valores com metas. Porém, há grande diferença entre eles. A meta ou objetivo é algo tangível, que tem um fim determinado. Você pode buscar um mesmo objetivo durante anos, mas um dia alcança e a empreitada termina.

Valores podem até ser perenes, mutáveis, porque sofrem ligeiras alterações ao longo da vida, mas não são finitos. Eles nos dão a direção e embasamento para alcançar nossos objetivos, determinando o que realmente tem importância para nós.

O que é importante em sua vida e quais são os seus valores?

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Primeiramente, você precisa fazer uma auto avaliação e se perguntar: “o que realmente é importante para minha vida?” O seu trabalho, onde você pode ajudar muitas pessoas; o seu casamento, onde você pode demonstrar todo seu amor ao cônjuge; a prática de esportes, onde você cuida da sua saúde?

O trabalho, o casamento, a prática de esportes são os objetivos, o que você quer alcançar. O que move você na direção deles é o que realmente importa para sua vida, ou seja, o prazer em ajudar muitas pessoas, a alegria de ter alguém a quem amar e o bem-estar em ser saudável.

É desta maneira que descobrimos nossos valores, identificando o que nos traz felicidade.

Descobrir quais são os seus valores requer análise

Você pode fazer um exercício para identificar seus valores: pense sobre a vida que você sonha, o que gostaria de ser e de fazer, o que lhe traria satisfação e o que é importante para ter essa vida sonhada.

Lembre-se de algumas pessoas que você admira pela história ou exemplo de vida, analise o que leva você a admirá-las e quais foram os valores que as levaram a conquistar aquilo que você admira.

Assim, fazendo uma análise de si mesmo e identificando o que realmente importa, encontrará seus valores pessoais.

Depois de conhecer os valores pessoais é importante priorizá-los

O reconhecimento de seus valores pessoais fará com que as suas atitudes sejam tomadas de forma a satisfazer e a estar de acordo com esses valores. Agir em desacordo trará frustração, uma vez que o objetivo poderá até ser alcançado, mas estará fora daquilo que você acredita como realmente importante.

Um exemplo: a estabilidade financeira. Você trabalha exaustivamente, deixando de lado a família e o lazer para conseguir ganhar um pouco mais. Ótimo, o objetivo foi alcançado, mas onde ficaram os valores de estar perto de quem se ama e de ter um pouco de diversão com amigos e familiares, por exemplo?

Para termos qualidade de vida é importante nos respeitar e priorizar nossos valores pessoais.

Quando a ajuda psicológica é importante?

Algumas pessoas vivem conflitos complexos e estão sempre sofrendo por estresse e agitação. Diante disso, não conseguem identificar o que de fato é importante para elas. Outras ainda vivem arraigadas a valores transmitidos pela família ou por influência de alguma pessoa que admira. E também se sentem mal e infelizes.

Nestas ocasiões, é muito válida a orientação de um psicólogo. É ele o profissional ideal para ajudar a clarear quais são os objetivos que realmente valem a pena serem alcançados e quais os valores que estão de acordo com eles.

A terapia com um psicólogo também auxilia a desmistificar valores impostos e que nada têm a ver com a realidade pessoal. Ela ajuda, ainda, o paciente a identificar quais são os seus reais valores.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como lidar com as falhas

    Como lidar com as falhas - Psicologia
    Nem sempre superamos o fracasso, mas é importante saber lidar com as falhas. Leia o artigo e veja como fazer isso, localização do consultório em São Paulo
  • Praticando o desapego

    Praticando o desapego
    Praticando o desapego, uma frase só se torna clichê por contar muitas vezes uma verdade. Por isso, pode soar batido dizer que é fundamental praticar o desapego
  • Fadiga pode ser sintoma de estresse

    Fadiga pode ser sintoma de estresse
    A fadiga pode se configurar como um sintoma de estresse e, neste caso, é preciso buscar a ajuda de um psicólogo para cuidar da parte emocional do problema.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.