Como se dar bem em uma entrevista de emprego

Como se dar bem em uma entrevista de emprego, consultório do psicólogo em São Paulo

O objetivo é como se dar bem em uma entrevista de emprego, então, siga estas dicas!

Antes de se inscrever em qualquer processo seletivo, é muito importante que você saiba como se dar bem em uma entrevista de emprego. Os psicólogos afirmam que os candidatos não seguem algumas regras de etiqueta e macetes e isso pode prejudicá-los. Neste texto serão apresentadas 5 dicas de como se dar bem em uma entrevista de emprego.

5 dicas de como se dar bem em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego fique atento a todos os detalhes. Muitos detalhes passam despercebidos e, às vezes, isso atrapalha muito e até antes mesmo de começar a própria entrevista. Então, aqui seguem as 5 dicas de como se dar bem em uma entrevista de emprego.

1. Finalidades e Objetivos

Se, para você, não está clara a finalidade com que você pretende se candidatar em relação à vaga disputada, repense esse processo seletivo. Não invista à toa tempo desnecessário apenas para testar a sua competência. Caso esse seja o seu caso, prefira não se candidatar à vaga.

2. Planejamento e disciplina

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Faça um planejamento mental ou escrito para o momento da entrevista. Se possível, alguns dias antes faça um tipo de rascunho contendo as situações mais interessantes que ocorreram em sua vida profissional.

>>>Veja também: Como identificar minhas habilidades

Exija de você compromisso e disciplina. E isso não significa apenas chegar na hora marcada, mas também apresentar-se de forma respeitosa, com contato visual sincero, com roupas adequadas. Evite falar mal de questões referentes ao antigo empregador ou outras pessoas. Saiba também que tudo será observado em você, desde o tom de fala, gestos, frases, comportamentos etc.

3. Sinceridade

Jamais use o artifício da mentira na hora da entrevista. Para se dar bem em uma entrevista de emprego, sinceridade acima de tudo. Caso não tenha experiência anterior na área, poderá descrever outras situações similares ou o por quê do interesse em se desenvolver nessa área.

Informe as razões de sua saída do último emprego, fale sobre suas qualidades e apresente os aspectos que você pode ainda melhorar. Demonstre seu entusiasmo com o fato de poder ocupar a vaga.

4. Segurança e Confiança

Demonstre segurança no momento da entrevista. Estar seguro de si, confiante de suas habilidades e potencialidades diminuirá a ansiedade durante a entrevista. Mas, para isso, é importante que você faça uma breve análise de como irá organizar a sua fala, pensando em tudo aquilo que poderá responder, de forma clara e sincera.

Outro cuidado importante é com o uso indevido de mídias e redes sociais, já que por elas, muitas empresas se baseiam para observar, analisar comportamentos, e que podem recomendar ou não o seu processo seletivo. Portanto, na frente da pessoa que faz a entrevista, seja você mesmo, independente da pressão no momento, posicione-se de forma autêntica.

5. Afinidade

Se a empresa e o seu ramo de atuação não forem convergentes com o seu perfil ou você não tiver uma boa afinidade, a entrevista terá pouca importância. Para contribuir com a empresa é necessário que haja uma forma de conexão, com as ideias, com a demanda, com as metas e com os valores da organização.

Para se dar bem em uma entrevista de emprego é importante ter em mente essas dicas. Compreenda que uma grande oportunidade pode surgir no futuro, dependendo de seu desempenho nela. Conquistar uma vaga de emprego é muito mais do que responder perguntas, é antes de tudo, exercitar o autoconhecimento.

Uma forma interessante de proporcionar o autoconhecimento é descrever para si mesmo, algumas características que considera positivas e outras que considera negativas. Esse exercício de autoconhecimento é essencial para enfrentar suas qualidades e defeitos perante outra pessoa.

A ajuda de um psicólogo também é relevante em se tratando de pessoas que apresentam níveis de nervosismo, inquietação, medo, estresse e ansiedade.

O medo de não ser contratado, por outro lado, pode refletir alguns significados que você não está, nesse momento, percebendo. Muitas vezes, o perfil selecionado está abaixo do que você é, ou seja, pelo currículo e experiência, suas qualidades estão além do que a empresa exige.

Assim, se dar bem em uma entrevista de emprego, acontece quando busca-se as oportunidades coerentes e que as situações estão alinhadas com seu perfil. Siga estas dicas, preste atenção no seu processo emocional e psicológico, prepare-se para estar apto a responder de forma sincera e coerente que suas chances de se dar bem em uma entrevista de emprego serão conseguidas.

Gostou desse texto? Então pode se interessar por esse também: Entrevista de emprego e a psicologia

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • A influência do equilíbrio emocional na carreira profissional

    A influência do equilíbrio emocional na carreira profissional
    A influência do equilíbrio emocional na carreira profissional acontece sem que percebamos, podendo influenciar tanto positivamente quanto negativamente.
  • Sinceridade demais pode atrapalhar

    Sinceridade demais pode atrapalhar com consultório do psicólogo em São Paulo
    Sinceridade demais pode atrapalhar os relacionamentos conjugais, sociais e no trabalho, pois sinceridade demais geralmente é utilizada com falta de cuidado.
  • Vício em Redes Sociais

    Vício em Redes Sociais com consultório do psicólogo em São Paulo
    Como você usa as suas redes sociais? Não consegue se desconectar da internet e aproveitar o momento? Se você ainda não se fez estas perguntas, agora é um bom momento. 

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.