Lidando com falhas: nossas e dos outros

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Lidando com falhas - Psicologia

Estamos todos expostos ao fracasso. Ele é uma realidade que pode afetar cada área de sua vida e em todos os níveis: seu melhor amigo pode te deixar para baixo, você fez uma escolha profissional ruim, seu time de futebol perdeu a final do campeonato, a sua empresa está em crise, o seu casamento não anda nada bem.

No entanto, se você assume a falha com a atitude certa, pode, até mesmo, se fortalecer e abrir-se para novos horizontes. Mas como fazer isso? Como viver lindando com falhas? Como um psicólogo pode ajudar?

Para ter sucesso você tem que falhar

O medo do fracasso pode impedir qualquer esforço: não importa como você trabalha duro para alcançar o sucesso, se seus pensamentos estão saturados com medo de fracassar, isso pode tornar a vitória impossível.

O medo do fracasso provoca sentimentos e pensamentos negativos que reduzem o seu potencial. O medo convence que você não é capaz de alcançar o que deseja, e um dos elementos mais destrutivos que o acompanham é a incapacidade de aceitar críticas.

Você não gosta de receber críticas?

Se você estiver procurando psicólogos em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Você tem medo que as pessoas opinem sobre a sua vida? Mas por que elas argumentam afinal? Isso é bom? Já pensou em procurar um psicólogo? Não se esqueça de que você deve ouvir somente pessoas importantes e que lhe exerçam influência positiva.

Não tenha medo de críticas. É preciso trabalhar a autoconfiança e a fé em si mesmo para ouvir a opinião dos outros.

Para mostrar que muitos têm começos complicados, esta lista de celebridades e suas histórias mostram que as falhas mais devastadoras são apenas uma parada no caminho para o sucesso:

  • Albert Einstein não falou até os 4 anos de idade e não aprendeu a ler até os 7. Seus professores falavam que ele era “lento” e “deficiente mental”. O que aconteceu foi que Einstein tinha uma maneira totalmente diferente de pensar, e, tempos depois, ganhou o Prêmio Nobel de Física.
  • Vincent Van Gogh só vendeu uma de suas pinturas em vida, a um amigo. Muitas vezes, ele deixou de comer para criar suas pinturas. Hoje, seu trabalho não tem preço.
  • JK Rowling é mais famosa por escrever a saga de Harry Potter. Mas antes de obter sucesso, ela não tinha quase nenhum dinheiro e sofria de depressão grave. Hoje, Rowling é uma das mulheres mais ricas em o mundo.

O que leva as pessoas a falhar é o medo. Portanto, você não deve permitir que o ele afete a sua autoestima e mine a sua confiança para enfrentar os desafios e as oportunidades da vida. É preciso ter a mente aberta para o sucesso e a se sentir seguro de si mesmo.

Como superar esse medo?

É preciso superar seus medos, o que lhe dará liberdade para fazer o que é preciso para alcançar o sucesso. Algumas dicas de psicologia para superar o medo são:

Não dê ouvidos a notícias desencorajadoras: Estamos em crise, não há empregos ou negócios rentáveis no momento. Mas existem coisas boas acontecendo. Foque nelas.
Confie em seus instintos: Preste atenção aos seus instintos para resolver um problema.
Supere seus medos: Na medida em que você começa a perceber que pode dominar seus medos, vai ter mais segurança para seguir em frente.
Encontre novas maneiras: Altere a sua rotina diária para explorar caminhos não percorridos, e obter resultados diferentes.
Aprenda com os seus erros: Com as falhas, você descobre aspectos de sua vida que precisam ser melhorados; explora novos caminhos e acaba por buscar respostas mais criativas, frescas e originais. Cometer erros permite que você seja mais compreensivo com os outros e aumente a sua autoestima.

Não deixe que uma falha faça você desistir dos seus objetivos. Erros são traduzidos em experiências. A chave para a felicidade é baseada na gestão positiva do fracasso. A ideia de que nada pode dar errado, limita o crescimento e nos impede de avançar.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.