Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Lidando com falhas: nossas e dos outros

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Lidando com falhas - Psicologia

Estamos todos expostos ao fracasso.

Ele é uma realidade que pode afetar cada área de sua vida e em todos os níveis: seu melhor amigo pode te deixar para baixo, você fez uma escolha profissional ruim, seu time de futebol perdeu a final do campeonato, a sua empresa está em crise, o seu casamento não anda nada bem.

No entanto, se você assume a falha com a atitude certa, pode, até mesmo, se fortalecer e abrir-se para novos horizontes. Mas como fazer isso? Como viver lindando com falhas? Como um psicólogo pode ajudar?

Para ter sucesso você tem que falhar

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





O medo do fracasso pode impedir qualquer esforço: não importa como você trabalha duro para alcançar o sucesso, se seus pensamentos estão saturados com medo de fracassar, isso pode tornar a vitória impossível, alertam os psicólogos.

O medo do fracasso provoca sentimentos e pensamentos negativos que reduzem o seu potencial.

O medo convence que você não é capaz de alcançar o que deseja, e um dos elementos mais destrutivos que o acompanham é a incapacidade de aceitar críticas.

Você não gosta de receber críticas?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Você tem medo que as pessoas opinem sobre a sua vida? Mas por que elas argumentam afinal? Isso é bom? Já pensou em buscar ajuda por meio da terapia? Não se esqueça de que você deve ouvir somente pessoas importantes e que lhe exerçam influência positiva.

Não tenha medo de críticas. É preciso trabalhar a autoconfiança e a fé em si mesmo para ouvir a opinião dos outros.

Para mostrar que muitos têm começos complicados, esta lista de celebridades e suas histórias mostram que as falhas mais devastadoras são apenas uma parada no caminho para o sucesso:

  • Albert Einstein não falou até os 4 anos de idade e não aprendeu a ler até os 7. Seus professores falavam que ele era “lento” e “deficiente mental”. O que aconteceu foi que Einstein tinha uma maneira totalmente diferente de pensar, e, tempos depois, ganhou o Prêmio Nobel de Física.
  • Vincent Van Gogh só vendeu uma de suas pinturas em vida, a um amigo. Muitas vezes, ele deixou de comer para criar suas pinturas. Hoje, seu trabalho não tem preço.
  • JK Rowling é mais famosa por escrever a saga de Harry Potter. Mas antes de obter sucesso, ela não tinha quase nenhum dinheiro e sofria de depressão grave. Hoje, Rowling é uma das mulheres mais ricas em o mundo.

O que leva as pessoas a falhar é o medo. Portanto, você não deve permitir que o ele afete a sua autoestima e mine a sua confiança para enfrentar os desafios e as oportunidades da vida.

É preciso ter a mente aberta para o sucesso e a se sentir seguro de si mesmo.

Como superar esse medo?

É preciso superar seus medos, o que lhe dará liberdade para fazer o que é preciso para alcançar o sucesso. Algumas dicas de psicologia para superar o medo são:

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Não dê ouvidos a notícias desencorajadoras: Estamos em crise, não há empregos ou negócios rentáveis no momento. Mas existem coisas boas acontecendo. Foque nelas.
Confie em seus instintos: Preste atenção aos seus instintos para resolver um problema.
Supere seus medos: Na medida em que você começa a perceber que pode dominar seus medos, vai ter mais segurança para seguir em frente.
Encontre novas maneiras: Altere a sua rotina diária para explorar caminhos não percorridos, e obter resultados diferentes.
Aprenda com os seus erros: Com as falhas, você descobre aspectos de sua vida que precisam ser melhorados; explora novos caminhos e acaba por buscar respostas mais criativas, frescas e originais. Cometer erros permite que você seja mais compreensivo com os outros e aumente a sua autoestima.

Não deixe que uma falha faça você desistir dos seus objetivos. Erros são traduzidos em experiências. A chave para a felicidade é baseada na gestão positiva do fracasso. A ideia de que nada pode dar errado, limita o crescimento e nos impede de avançar.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como conciliar sua vida pessoal com a profissional

    Como conciliar sua vida pessoal com a profissional com consultório do psicólogo em São Paulo
    Conciliar a vida pessoal com a profissional tem sido o desejo de muitas pessoas. Leia o artigo e saiba mais sobre o que os psicólogos alertam sobre o tema
  • Sonhos parte 4 – O significado dos sonhos

    Sonhos parte 4 - O significado dos sonhos
    Por séculos a nossa civilização buscou por sentidos que explicassem o significado dos sonhos, isto porque tendemos a buscar uma razão lógica ou mitológica para cada acontecimento inexplicável em nossas vidas
  • A importância de evitar competições

    A importância de evitar competições
    Na vida pessoal ou profissional, perder tempo com competições atrapalha a busca pelos verdadeiros objetivos. Entenda quando a competição é boa para você.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC