Organizando prioridades

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Organizando prioridades

Você já deve saber que para ter uma vida feliz, plena e satisfatória é preciso ter equilíbrio nas mais diversas áreas. Com isso, todo psicólogo concorda e é isso que se encoraja buscar nas diferentes formas de apoio psicológico. Mas para encontrar equilíbrio, é fundamental saber organizar suas prioridades, identificar o que realmente importa na vida e aquilo que deve ser colocado em primeiro plano. Mas quando tudo parece imprescindível, como saber o que precisa ser priorizado? É disso que trataremos neste post. Acompanhe!

Onde vive o problema?

Em tempos de listas de afazeres intermináveis, em que ter muito e trabalhar para conquistar objetivos, coisas e um estilo de vida que achamos que queremos é o foco de todos, o estresse e o excesso de preocupação e ocupações tomam conta da nossa mente. Então, se dividir entre trabalho, relações pessoais, estudo e tecnologia pode parecer uma tarefa impossível, e acabamos esquecendo que temos o poder de controlar o tempo despendido com cada uma de nossas escolhas.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Em meio a essa rotina, muitos confundem os conceitos de “urgente” e “importante” ao tentar ordenar prioridades e acabam dando foco para algo que nem sempre merece tamanha atenção, simplesmente por não saber identificar, no seu dia a dia, o que mais importa. E esta é a grande questão que deve ser respondida para saber como organizar as prioridades na vida: o que realmente importa?

Como identificar o que é prioridade

Se você não tem certeza sobre quais são os elementos da sua vida que precisam estar no topo da sua lista, existem algumas formas de se autoconhecer e reorganizar. Por exemplo:

1 – Faça uma lista do que mais importa na sua vida

Tire um momento para refletir e monte uma lista com os aspectos mais importantes da sua vida, seja num pedaço de papel, seja mentalmente. A maioria das pessoas inclui nela itens como família, relações pessoais, amigos, espiritualidade, crescimento, viagem. É interessante colocar em ordem de importância e também incluir apenas aquilo que realmente importa para sua satisfação pessoal.

2 – Faça uma lista com aquilo que mais ocupa seus pensamentos

Faça uma segunda lista analisando o que ocupa mais seus pensamentos no dia a dia, a que você presta mais atenção ou com o que se preocupa mais. É importante ser honesto com você mesmo e incluir todos os pensamentos e atividades que ocupam sua rotina, tentando deixá-los em ordem de importância.

3 – Compare as duas listas

Ao comparar a lista dos itens que mais importam na sua vida com a dos itens que mais ocupam os seus pensamentos, é provável que você veja uma distinção grande entre elas. Aproveite para refletir sobre onde estão as divergências entre as listas, analisar o porquê delas e sobre as formas de deixá-las mais alinhadas.

Como um psicólogo pode ajudar a organizar prioridades

Um dos grandes problemas ao tentar organizar prioridades na vida é o autoconhecimento. Às vezes, não conseguimos identificar por conta própria o que é que realmente nos traz felicidade, satisfação e equilíbrio. É então que a ajuda de alguém de fora é mais do que bem-vinda e eficiente na identificação da questão. Conversar com um psicólogo é uma excelente forma de conhecer melhor a si mesmo, descobrir o que importa e aprender a dar prioridade ao que realmente vale na vida.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.