Ajuda Emocional

Quando é necessário buscar ajuda emocional?

Muita gente costuma dizer que as doenças da alma são “o grande mal do século”. Aqueles que não possuem conhecimento acerca da Psicologia dirão que a sensação de que a alma dói pode ser um vazio espiritual; outros, que é resultado de um caos emocional. Em casos mais delicados, dirão que o indivíduo estará acometido de uma forte depressão.

Independentemente do que as pessoas acreditam, é importante saber que quem passa por essa situação precisa de ajuda emocional – vinda da forma que acreditarem ser melhor para elas.

O que é ajuda emocional?

Pode-se dizer que ajuda emocional é o nome que dá significado a todo apoio moral e psicológico que alguém possa receber, além da ajuda para entender, enfrentar e superar o sofrimento do outro.

Onde buscar esse auxílio?

É importante deixar claro que esse tipo de auxílio pode vir tanto de um profissional da área da Psicologia quanto de pessoas leigas. O fato de o indivíduo parar para escutar o desabafo de um amigo que enfrenta um drama de ordem emocional já pode ser considerado como uma forma de apoio, mas, em algumas ocasiões, apenas isso não basta.

Mesmo com toda boa vontade do indivíduo em oferecer seu ombro amigo e mostrar disposição em ouvir, em algumas situações será preciso contar com a ajuda de um psicólogo, que através de técnicas apropriadas e comprovadas cientificamente, irá elaborar estratégias de superação de casos como ansiedade, problemas no relacionamento, depressão, síndrome do pânico, fobias, entre outros.

O principal papel do psicólogo é dar assistência ao paciente de forma que este possa perceber que é possível superar seus traumas pessoais, e que ele não está sozinho para enfrentar e solucionar seus problemas.

Como é possível o psicólogo ajudar estes pacientes?

A primeira coisa que o paciente precisa saber é que, desde a primeira sessão, tudo o que é dito em sessão está em sigilo absoluto – ou seja, nenhuma informação que ali dentro é falada pode ser repassada para terceiros. Isso implica, então, na confiança que o paciente sentirá com seu terapeuta. .

Relações sólidas somente são possíveis de se obter através da confiança, e é isso que o terapeuta precisa mostrar ao seu paciente: o quanto ele pode confiar suas inseguranças, medos e angústias ao psicólogo. Partindo deste princípio, as sessões tornam-se muito mais leves e menos robóticas. O paciente ficará confortável para falar abertamente sobre tudo o que lhe aflige – trazendo ferramentas necessárias para o psicólogo ajuda-lo de forma eficiente e satisfatória, proporcionando alívio e bem-estar à vida do paciente.

Nós nascemos com autoestima?
O que significa e como desenvolver a autoestima
Autoestima é uma daquelas palavrinhas que muito ouvimos quando o assunto é o cuidado que devemos ter conosco, com os nossos sentimentos e emoções. Mas o que vem a ser, de fato, a autoestima? Quais razões influenciam para que a autoestima seja baixa ou alta e por que ela é tão importante pra gente? Será que nós já nascemos com ela ou desenvolvemos a autoestima no decorrer da vida? Todas essas questões podem ser tratadas a fundo com a ajuda de um psicólogo e serão abordadas neste artigo…
Identificando suas emoções
Autoconhecimento para controlar as emoções
As emoções, muitas vezes, são desencadeadas tão rapidamente em nosso cérebro que acabamos não entendendo o que acontece e porque reagimos de determinada maneira. Uma reação rápida e impulsiva diante de uma emoção pode tanto salvar, quanto arruinar uma situação. Daí a importância do autoconhecimento, de saber como agir identificando suas emoções…
Livro: um ótimo remédio para a sua saúde mental
Livro: um ótimo remédio para a sua saúde mental
“Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…”. A música de Djavan já nos mostrava o quanto a leitura é capaz de nos dar prazer e propiciar tranquilidade e descontração. E ele não estava errado! Psicólogos acreditam que ler pode ser um ótimo remédio para a ansiedade, estresse e até mesmo a depressão…
Aprendendo a dialogar
Por que é importante saber dialogar?
Você já percebeu que a consulta com o psicólogo normalmente se baseia no diálogo? O paciente conta o que está acontecendo, como está se sentindo, qual o motivo que o levou até o consultório e o psicólogo conversa sobre o assunto, o estimula a pensar mais e o ajuda a descobrir a raiz dos problemas…
Mudar de profissão - tarefa simples?
Mudar de profissão é uma tarefa simples?
Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, boa parte das pessoas começa a vida profissional muito cedo e acaba optando por cargos que tragam uma melhor remuneração ou que estejam disponíveis no momento em que essas pessoas estão buscando uma profissão…
Você reconhece quais são os seus valores?
Você reconhece quais são os seus valores?
Os valores são o nosso norte, o que direciona a nossa vida e nos impulsiona a buscar os nossos sonhos. Reconhecer os nossos próprios valores nos torna mais seguros sobre quem somos, o que queremos e o que realmente tem importância para nós. A falta deles pode, consequentemente, nos levar a uma confusão de objetivos…

Rejeição

Rejeição
Por que passamos por isso?
A rejeição é o sentimento de ferida mais recorrente da psicologia, quando nem mesmo da psicologia ainda se falava. Nos tempos atuais de ondas digitais onde a informação é efêmera e de vida curta, basicamente a essência dos seus sintomas são os mesmos dos primórdios da humanidade…

Autoestima

Autoestima
O que é e como desenvolvê-la?
Não nascemos com autoestima, mas somos estimulados a tê-la, ou não. Autoestima é um sentimento desenvolvido desde a infância na medida em que os pais elogiam ou demonstram de alguma forma atenção sobre determinada conquista do filho, o que tende a aumentar a autoestima da criança. Por outro lado, quantas vezes somos punidos, inclusive já na vida adulta, por alguma falha ou erro…

Alcoolismo

Psicólogo e Alcoolismo
Como um psicólogo pode ajudar
O Alcoolismo é um vicio e/ou dependência causado pelo álcool e é considerado pela organização mundial de Saúde (OMS) uma doença. Essa dependência normalmente se inicia de forma inocente com a pessoa bebendo socialmente, sem que nada pareça fazer mal. Porém, tempos depois, a pessoa percebe que beber virou uma rotina em sua vida, que isso já está começando a atrapalhar as atividades e relacionamentos no seu dia a dia…
O que é dependência Química e Como tratá-la
O que é dependência Química e Como tratá-la
Podemos definir “uso” como qualquer consumo de substância experimental ou esporádico, e “abuso” ou “uso nocivo” como o consumo de substâncias que já está associado a algum prejuízo, tanto físico como psicológico ou social…

Baixa Autoestima

Baixa Autoestima
O que é e o que pode ser feito
A autoestima se manifesta de forma não proposital, baseada em nossas próprias experiências com as pessoas e o mundo, experiências essas positivas que fazem com que estejamos bem conosco mesmo, por exemplo, quando a pessoa recebe muitos elogios…

Complexo de Inferioridade

Complexo de Inferioridade
Entenda o que é e como acontece
Inferioridade é um termo que nós, psicólogos, temos ouvido cada vez mais nos consultórios de psicologia. A maioria das pessoas que chegam ao consultório e dizem que se sentem inferiores , colocam a situação de duas formas…

TDAH

TDAH
Déficit de Atenção e Hiperatividade
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) “é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas (…)”, ocasionado por alterações na região cerebral. Crianças de todo o mundo estão sujeitas ao diagnóstico de TDAH, sem distinção, não sendo o lugar onde …

TEPT

Transtorno de Estresse Pós Traumático
Transtorno de Estresse Pós Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático consiste num adoecimento da mente, quando pensamentos negativos como de morte, depressão, tristeza excessiva etc se tornam consistentemente repetitivos. Geralmente o transtorno está associado a uma situação traumatizante que ocorreu na vida da pessoa, na qual ela tenha se sentido demasiadamente envergonhada ou que tenha presenciado cenas de grande violência e de ameaça à sua vida…

O que é o TOC

O que é o TOC
E quais são os sintomas
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença crônica que aflige muitas pessoas em todo o mundo. Ela faz parte dos transtornos de ansiedade e se caracteriza pela presença de sintomas obsessivos e/ou compulsivos…

O que é insônia

O que é insônia
Sintomas e Dicas
A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de adormecer ou permanecer adormecido ao longo da noite, acarretando problemas cognitivos (atenção, memória e criatividade), além de problemas de humor, cansaço físico e mental. A insônia pode estar relacionada com doenças clínicas, uso de medicamentos…

Timidez Excessiva

Timidez Excessiva
Eu tenho Timidez Excessiva?
Você se sente desconfortável no meio de outras pessoas? Não consegue se comunicar sem tremer ou gaguejar? Falar em público então, nem pensar? Essas e outras queixas são comuns em nosso consultório de psicologia. Sentir vergonha de se comunicar pode ser um caso de timidez excessiva…
Insegurança
Como ela surge e o que pode ser feito?
A insegurança é um sentimento que geralmente surge na presença de uma situação entendida como alarmante ou perigosa. Esse sentimento traz a sensação de que não somos capazes de enfrentar a situação ou problema, mesmo…
Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB
Transtorno de Afetividade Bipolar – TAB
Como o próprio nome já sugere o Transtorno de Afetividade Bipolar – TAB é caracterizado por uma transformação brusca de humor de uma hora pra outra. Posso citar como exemplo uma pessoa que esteja transbordando de alegria…
Ciúme – como controlar
Confira algumas dicas para controlar o ciúme
O ciúme é um sentimento natural do ser humano. Todas as pessoas podem sentir ciúme em algum momento da vida. Quando esse sentimento tem o sentido de cuidado e zelo por uma pessoa ou objeto, ele é benéfico, o problema ocorre quando esse sentimento se exacerba, sai do controle e começa a trazer sofrimento para quem sente e para quem é alvo dele…
A influência dos animais de estimação na vida das pessoas
A influência dos animais de estimação na vida das pessoas
Algumas pessoas ainda não acreditam, mas existe uma grande influência dos animais de estimação na vida (e na autoestima!) das pessoas. Atualmente existe um trabalho feito com animais, também como forma de terapia, onde o objetivo é que os animais tragam conforto e carinho para pessoas enfermas…
A descoberta de uma doença grave ou crônica
O que fazer quando se descobre uma doenças grave ou crônica
Estar diante de um diagnóstico de uma doença grave ou crônica é algo que ninguém quer pensar. Já recebeu uma notícia dessas sobre você mesmo ou sobre algum ente querido ou amigo próximo? Estar pronto para receber a má notícia é muito pesado, mesmo para a pessoa mais forte. Por conta disso, a presença…

Dependência Química II

Dependência Química
Quando é a hora de pedir ajuda
A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Ela pode se referir a álcool, maconha, cocaína, medicamentos e calmantes, e é considerada como um transtorno mental resultante da utilização constante das drogas…
Saiba como os exercícios físicos influenciam na autoestima
Saiba como os exercícios físicos influenciam na autoestima
A princípio, os exercícios físicos contribuem significativamente para a elevação da autoestima. A atenção e o cuidado com o corpo e o momento de entrega a uma atividade pessoal despertam na pessoa um olhar mais positivo…
Conheça os benefícios de ter um hobby
Conheça os benefícios de ter um hobby
Um hobby é uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. Pode ser um esporte, um passeio, uma arte ou outra atividade que dê prazer por quem a realiza. Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o stress do dia-a-dia de trabalho e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo…
Pessoas controladoras: como lidar
Como lidar com pessoas controladoras
Quem não deseja ter a vida em ordem? Contudo, não são todos que conseguem, não é mesmo? Isso porque é necessário muita disciplina, uma mente clara e analítica, além de persistência e boa vontade. A pessoa organizada consegue alcançar muito sucesso na vida. Ela assume responsabilidades e lida com um alto volume de funções. Entretanto, existe quem gosta de controlar tudo: seja no trabalho, em casa, na escola ou até mesmo nas relações amorosas…
Como tomar decisões
Por que as vezes é tão difícil tomar decisões?
Tomar decisões pode ser um problema enorme para algumas pessoas, pois elas podem trazer consequências à vida do indivíduo, que precisa estar preparado para lidar com elas. Quem tem muita dificuldade em se decidir, pode contar a com a ajuda de um psicólogo nesses momentos de definições.
É tudo psicológico?
Com certeza você já ouviu – ou, quem sabe, falou – frases como: “frio é psicológico”.
Assim como o frio, outras sensações e até doenças são atribuídas à psique: dores, depressão e síndrome do pânico, por exemplo. Serão estas características exclusivamente emocionais? Como diferenciar o psicológico do “real”?
Confiança
Em quem devemos depositar confiança?
Confiança é algo bastante complexo. Sempre foi, mas a sensação de que não se pode mais confiar em ninguém aumenta em tempos de crise moral e de valores como o que estamos vivendo atualmente. É preciso levar em conta, também, que as pessoas são passíveis de erros e falhas e isso não significa que não podemos confiar nelas. Mas em quem devemos confiar?
É possível desenvolver a inteligência
É possível desenvolver a inteligência?
Todo mundo quer ser inteligente. Mas, afinal, o que é isso? Segundo os psicólogos, não há somente um tipo de inteligência, mas sim, oito delas: interpessoal, corporal, linguística, lógica, naturalista, intrapessoal, espacial e musical. Todas essas podem ser desenvolvidas e treinadas, de acordo com diversos comportamentos que adotamos ao longo da vida…
Sinceridade ou ‘Sincericídio'
Como a psicologia entende a sinceridade em excesso
Ser sincero é uma excelente característica, mas é importante, também, que se tenha bom senso na hora de usar a sinceridade. Quando em excesso, a sinceridade pode ofender e magoar o outro. Há pessoas que sentem muita dificuldade para estabelecer até onde é possível ser sincero e, por conta disso, acabam se prejudicando nas suas relações pessoais e de trabalho…
Rejeição – porque dói tanto
Como funciona o sentimento de rejeição
O sentimento de rejeição ou o medo de ser rejeitado é uma das experiências mais fortes e dolorosas que as pessoas enfrentam durante sua vida. A rejeição pode ser entendida como a emoção que experimentamos quando não somos aceitos ou somos excluídos. Ela pode surgir entre os mais variados contextos: familiar, amoroso, profissional…
Fadiga pode ser sintoma de estresse
Fadiga pode ser sintoma de estresse
A fadiga pode se configurar como um sintoma de estresse e, neste caso, é preciso buscar a ajuda de um psicólogo para cuidar da parte emocional do problema. E não é só isso. A fadiga pode ser um sintoma também de infecções com graus variados e, por conta disso, a consulta com um médico também é fundamental…
Como lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis
Como lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis
Impossibilidade, falta de forças ou sensação de impotência. Muito comum sentir tudo isso quando não podemos fazer nada diante de um problema ou conflito e a solução não está ao nosso alcance. Esses sentimentos de frustração podem levar as pessoas a se sentirem sem valor, desmotivadas, e, por vezes, sem vontade de continuar a viver….
Como gerenciar expectativas e evitar a frustração
Como gerenciar expectativas e evitar a frustração
Quando esperamos ou desejamos muito alguma coisa e, eventualmente, nossa expectativa não se cumpre na realidade, surge o sentimento de desilusão ou frustração. Lidar com essa sensação de “derrota” é muito difícil e pode levar as pessoas à depressão, amargura e até revolta. Para que isso não aconteça, o ideal é nos prepararmos…
Praticando o desapego
Praticando o desapego
Uma frase só se torna clichê por contar muitas vezes uma verdade. Por isso, pode soar batido dizer que é fundamental praticar o desapego para levar uma vida mais leve, mas é algo que qualquer vertente da psicologia concorda por saber que o excesso de apego, tanto a coisas quanto a pessoas ou até mesmo memórias, pode trazer um desconforto desnecessário…
Como lidar com dores emocionais
Como lidar com dores emocionais
Todos nós temos uma tendência a monitorar as dores físicas que sentimos quando algo não corre bem no nosso corpo. Uma dor física é um indício de que precisamos tomar mais cuidado com a saúde ou que medidas imediatas precisam ser tomadas para curar algum problema. No entanto, quando sentimos dor psicológica nem sempre temos a mesma reação…
Por que querer agradar todo mundo
Por que querer agradar todo mundo?
Agradar aos outros não é um defeito, pelo contrário, indivíduos que gostam de agradar tendem a se tornar queridos pelas pessoas à sua volta. O agrado traz retorno, seja pela felicidade do outro, seja pela satisfação pessoal de fazer o bem. O problema, porém, é quando esse ato não é espontâneo e se torna uma obrigação…
Alcoolismo e a família
Como ajudar pessoas que enfrentam o alcoolismo
Quando alguém está passando por problemas psicológicos, não é só essa pessoa quem sofre. A família, os amigos e todos que convivem com ela passam pelo mau momento de forma conjunta, dividindo as dificuldades. Por isso, é importante saber como lidar com a situação e ajudar a quem está passando por esse problema da melhor maneira possível…
Seis formas de você alcançar o seu bem-estar
Descubra seis formas de você alcançar o seu bem-estar
O nosso bem-estar, ou qualidade de vida, é algo que influencia diretamente na nossa felicidade e satisfação pessoal. Algumas ações podem ser tomadas no dia a dia para transformar o modo em que vivemos e trazer benefícios rápidos, permanentes e que ajudam a lidar com o estresse e as dificuldades cotidianas. Atitudes simples, somadas…

Quem precisa de ajuda emocional?

Em geral, indivíduos que passam por uma situação difícil de superar sem o apoio de uma outra pessoa, ou até mesmo de um grupo. Se esse sofrimento estiver causando prejuízos em qualquer área, seja emocional, pessoal, profissional, financeira, amorosa ou material, a ajuda deve ser buscada imediatamente. E, mesmo contando com ela, o apoio dos amigos e familiares pode ser um excelente complemento no período de tratamento.

Situações em que se requer essa ajuda

Especialmente em casos onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Condições como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, problemas para se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda de um profissional especializado é importante.

O papel do psicólogo

Profissional mais indicado para tratar o problema, o psicólogo tem por missão ajudar o paciente a se reestruturar e vencer o sofrimento. Com todo seu conhecimento, ele ajuda a pessoa a superar situações difíceis, além de auxiliar no aprendizado de novas habilidades interpessoais, onde o paciente conhecerá seus verdadeiros valores e motivações.

É um trabalho árduo, mas que, quando realizado forma disciplinada, obtém excelentes resultados. O processo de ajuda emocional também toca diretamente na “ferida” quando faz uma abordagem das mudanças nos padrões de pensamento, que de início será sentida como uma guerra interna, pois cada ser pessoa tem um jeito próprio de se libertar.

Durante o processo de ‘cura’, o psicólogo trabalhará principalmente na mudança ou aquisição de novos comportamentos, positivos e construtivos. A partir daí, será possível enfrentar os mesmos problemas com um olhar diferente e, principalmente, com uma estratégia eficaz.

Situações em que se requer ajuda emocional

O trabalho de um psicólogo em relação a ajuda emocional pode ser requerido em situações onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Situações como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, dificuldade em se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda do psicólogo é importante.

Psicólogos que podem lhe ajudar?

Conheça todas as psicólogas e psicólogos clínicos que podem lhe ajudar com sessões de psicoterapia na seção psicólogos. Você pode ver o perfil de cada um, além de ver o valor das sessões e horários para agendamento.

Leia também

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.