Ajuda Emocional

Ajuda Emocional

Muita gente costuma dizer que as doenças da alma são “o grande mal do século” e que ajuda emocional não é necessária.

Quando é necessário buscar ajuda emocional?

Aqueles que não possuem conhecimento acerca da Psicologia dirão que a sensação de que a alma dói pode ser um vazio espiritual; outros, que é resultado de um caos emocional. Em casos mais delicados, dirão que o indivíduo estará acometido de uma forte depressão.

Independentemente do que as pessoas acreditam, é importante saber que quem passa por essa situação precisa de ajuda emocional – vinda da forma que acreditarem ser melhor para elas.

O que é ajuda emocional?

Pode-se dizer que ajuda emocional é o nome que dá significado a todo apoio moral e psicológico que alguém possa receber, além da ajuda para entender, enfrentar e superar o sofrimento do outro.

Onde buscar esse auxílio?

É importante deixar claro que esse tipo de auxílio pode vir tanto de um profissional da área da Psicologia quanto de pessoas leigas. O fato de o indivíduo parar para escutar o desabafo de um amigo que enfrenta um drama de ordem emocional já pode ser considerado como uma forma de apoio, mas, em algumas ocasiões, apenas isso não basta.

Mesmo com toda boa vontade do indivíduo em oferecer seu ombro amigo e mostrar disposição em ouvir, em algumas situações será preciso contar com a ajuda de um psicólogo, que através de técnicas apropriadas e comprovadas cientificamente, irá elaborar estratégias de superação de casos como ansiedade, problemas no relacionamento, depressão, síndrome do pânico, fobias, entre outros.

O principal papel do psicólogo é dar assistência ao paciente de forma que este possa perceber que é possível superar seus traumas pessoais, e que ele não está sozinho para enfrentar e solucionar seus problemas.

Como é possível o psicólogo ajudar estes pacientes?

A primeira coisa que o paciente precisa saber é que, desde a primeira sessão, tudo o que é dito em sessão está em sigilo absoluto – ou seja, nenhuma informação que ali dentro é falada pode ser repassada para terceiros. Isso implica, então, na confiança que o paciente sentirá com seu terapeuta. .

Relações sólidas somente são possíveis de se obter através da confiança, e é isso que o terapeuta precisa mostrar ao seu paciente: o quanto ele pode confiar suas inseguranças, medos e angústias ao psicólogo. Partindo deste princípio, as sessões tornam-se muito mais leves e menos robóticas. O paciente ficará confortável para falar abertamente sobre tudo o que lhe aflige – trazendo ferramentas necessárias para o psicólogo ajuda-lo de forma eficiente e satisfatória, proporcionando alívio e bem-estar à vida do paciente.

Quem precisa de ajuda emocional?

Em geral, indivíduos que passam por uma situação difícil de superar sem o apoio de uma outra pessoa, ou até mesmo de um grupo. Se esse sofrimento estiver causando prejuízos em qualquer área, seja emocional, pessoal, profissional, financeira, amorosa ou material, a ajuda deve ser buscada imediatamente. E, mesmo contando com ela, o apoio dos amigos e familiares pode ser um excelente complemento no período de tratamento.

Situações em que se requer essa ajuda para o lado emocional

Especialmente em casos onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Condições como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, problemas para se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda de um profissional especializado é importante.

O papel do psicólogo

Profissional mais indicado para tratar o problema, o psicólogo tem por missão ajudar o paciente a se reestruturar e vencer o sofrimento. Com todo seu conhecimento, ele ajuda a pessoa a superar situações difíceis, além de auxiliar no aprendizado de novas habilidades interpessoais, onde o paciente conhecerá seus verdadeiros valores e motivações.

É um trabalho árduo, mas que, quando realizado forma disciplinada, obtém excelentes resultados. O processo de ajuda emocional também toca diretamente na “ferida” quando faz uma abordagem das mudanças nos padrões de pensamento, que de início será sentida como uma guerra interna, pois cada ser pessoa tem um jeito próprio de se libertar.

Durante o processo de ‘cura’, o psicólogo trabalhará principalmente na mudança ou aquisição de novos comportamentos, positivos e construtivos. A partir daí, será possível enfrentar os mesmos problemas com um olhar diferente e, principalmente, com uma estratégia eficaz.

Situações em que se requer ajuda emocional

O trabalho de um psicólogo em relação a ajuda emocional pode ser requerido em situações onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Situações como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, dificuldade em se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda do psicólogo é importante.

Psicólogos que podem lhe ajudar?

Katia Brito

CRP 112126/06

Psicóloga Katia

Especialista na abordagem psicanalítica e conta com diversos cursos de extensão para a contribuição do desenvolvimento humano. Possui experiência em…

Bárbara Santos

CRP 111626/06

Psicóloga Bárbara

A psicóloga Bárbara Santos é Especialista em Psicologia Analítico Comportamental pelo Núcleo Paradigma de São Paulo e possui certificação em Professional

Cristiane Zanoelo

CRP 78564/06

Psicóloga Cristiane

Pós graduada em Neurociência e Psicologia Aplicada pela Universidade Mackenzie. Possui certificação em Coach e Análise Comportamental pela SLAC…

Paula Slemian

CRP 68061/06

Psicóloga Paula

A Psicóloga Paula Slemian é pós graduada pela UNIB em Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida e atua com Terapia…

Andrea Ferreira

CRP 113065/06

Psicóloga Andrea

A psicóloga Andréa Ferreira é pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC) de São Paulo e possui formação…

Priscilla Mendes

CRP 93223/06

Psicóloga Priscilla

Pós-graduada em Neuropsicologia pela faculdade FMU, realizou curso de extensão em Análise do Comportamento pelo Núcleo de Estudos Paradigma e é…

João Eduardo

CRP 131536/06

Psicólogo João

Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela ESAMC Uberlândia…

Taiz Vesco

CRP 55747/06

Psicóloga Taiz

Aprimoramento em Psicoterapia de Casal e Família e Psicoterapia Psicanalítica para Adultos, Adolescentes e Crianças. Possui Pós-Graduação…

Ajuda para Escolher seu Psicólogo?

Se você quiser algumas dicas para escolher o psicólogo mais apropriado para o seu caso, confira esse guia completo

COMO ESCOLHER SEU PSICÓLOGO

Confira abaixo dezenas de artigos relacionados à Ajuda Emocional

Embotamento afetivo: o que é e como superar?

Embotamento afetivo: o que é e como superar?
Conheça o embotamento afetivo e como lidar com esses transtorno psicológico, conforme informa o psicólogo no texto a seguir

Como lidar com a negação do vício em drogas

Lidar com a negação do vício em drogas
A negação do vício em drogas é um problema, portanto é importante seguir algumas dias de psicólogo para saber como lidar em cada caso.

Como lidar com as falhas

Como lidar com as falhas - Psicologia
Nem sempre superamos o fracasso, mas é importante saber lidar com as falhas. Leia o artigo e veja como fazer isso, localização do consultório em São Paulo

Alcoolismo e a família

Alcoolismo, família e psicologia
Em casos de alcoolismo o apoio de familiares e amigos é essencial para que se possa superá-lo. Acompanhe as dicas dos psicólogos.

Insegurança Emocional

O que é insegurança emocional?
A insegurança emocional é um dos principais sintomas de transtornos mentais, como o transtorno de personalidade narcisista e o transtorno de personalidade bordeline, que na maioria dos casos resulta em baixa autoestima

Seis formas de você alcançar o seu bem-estar

Formas de você alcançar o seu bem-estar
O nosso bem-estar e qualidade de vida influencia diretamente na nossa felicidade e satisfação pessoal. Algumas ações podem ser tomadas no dia a dia para transformar o modo em que vivemos e trazer benefícios rápidos.

Como vai a sua saúde mental?

Como vai a sua saúde mental?
Existem situações do cotidiano que podem influenciar a saúde mental, positiva ou negativamente, sem que isso seja perceptível. Ao menor sinal de perturbação, a melhor alternativa é procurar a orientação de um psicólogo.

Por que querer agradar todo mundo?

Querer agradar todo mundo: perspectiva da psicologia
Quando o fato de querer agradar todo mundo passa a ser um problema? Quando esse ato não é espontâneo e se torna uma obrigação. Entenda o que dizem os psicólogos.

Aprendendo a dialogar

Aprendendo a dialogar
Você já percebeu que a consulta com o psicólogo normalmente se baseia no diálogo ? Conseguir, de fato, ouvir o ponto de vista do outro, levar tudo o que é dito em consideração, ponderar sobre o assunto e expor as suas ideias com respeito e clareza são qualidades cada vez mais raras de se encontrar atualmente.

8 características de pessoas autênticas

Características de pessoas autênticas
Pessoas autênticas são pessoas mais agradáveis e acabam tendo mais chance de sucesso, conheça 8 características de pessoas autênticas, conforme explica o psicólogo

Timidez Excessiva

Timidez Excessiva
A timidez excessiva pode ser caracterizada por diversas situações, como sentir-se desconfortável no meio de outras pessoas, tremer ou gaguejar ao se comunicar, dificuldade em falar em publico

Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo

O verdadeiro poder do pensamento positivo
Você sabia que o pensamento positivo é capaz de mudar completamente a sua vida, e para melhor ? Leia o texto e entenda o poder do pensamento positivo.

Prevenção ao Suicídio

Prevenir o Suicídio
Uma preocupação crescente, prevenir o suicídio é um desafio de todos. Confira o que diz o psicólogo a respeito do suicídio

Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB

Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB
Como o próprio nome já sugere o Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB é caracterizado por uma transformação brusca de humor de uma hora pra outra. Conheça os detalhes e veja o que pode ser feito

O que é o TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

O que é o TOC
O TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença crônica que aflige muitas pessoas em todo o mundo. Ela faz parte dos transtornos de ansiedade e se caracteriza pela presença de sintomas obsessivos e/ou compulsivos.

O que é insônia

O que é insônia
A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de adormecer ou permanecer adormecido ao longo da noite, acarretando problemas cognitivos como atenção, memória e criatividade

Saúde mental na maternidade: tudo o que você precisa saber

Saúde mental na maternidade
Precisamos urgente falar sobre saúde mental na maternidade. Nesse artigo você vai entender mais sobre o assunto e qual a extensão do problema.

Pessoas controladoras: como lidar?

Pessoas controladoras e Psicologia
Se você conhece ou é uma pessoa controladora, talvez seja a hora de procurar o auxílio de um psicólogo e entender mais a fundo sua necessidade emocional

Praticando o desapego

Praticando o desapego
Praticando o desapego, uma frase só se torna clichê por contar muitas vezes uma verdade. Por isso, pode soar batido dizer que é fundamental praticar o desapego

Psicólogo e Alcoolismo

Psicólogo e Alcoolismo
Alcoolismo é um vicio e/ou dependência causado pelo álcool e é considerado pela organização mundial de Saúde (OMS) uma doença. Essa dependência normalmente se inicia de forma inocente com a pessoa bebendo socialmente

Qual é o momento de procurar terapia?

O momento de procurar terapia
Fazer terapia é para todo mundo, mas saber o momento de procurar terapia ser crucial, conforme descreve o psicologo nesse texto

Rejeição

Rejeição e Psicologia
A Rejeição é o sentimento de ferida mais recorrente da psicologia, quando nem mesmo da psicologia ainda se falava. Veja as dicas do psicólogo

Superando uma experiência traumática

Superando uma experiência traumática - Psicologia
Uma experiência traumática pode ser descoberta seguindo alguns sinais, como explica o psicólogo, localização do consultório em São Paulo, Brooklin

Sinceridade ou ‘Sincericídio'

Sinceridade ou Sincericídio
Ser sincero é uma excelente característica, mas é importante, também, que se tenha bom senso na hora de usar a sinceridade, afirma o psicólogo.

TDAH

TDAH
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Saiba quem é afetado pelo TDAH-Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, sintomas e o tratamento.

Transtorno de Estresse Pós Traumático

Transtorno de Estresse Pós Traumático com consultório do psicólogo em São Paulo
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Entenda o que é transtorno de estresse pós traumático e saiba o que pode ser feito quando no seu caso com a ajuda de um profissional psicólogo.

Você reconhece quais são os seus valores?

Você reconhece quais são os seus valores?
Você reconhece quais são os seus valores ? Quando sentimos que não temos um sentido para a vida, precisamos do auxílio de um psicólogo para reencontrarmos a direção, o rumo.

Rejeição – por que dói tanto

Rejeição – por que dói tanto
O sentimento de rejeição ou o medo de ser rejeitado é uma das experiências mais fortes e dolorosas que as pessoas enfrentam durante sua vida.

Dependência Química

Dependência Química e Psicólogos
A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Conheça mais sobre o assunto.

Confiança

Confiança
Confiança é algo bastante complexo, mas a sensação de que não se pode mais confiar em ninguém aumenta em tempos de crise moral e as vezes um psicólogo é necessário.

O que é e como identificar a Síndrome do Impostor

Síndrome do Impostor
Saiba mais sobre a Síndrome do Impostor e veja como esse distúrbio pode ser identificado e tratado adequadamente

Nós nascemos com autoestima?

Nós nascemos com autoestima?
Quais razões influenciam para que a autoestima seja baixa ou alta e por que ela é tão importante pra gente? Será que nós já nascemos com ela ou desenvolvemos a autoestima no decorrer da vida?

Mães Narcisistas

Mães Narcisistas
Nesse artigo você entenderá as características de mãe narcisista e de pessoas narcisistas e também saberá o que pode ser feito.

Livro: um ótimo remédio para a sua saúde mental

Livro: um ótimo remédio para a sua saúde mental
Livro é um ótimo remédio para a sua saúde mental. Psicólogos acreditam que ler pode ser um ótimo remédio para a ansiedade, estresse e até mesmo a depressão.

Insegurança

Insegurança e Psicologia
O sentimento de insegurança é mais comum do que se imagina. Conheça mais sobre insegurança e saiba quando é hora de buscar ajuda de um profissional psicólogo

Identificando suas emoções

Identificando suas emoções
As emoções, muitas vezes, são desencadeadas tão rapidamente em nosso cérebro que acabamos não entendendo o que acontece e porque reagimos de determinada maneira. Se esse controle emocional ficar difícil de ser alcançado, a ajuda de um psicólogo certamente será de grande valor.

Fadiga pode ser sintoma de estresse

Fadiga pode ser sintoma de estresse
A fadiga pode se configurar como um sintoma de estresse e, neste caso, é preciso buscar a ajuda de um psicólogo para cuidar da parte emocional do problema.

Saiba como os exercícios físicos influenciam na autoestima

Os exercícios físicos influenciam na autoestima
Os exercícios físicos contribuem significativamente para a elevação da autoestima, mas é necessário atenção aos exageros de acordo com alguns psicólogos.

É tudo psicológico

É tudo psicológico?
Mas, afinal, é tudo psicológico ? Algumas pessoas usam o termo psicológico para diminuir a importância de dores, sensações e doenças.

É possível desenvolver a inteligência?

É possível desenvolver a inteligência?
É possível desenvolver a inteligência segundo os psicólogos, mas não há somente um tipo de inteligência, mas sim, oito delas: interpessoal, corporal, linguística, lógica, naturalista, intrapessoal, espacial e musical.

A descoberta de uma doença grave ou crônica

A descoberta de uma doença grave ou crônica
Estar diante de um diagnóstico de uma doença grave ou crônica é algo que ninguém quer pensar. A presença de um psicólogo nesse processo pode ajudar muito

Complexo de Inferioridade

Complexo de Inferioridade
Complexo de Inferioridade é um termo que nós, psicólogos, temos ouvido cada vez mais nos consultórios de psicologia. Entendo o que é e o que pode ser feito com a ajuda de um psicólogo.

Como tomar decisões - 2

Psicologia - Tomando Decisões
Tomar decisões pode ser um problema enorme para alguns. Quem tem muita dificuldade em se decidir, pode contar a com a ajuda de um psicólogo.

10 dicas para superar o fim do relacionamento

Dicas para superar o fim do relacionamento
Pode parecer difícil, mas talvez superar o fim do relacionamento pode ser um momento bom, e de autoconhecimento. Confira as dicas de um psicólogo

6 benefícios dos animais de estimação para saúde mental

Benefícios dos animais de estimação para saúde mental
Conheça os benefícios dos animais de estimação nas vidas das pessoas, conforme apontados pelos psicólogos, e veja o quanto amável são os pets.

7 sinais de manipulação emocional

Sinais de manipulação emocional
A manipulação emocional pode ser difícil de identificar, mas o estrago que ela causa em nossas vidas é bem visível. Confira os principais sinais apontados pela psicóloga

A importância de ter um propósito de vida

A importância de ter um propósito de vida
Ter um propósito de vida irá ajudá-lo a ter uma vida mais plena, feliz e saudável. Leia o texto do psicólogo e confira os benefícios em ter um objetivo de vida.

A influência dos animais de estimação na vida das pessoas

A influência dos animais de estimação na vida das pessoas
Algumas pessoas ainda não acreditam, mas existe uma grande influência dos animais de estimação na vida e na autoestima das pessoas.

Autoestima

Autoestima e os psicólogos
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. O que é Autoestima e como desenvolvê-la? O que fazer se você estiver com baixa autoestima. Psicologa Karina

Baixa Autoestima

Baixa Autoestima
Baixa autoestima é manifestada de forma não proposital, baseada em nossas próprias experiências com as pessoas e o mundo. Entenda como ela funciona e o que pode ser feito para elevar a autoestima.

Conheça os benefícios de ter um hobby

Os benefícios de ter um hobby
Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o stress do dia-a-dia de trabalho e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo.

Ciúme – como controlar

Ciúme – como controlar
O ciúme é um sentimento natural do ser humano. Todas as pessoas podem sentir ciúme em algum momento da vida. Quando esse sentimento tem o sentido de cuidado e zelo por uma pessoa ou objeto, ele é benéfico, o problema ocorre quando esse sentimento se exacerba

Como conviver com o arrependimento

O remorso é um sentimento que corrói, mas é possível usá-lo a seu favor. Aprenda a como conviver com o arrependimento com a ajuda de um psicólogo

Como gerenciar expectativas e evitar a frustração?

Gerenciar expectativas e evitar a frustração
Como gerenciar expectativas e evitar a frustração, o ideal é nos prepararmos para diferentes resultados que possam ser vislumbrados.

Como lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis

Lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis
Lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis não é tarefa fácil. Os sentimentos de frustração podem levar as pessoas a se sentirem sem valor, desmotivadas, e, por vezes, sem vontade de continuar a viver.

Como lidar com dores emocionais

Lidar com dores emocionais
A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Um psicólogo pode ser bastante útil nessa fase.

Como reconhecer uma chantagem emocional

Reconhecer uma chantagem emocional
A chantagem emocional é a mais discreta das violências que podem ocorrer em um relacionamento. Ela é muitas vezes ignorada, por parecer irrelevante. Psicólogos alertam que a chantagem emocional pode denunciar e mascarar...

Escolha seu psicólogo e Agende aqui

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.