Ajuda Emocional
Muita gente costuma dizer que as doenças da alma são “o grande mal do século” e que ajuda emocional não é necessária.
Quando é necessário buscar ajuda emocional?
Aqueles que não possuem conhecimento acerca da Psicologia dirão que a sensação de que a alma dói pode ser um vazio espiritual; outros, que é resultado de um caos emocional. Em casos mais delicados, dirão que o indivíduo estará acometido de uma forte depressão.
Independentemente do que as pessoas acreditam, é importante saber que quem passa por essa situação precisa de ajuda emocional – vinda da forma que acreditarem ser melhor para elas.
O que é ajuda emocional?
Pode-se dizer que ajuda emocional é o nome que dá significado a todo apoio moral e psicológico que alguém possa receber, além da ajuda para entender, enfrentar e superar o sofrimento do outro.
Onde buscar esse auxílio?
É importante deixar claro que esse tipo de auxílio pode vir tanto de um profissional da área da Psicologia quanto de pessoas leigas. O fato de o indivíduo parar para escutar o desabafo de um amigo que enfrenta um drama de ordem emocional já pode ser considerado como uma forma de apoio, mas, em algumas ocasiões, apenas isso não basta.
Mesmo com toda boa vontade do indivíduo em oferecer seu ombro amigo e mostrar disposição em ouvir, em algumas situações será preciso contar com a ajuda de um psicólogo, que através de técnicas apropriadas e comprovadas cientificamente, irá elaborar estratégias de superação de casos como ansiedade, problemas no relacionamento, depressão, síndrome do pânico, fobias, entre outros.
O principal papel do psicólogo é dar assistência ao paciente de forma que este possa perceber que é possível superar seus traumas pessoais, e que ele não está sozinho para enfrentar e solucionar seus problemas.
Como é possível o psicólogo ajudar estes pacientes?
A primeira coisa que o paciente precisa saber é que, desde a primeira sessão, tudo o que é dito em sessão está em sigilo absoluto – ou seja, nenhuma informação que ali dentro é falada pode ser repassada para terceiros. Isso implica, então, na confiança que o paciente sentirá com seu terapeuta. .
Relações sólidas somente são possíveis de se obter através da confiança, e é isso que o terapeuta precisa mostrar ao seu paciente: o quanto ele pode confiar suas inseguranças, medos e angústias ao psicólogo. Partindo deste princípio, as sessões tornam-se muito mais leves e menos robóticas. O paciente ficará confortável para falar abertamente sobre tudo o que lhe aflige – trazendo ferramentas necessárias para o psicólogo ajuda-lo de forma eficiente e satisfatória, proporcionando alívio e bem-estar à vida do paciente.
Quem precisa de ajuda emocional?
Em geral, indivíduos que passam por uma situação difícil de superar sem o apoio de uma outra pessoa, ou até mesmo de um grupo. Se esse sofrimento estiver causando prejuízos em qualquer área, seja emocional, pessoal, profissional, financeira, amorosa ou material, a ajuda deve ser buscada imediatamente. E, mesmo contando com ela, o apoio dos amigos e familiares pode ser um excelente complemento no período de tratamento.
Situações em que se requer essa ajuda para o lado emocional
Especialmente em casos onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Condições como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, problemas para se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda de um profissional especializado é importante.
O papel do psicólogo
Profissional mais indicado para tratar o problema, o psicólogo tem por missão ajudar o paciente a se reestruturar e vencer o sofrimento. Com todo seu conhecimento, ele ajuda a pessoa a superar situações difíceis, além de auxiliar no aprendizado de novas habilidades interpessoais, onde o paciente conhecerá seus verdadeiros valores e motivações.
É um trabalho árduo, mas que, quando realizado forma disciplinada, obtém excelentes resultados. O processo de ajuda emocional também toca diretamente na “ferida” quando faz uma abordagem das mudanças nos padrões de pensamento, que de início será sentida como uma guerra interna, pois cada ser pessoa tem um jeito próprio de se libertar.
Durante o processo de ‘cura’, o psicólogo trabalhará principalmente na mudança ou aquisição de novos comportamentos, positivos e construtivos. A partir daí, será possível enfrentar os mesmos problemas com um olhar diferente e, principalmente, com uma estratégia eficaz.
Situações em que se requer ajuda emocional
Os Psicólogos
Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.
O trabalho de um psicólogo em relação a ajuda emocional pode ser requerido em situações onde a fragilidade emocional ou comportamental é visível. Situações como falta de motivação ou energia, medo de falar em público, de dirigir, o fim de relacionamento amoroso, começo de novas atividades profissionais, dificuldade em se colocar afirmativamente diante de colegas da empresa, dificuldade em tomar decisões, traumas, inseguranças e ansiedade, são algumas situações de cunho emocional em que a ajuda do psicólogo é importante.
Psicólogos que podem lhe ajudar?
Confira abaixo dezenas de artigos relacionados à Ajuda Emocional
Como lidar com dores emocionais
Identificando suas emoções
Como reconhecer uma chantagem emocional
Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo
7 sinais de manipulação emocional
Complexo de Inferioridade
Qual é o momento de procurar terapia?
O que é e como identificar a Síndrome do Impostor
A importância de ter um propósito de vida
A descoberta de uma doença grave ou crônica
Como lidar com as falhas
É tudo psicológico
Seis formas de você alcançar o seu bem-estar
Saúde mental na maternidade: tudo o que você precisa saber
Por que querer agradar todo mundo?
Pessoas controladoras: como lidar?
Insegurança Emocional
Como vai a sua saúde mental?
8 características de pessoas autênticas
Praticando o desapego
Você reconhece quais são os seus valores?
Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB
Timidez Excessiva
TDAH
Prevenção ao Suicídio
O que é insônia
Livro: um ótimo remédio para a sua saúde mental
Como desenvolver a inteligência?
Embotamento afetivo: o que é e como superar?
Confiança e Autoconfiança
Como tomar decisões - 2
Como lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis
Como lidar com a negação do vício em drogas
Conheça os benefícios de ter um hobby
Como conviver com o arrependimento
Aprendendo a dialogar
10 dicas para superar o fim do relacionamento
O que é o TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
Rejeição – por que dói tanto
Mães Narcisistas
Insegurança
Ciúme – como controlar
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Psicóloga Responsável
Thaiana F. Brotto
CRP 06/106524 – São Paulo
FORMAÇÃO
Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC