Carreira Profissional

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Carreira Profissional

Você sabe aonde quer chegar?

O homem hesita, e que seja reservado a ele o benefício da dúvida. É natural: seja por medo, incerteza sobre qual é o melhor caminho ou simplesmente por não saber para onde se está indo. E é aí que pode estar o maior problema: se você não souber aonde quer ir, nunca vai saber como chegar. Também é assim na vida profissional. Sem um objetivo traçado, de nada adiantam os desejos de “ir mais longe”, “crescer” ou “sentir-se realizado”.

Toda mudança, seja ela de emprego ou de área de atuação, precisa partir de um planejamento. Traçar um plano significa avaliar os passos que deverão ser tomados e os investimentos feitos em cada etapa do processo, sejam eles de tempo ou financeiros. Depois de pronto, é possível visualizar oportunidades, desenvolver novas competências e os seus pontos fortes.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Mas você sabe como montar um plano de carreira? Confira.

Avaliação Pessoal

Ao final dessa etapa, é importante que você tenha clareza sobre aonde quer chegar. Para isso, avalie seu momento atual, satisfação com o trabalho exercido, remuneração, habilidades e pontos fortes, assim como os que precisam ser mais trabalhados e aprimorados. Tendo pontuado essas questões, é possível começar a traçar os passos que deverão ser dados para alcançar o objetivo pretendido.

Defina os objetivos

Coloque tudo no papel: empresas onde quer trabalhar, cargos que deseja ocupar, projetos que almeja executar. Para definir esses pontos é importante que você saiba aonde quer estar daqui 10, 20, 30 anos. Como lidará com o tempo de trabalho? Quanto gostará de ganhar? Nessa etapa, o planejamento pessoal também precisa estar alinhado com o profissional. Você quer ter uma família? De que maneira essa decisão impactará no seu trabalho?

Seja objetivo, mas não imediatista. Cada passo demanda dedicação de tempo e esforços, e você precisa estar disposto e correr atrás.

Estabeleça Estratégias

Tendo definido aonde quer chegar, é hora de estabelecer como. Avalie novamente os seus objetivos e busque soluções para viabilizá-los. Elas podem ser desde capacitação profissional à demanda de tempo dedicada a atividades como cursos de línguas, por exemplo. Não existe uma fórmula definida para adoção de ferramentas que irão tornar os seus planos reais. Cada pessoa possuiu objetivos distintos e sua análise deve ser feita de forma individual, levando em consideração os recursos disponíveis.

Esses três pilares ajudam na construção de um plano de carreiras e no foco profissional, mas não abrangem a dica de ouro no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal.

Inspire-se. Grande parte do sucesso individual vem da capacidade de enxergar exemplos nos outros. E eles podem estar em qualquer lugar: em uma personalidade, um case de sucesso ou até mesmo nas pessoas mais próximas, como amigos e familiares. Observe os seus pontos positivos e negativos, a trajetória de desenvolvimento e as ferramentas usadas para atingirem as suas metas.

Essa análise pode ser de extrema importância para você ser mais assertivo nas suas escolhas e contar com um apoio psicológico pode ser fundamental para encontrar os caminhos que vão levar à conquista de seus objetivos.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.