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Decepções: por que acontecem e como lidar com elas?

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Decepções - porque acontecem e como lidar com elas

Quem nunca sofreu uma decepção na vida? Difícil encontrar alguém que não tenha, em algum momento, passado por este problema.

Mas de onde surgem as decepções e por que elas sempre vêm de onde menos esperamos?

As decepções fazem parte da vida e é preciso aprender a lidar com elas.

Porém, às vezes, são tão sérias que chegam a desequilibrar a pessoa emocionalmente, sendo necessário, neste caso, contar com a ajuda de um psicólogo.

Podemos considerar que houve uma decepção quando há uma diferença entre aquilo que esperávamos e aquilo que realmente aconteceu, seja algo que envolve outras pessoas ou somente nós mesmos.

O melhor é tentar fazer da decepção um fator que motive alguma ação que nos permita crescer, avançar rumo ao nosso objetivo, questionar e encarar a realidade como ela é.

A decepção é muito similar à frustração, que também precisa ser experimentada de forma a promover o aprendizado e o crescimento.

Saiba como um psicólogo pode ajudar

O ideal é aprender a administrar as decepções quando somos crianças, porque assim estaremos mais preparados para lidar com as emoções mais dolorosas, e que certamente virão ao longo de toda a nossa vida.

Desta forma, teremos mais força interior e as habilidades necessárias para enfrentar a série de sentimentos e emoções decorrentes das decepções.

É por isso que precisamos evitar a superproteção das crianças, entendendo que as pequenas frustrações fazem parte da vida e do importante processo de construção de uma estrutura emocional saudável.

Se você é um adulto e tem dificuldade para lidar com a decepção, talvez você não tenha desenvolvido a capacidade necessária para isso na infância ou na adolescência.

É ai que o psicólogo pode ajudar, te ajudando a encontrar os gatilhos que farão você enfrentar as decepções de uma maneira muito mais fácil, por meio da psicoterapia.

Quando as pessoas não agem de acordo com aquilo que esperamos, sendo ingratas e injustas e nos causando dor, devemos aceitar a realidade por mais difícil que isso possa parecer.

Afinal, estamos falando de seres humanos imperfeitos e que causam desilusão e outros sentimentos negativos e prejudiciais.

Erramos, cometemos deslizes e injustiças e, às vezes, até sem querer, também causamos decepção aos outros e nos sentimos decepcionados.

Vamos, então, ver algumas dicas para enfrentar melhor a decepção, que como já sabemos, é inevitável.

9 dicas para lidar melhor com a decepção

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO
  1. Não esconda o que você está sentindo e fale sobre a sua decepção com pessoas que você confia. Quando externamos, nos sentimos mais aliviados e prontos para restabelecer o equilíbrio emocional.
  2. Não subestime o tamanho do seu problema.
  3. Não deixe que a mágoa e a raiva te consumam. Procure alimentar bons sentimentos, como gentileza, gratidão, bondade e segurança.
  4. Lembre-se que ressentimento e rancor acumulados podem gerar, inclusive, doenças.
  5. Tente saber os detalhes sobre o que lhe causou decepção para tentar entender o outro lado da história e poder tomar decisões mais acertadas.
  6. Partir para o ataque direto com quem causou a decepção só vai fazer você sofrer mais ainda.
  7. Quando a tristeza tomar conta do seu coração, mentalize acontecimentos agradáveis, que lhe trouxeram prazer e alegrias.
  8. Cuidado para que sua energia interior não diminua a ponto de te levar à resignação e à letargia.
  9. Procure atividades positivas, que possam resgatar sua autoestima ferida, seja ler, praticar algum esporte, passear, ver um bom filme ou jogar cartas.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC