Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Amanda Mendes Martins da Costa - Psicólogo CRP 06/155761
Muito se fala nos tempos modernos sobre transtornos mentais, ou psicológicos, e quais as consequências para a vida pessoal, social e profissional da pessoa que sofrem com eles.
No entanto, quando falamos sobre transtornos mentais, estamos englobando uma série de alterações do funcionamento do nosso cérebro, que podem afetar qualquer pessoa durante um breve momento de sua trajetória.
Assim como transtornos que são doenças que o indivíduo pode ter que carregar e tratar por toda a sua vida.
Vamos saber mais sobre transtornos mentais no artigo de hoje. Acompanhe:
O que são transtornos mentais?
Transtornos mentais podem incluir desde quadros mais comuns nas sociedades contemporâneas, como a ansiedade e os distúrbios alimentares, como mais graves, como a demência e a esquizofrenia.
Os transtornos mentas interferem diretamente na capacidade indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida e, por isso, podem trazer mais sofrimento psicológico do que muitas doenças físicas.
Os transtornos mentais causam diversos graus de dificuldade para o indivíduo conseguir seguir sua vida normalmente e, por isso, o quanto antes forem diagnosticados por um médico e/ou um psicólogo, maiores serão as chances de o paciente desenvolver mecanismos satisfatórios para controlá-los e lidar com eles.
Embora alguns transtornos possam aparecer em apenas em algumas fases da vida do paciente e, ser tratados com psicoterapia e medicamentos adequados, vir a desaparecer, outros são mais sérios e exigem acompanhamento tanto de um psicólogo quanto de um psiquiatra.
Como se desenvolvem os transtornos mentais?
Os transtornos mentais podem ser desenvolvidos a partir de uma combinação de fatores biológicos (predisposição genética), psicológicas (quadros de estresse intensos e características da personalidade da pessoa) e sociais (agressões externas e contexto social em que vive o paciente).
Isso significa que, mesmo que o paciente possua uma herança genética e tenha traços de personalidade que o predisponham a desenvolver um transtorno mental, é preciso de um gatinho em sua vida social e psicológica para que o transtorno se desenvolva.
Esse gatilho pode ser a perda de uma pessoa próxima, frustrações, sofrimentos diversos, ou mesmo uma agressão externa, trauma ou relacionamento que perturbe o seu equilíbrio emocional.
Como um psicólogo pode auxiliar uma pessoa com transtornos mentais?
Caso desconfie que você, ou uma pessoa próxima, possa estar sofrendo de algum tipo de transtorno mental, o primeiro passo a ser dado é procurar por ajuda de um psicólogo.
Um psicólogo é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico correto do paciente e traçar o plano de ação mais adequado para ajudá-lo.
Seu objetivo será entender o que pode estar gerando esse quadro, procurar por ferramentas para aliviar o sofrimento emocional e, junto ao paciente, pensar em estratégias para tratar ou lidar com o transtorno identificado.
Mesmo que seja necessário o acompanhamento do tratamento por um médico psiquiatra para a prescrição de medicamentos, a psicoterapia é essencial para processo de tratamento e deve ser realizada de forma continuada por um psicólogo.
Psicólogos para Transtorno de Personalidade
Conheça os psicólogos que atendem casos de Transtorno de Personalidade no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Não estou sabendo lidar com a minha separação: um psicólogo pode me ajudar?Toda separação gera dor, conflito e sentimentos de rejeição e arrependimento. Quando um casal se une, o desejo é de construir uma vida e realizar os sonhos juntos. Mas, [...]
- Entrevista de emprego e a psicologiaEm um mercado competitivo é mais difícil do que nunca se destacar de outros candidatos numa entrevista de emprego. Geralmente todos os candidatos se comportam da mesma maneira: pesquisam [...]
- Distimia: qual a diferença para depressão, causas, sintomas e tratamentos!Você já ouviu falar sobre a distimia? Essa é uma das variáveis da depressão, que se apresenta de forma crônica e contínua. Considerando que, de acordo com o Ministério [...]
Autor: psicologa Amanda Mendes Martins da Costa - CRP 06/155761Formação: A psicóloga Amanda Mendes é formada há 5 anos e atua em seus atendimentos com base na Psicanálise atendendo adolescentes e adultos em questões de ansiedade, questões profissionais, depressão, estresse, autoestima e desenvolvimento pessoal...