Reconhecendo as próprias falhas e trabalhando para corrigí-las
Quem nunca cometeu erros, que atire a primeira pedra. Sendo assim, cuidado, pois você pode receber uma pedrada quando menos espera!
Afinal, ainda existem pessoas que não conseguem admitir seus erros, reconhecer suas falhas e defeitos.
Há ocasiões, porém, em que algumas crenças estão tão arraigadas e a dificuldade em reconhecer as próprias falhas é tão difícil que cabe aí a ajuda de um psicólogo.
Todos nós temos qualidades e defeitos. Quando as coisas não estão bem, cabe a nós darmos uma paradinha para entendermos melhor nossas reações e tentar ajustar nosso comportamento.
Muitas vezes já trazemos conosco essa tendência em não reconhecer quem somos e como agimos. Valorizamos nossas ações e não toleramos os erros dos outros.
Quando finalmente vemos que estamos errados, nos tornamos agressivos, arredios e muitas vezes até colocamos a culpa nos outros.
Compreensão de que somos imperfeitos
Quando admitimos um erro, incomodamos nosso ego negativo, que quer estar sempre no poder. E aí admitir um erro pode ser sinal de fraqueza ou ignorância.
Mas, ao contrário disto, aceitar que temos falhas mostra que realmente somos fortes e humildes para compreender que somos imperfeitos e que necessitamos estar em constante busca por melhoria.
Reconhecer as falhas, no entanto, não é ser conivente com os próprios erros. Não é achar que está certo, mas é aprender com estes erros e dificuldades, com paciência e disciplina.
O ideal é saber lidar com as próprias falhas sem agressividade, superando o medo de se expor e de estar aberto a aceitar as críticas.
Em muitos casos, somos levados por crenças colocadas pela família, religião, educação e até mesmo outros segmentos da sociedade. Achamos que as convicções que aprendemos são verdadeiras e isso nos traz conforto.
Afinal, elas nos mantém inseridos no grupo que pensa da mesma maneira. Libertar-se destas crenças e buscar o autoconhecimento ajuda a reconhecer quem somos e a buscar a melhoria da nossa postura e personalidade.
Veja como reconhecer nossas falhas traz benefícios
À medida que assumimos nossas falhas, atraímos mais pessoas para nossas vidas, pois estamos demonstrando que somos humildes e sinceros, que temos a virtude de reconhecer as falhas.
Trabalhando nosso ego para reconhecer as falhas nos traz autoconhecimento, passamos a conhecer melhor nossas qualidades e defeitos e, com isso, nos aceitamos melhor e temos mais confiança em nossas atitudes.
Nos sentimos mais felizes à medida que descobrimos que não há necessidade de ser perfeito, que cometer erros é normal e que podemos aprender com eles. Isso nos levará a uma vida mais segura, honesta e nos trará bem-estar.
Afinal, para viver novas experiências é necessário arriscar e correr riscos nos deixa sujeitos a cometer erros, mas se soubermos reconhecê-los sem nos preocuparmos com o que os outros pensam de nós, poderemos descobrir um mundo novo.
A psicologia ajuda a trabalhar as nossas falhas
Como Escolher seu Psicólogo
Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.
Existem muitos casos em que esta autoanálise e este trabalho interno são muito difíceis e exigem ajuda externa. Aí surge a necessidade de buscar a orientação de um psicólogo.
Conversar com um profissional de psicologia pode ajudar muito a reconhecer nossas falhas, principalmente quando nosso ego está muito arraigado a conceitos e verdades absolutas.
Através de ferramentas específicas, o psicólogo irá identificar qual a nossa maior dificuldade e nos ajudará a trabalhar de maneira a nos libertar e reconhecer que, como seres humanos, somos passíveis de erros e que isso não é vergonha alguma.
Vale lembrar que a terapia em grupo também é muito positiva nestes casos. Os encontros com outras pessoas que têm as mesmas dificuldades são ideais para expressar sentimentos e analisá-los melhor.
Admitir nossas falhas faz com que passamos a nos aceitar e respeitar em um aprendizado constante.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Sonhos parte 3 – Dicas para dormir melhor
Soluções pontuais que vão ajudar você a melhorar a qualidade do seu sono e, assim, realizar suas atividades cotidianas com mais energia, de forma leve e de bom humor.
4 erros de comunicação que você pode estar cometendo
Conheça alguns erros de comunicação muito comuns que prejudicam qualquer diálogo. Assim você consegue evitá-los e melhorar sua conversação.
Organizando prioridades
Saber organizar prioridades ajuda a manter o equilíbrio nas mais diversas áreas da vida, pois ajuda a identificar o que realmente importa.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana F. Brotto
CRP 06/106524 – São Paulo
FORMAÇÃO
Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC