Em quanto tempo a terapia me trará resultados?

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
Em quanto tempo a terapia me trará resultados

Determinar a duração de um tratamento psicológico é bastante impreciso, pois não depende apenas da ação do psicólogo. Existem alguns fatores, muitos até trazidos pelos pacientes, que influenciam o andamento da terapia e podem determinar a necessidade de um tempo maior ou menor para a obtenção dos resultados desejados.

O tempo do psicólogo

Existem certos tipos de terapia para questões pontuais, que já possuem uma estrutura na qual se pode prever uma duração pré-determinada (geralmente em torno de oito a doze semanas). Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Existem linhas de psicoterapia que também são seguidas pelos psicólogos e que têm tempos de reação e resultados diferentes, influenciando na duração do tratamento.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Fobias simples, sensação de impotência e questões relacionadas a traumas específicos costumam demandar tempos menores para alcançar os resultados desejados. Por outro lado, existem doenças mais graves que podem levar anos para alcançar o objetivo, tais como os traumas que atingem as vítimas de abuso sexual ou físico, transtornos de personalidade ou bipolaridade.

Mesmo durante a terapia, existem períodos em que o tratamento avança rapidamente e outros em que parece estar estacionado, dependendo do ponto em que o paciente está sendo trabalhado.

Outro fator que pode interferir no tempo de tratamento é a periodicidade das consultas. Na maioria das vezes se aplica o modelo de duas consultas por semana, mas pode variar de acordo com a disponibilidade e necessidade do paciente e a linha psicoterapêutica que está sendo seguida.

O tempo do paciente

O tempo de reação à terapia por parte do paciente é fator importante na duração necessária de tratamento. Na maioria das vezes é ele quem determina o tempo e os procedimentos ao longo do tratamento, até o atingimento dos resultados desejados.

Se o que o paciente busca é apenas uma avaliação psicológica, o resultado pode ser alcançado em cinco sessões. Já se a necessidade é de acompanhamento para um transtorno ou dificuldade de comportamento poderá se prolongar um pouco mais.

Resultados da terapia

Quando os resultados desejados são alcançados, a terapia já pode ser finalizada. Mas isso deve ser avaliado entre psicólogo e paciente para que realmente se confirme de que o tratamento pode chegar ao fim e que o paciente se sente confortável com esta decisão.

Quando o paciente está confiante e seguro de que pode seguir o seu caminho com uma nova maneira de pensar e se comportar, estará apto a parar a terapia. Enquanto esse não for o sentimento é melhor dar continuidade por um pouco mais de tempo, mesmo que o psicólogo garanta que o paciente já pode caminhar sozinho. A insegurança do paciente poderá gerar novos medos que o farão retornar ao processo terapêutico.

Existem ainda, casos em que o paciente decide prolongar o tratamento, em virtude de novos problemas que surgiram ou simplesmente para melhorar seu autoconhecimento e potencialidades.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.