Psicoterapia Psicodinâmica

Psicoterapia psicodinâmica

O que é a Psicoterapia Psicodinâmica?

A Psicoterapia Psicodinâmica encontra-se ligada aos princípios da Teoria Psicanalítica, e explica os problemas psíquicos com base em conflitos inconscientes originados na infância e seu objetivo é a superação de tais conflitos. Para isso ela procura compreender o presente a partir do passado e trabalha com métodos interpretativos. De forma mais clara, a idéia é que podemos voltar aos fatos do passado que mais nos atormentam e reavaliá-los, dando a eles outro significado.

Como se trabalha o inconsciente?

A criança vai se desenvolvendo emocionalmente e se adaptando ao mundo e aos outros por meio de uma dependência de seus progenitores e/ou de uma marcada ausência de laços afetivos. Esses métodos de aprendizados inconscientes podem já não ser eficazes quando se torna adulto. Por esta razão, a infância e as relações com os pais ou outras pessoas de importância crucial para o desenvolvimento emocional da pessoa são muitas vezes o ponto de partida do encontro terapêutico.

É a relação com o terapeuta, ao longo do processo de psicoterapia, que permitirá à pessoa tornar-se consciente dos seus sentimentos que a protegem de suas dores/ traumas. Provavelmente esse mecanismo de funcionamento foi muito útil no passado, porém, pode estar obsoleto e até mesmo impeditivo de uma maior adaptabilidade a uma nova realidade de vida no presente.

Com a Psicoterapia a pessoa poderá perceber que dispõe de uma multiplicidade de novos recursos, podendo tornar-se mais capaz de resolver seus problemas atuais. Com o desenvolvimento de sua maturidade emocional, terá maior consciência de seu modo de se relacionar consigo própria e com os outros. Seu bem estar refletirá uma maior qualidade de vida, liberdade e flexibilidade para enfrentar futuros desafios de vida.

Alguns benefícios desta abordagem psicoterapêutica:

  • maior auto-conhecimento, auto-confiança e auto-estima;
  • desenvolvimento pessoal;
  • maior capacidade para lidar com situações difíceis e complexas;
  • compreensão emocional de si próprio e dos outros;
  • melhorias nos seus relacionamentos;
  • maior capacidade de comunicação;
  • resolução de conflitos.

Aspectos Práticos da Psicoterapia:

Essa abordagem tende a ser mais breve do que a Psicanálise e privilegia a dinâmica da relação cliente/ terapeuta num ambiente seguro com total confidencialidade.

As sessões tem a duração de 50 minutos, sendo semanais, podendo ocorrer com maior freqüência conforme necessidade.

Por que buscar Psicoterapia?

Todos nós enfrentamos, em algum momento da vida, dificuldades que afetam nossas emoções, e por conseqüência nossas atitudes e até mesmo nossa saúde física. Essas dificuldades podem ser: problemas conjugais, medo intenso, ansiedade, depressão, dificuldades sexuais, sentimento de inferioridade, estresse, etc. Há infinitas situações que podem desencadear a necessidade de um acompanhamento psicológico profissional.

Em muitas situações, reconhecemos estarmos com problemas, porém não conseguimos mudar. É nesse momento que o Psicoterapeuta deve ser procurado como um aliado nessa jornada de autodesenvolvimento.

Autora: Taiz Vesco (Psicóloga CRP 06/06/55747)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.