Como lidar com a dor de uma desilusão amorosa

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
Como lidar com a dor de uma desilusão amorosa

Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso e até mesmo desconforto físico, como dores no peito e falta de ar.

Esses são apenas alguns dos sintomas de um mal que todo mundo já sentiu na pele pelo menos uma vez na vida: a decepção amorosa.

Diferente dos términos de relacionamentos comuns, a decepção amorosa chega junto com um grande desconforto psicológico que pode sair da esfera emocional e atingir inclusive o nosso equilíbrio físico.

O sofrimento relacionado a esse tipo de situação é consequência do investimento afetivo que foi feito durante o relacionamento amoroso. E do processo de luto que passamos para entender que todos os sonhos, planos e expectativas criadas e nutridas junto a pessoa amada, morreram.

Saindo do fundo do poço e voltando a ser feliz

Relacionamentos Casuais e impactos na vida amorosa

O primeiro passo para sair da famosa fossa é tentar compreender e aceitar o que aconteceu durante nosso relacionamento. Abaixo vamos falar sobre alguns passos que são bastante importantes para o processo de cura:

1. Revise a história de vocês de forma imparcial

Sem idealizar nem crucificar o(a) ex-parceiro(a), é importante deixar os sentimentos de lado e procurar analisar o relacionamento do início ao fim. O que de fato aconteceu? Quando vocês perceberam que algo não estava indo bem? Quais eram os principais problemas que vocês enfrentavam?

2. Aceite seus erros e responsabilidades

Revise os fatos, as brigas e desentendimentos e assuma os seus erros e responsabilidades. O que você poderia ter feito de forma diferente? Como você agiria se a mesma situação acontecesse hoje? O que você aprendeu com essa experiência?

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

3. Ocupe-se!

Sabemos que vai ser muito difícil deixar de pensar no fim do relacionamento se você simplesmente ficar em casa esperando a dor passar. Procure se envolver em novos e estimulantes projetos: voltar a estudar, trocar de emprego, realizar trabalho voluntário, começar um plano de negócios e até encontrar um novo hobby.

Lembre-se também de adicionar algum tipo de atividade física em sua rotina: os exercícios liberam boas doses de serotonina, substância fundamental para aumentar nossa sensação de prazer.

4. Cerque-se de pessoas alegres e otimistas

Nada de procurar aquela sua amiga com uma trágica vida amorosa para juntos ficarem alimentando a dor e a raiva da(o) ex. Cerque-se de pessoas alegres e de bem com a vida que possam levar você para passear e conhecer novos amigos.

5. Não transforme raiva em ressentimento

Sentir dor e raiva é normal, mas o ressentimento é um sentimento perigoso que pode nos deixar amargos e rancorosos com o tempo. Se você acha que mesmo com o processo de análise e aceitação dos erros e responsabilidades a raiva do(a) ex está demorando para passar, pode ser um sinal de alerta que algo mais grave está acontecendo.

H2 O medo de se apaixonar novamente

É muito comum vermos pessoas que passaram por um processo doloroso de decepção amorosa apresentarem um medo inconsciente de voltar a amar. Para quem está sofrendo, parece lógico que o amor sempre termine em dor, que nenhum homem presta, que todas as mulheres são loucas e que não existe final feliz.

Esses sentimentos são todos compreensíveis, pois estão relacionados à nossa necessidade de auto-preservação. Mas é importante sabermos também que faz parte do processo de cura que eles passem com o tempo.

Caso você tenha enfrentado dificuldades com um término de relacionamento, ou se percebe que as sensações desagradáveis ou o medo de amar novamente estão demorando para ir embora, pode ser hora de procurar por ajuda.

Um psicólogo é o profissional mais indicado para ajudar você a passar pelo processo de luto após o fim do relacionamento. Diferente das terapias tradicionais, o acompanhamento do psicólogo nesses casos pode ser pontual: ajudar você a entender o que foi que aconteceu de errado e o que você deve levar de aprendizado para o seu próximo relacionamento.

Nas consultas com o psicólogo, você vai ter a oportunidade de desabafar e conversar com um profissional sobre o que está sentindo, recebendo apoio personalizada para lidar com a mágoa.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.