Espero que você goste desse artigo Conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeochamada.
Por que pode ser difícil dizer “não”?
Você certamente conhece alguém que tem muita dificuldade em dizer “não” e negar os pedidos de outras pessoas, não é mesmo? Ou, você inclusive é essa pessoa.
Geralmente, quem tem dificuldade em dizer “não” acaba se sobrecarregando e tentando fazer muito mais do que está a seu alcance.
Isso também pode ser um medo de decepcionar os outros, uma insegurança, que no fim gera frustração e irritação consigo mesmo.
Dizer sim para tudo não significa que você é uma ótima pessoa e muito disposta a ajudar. As pessoas com esse comportamento, na verdade, costumam ser medrosas, carentes, ou, até mesmo, controladoras (e não conseguem se sentir por fora).
São pessoas com baixa autoestima e que acham que só agindo dessa maneira são queridas e respeitadas pelos outros.
Saber dizer “não” é uma tarefa complicada, mas totalmente necessária. É preciso saber se impor e tomar suas próprias decisões. Isso não quer dizer que, com essa atitude, você estará deixando de ser amigo ou uma pessoa prestativa.
Você estará apenas assumindo suas próprias escolhas e optando por fazer apenas aquilo que está ao seu alcance.
Dizendo “não” no trabalho
Ter dificuldades em dizer “não” no trabalho é ainda mais comum e isso acontece numa tentativa de agradar aos chefes e colegas. No entanto, o “sim” para tudo pode demonstrar falta de determinação, de postura profissional.
Por isso, crie coragem e diga “não” para as atividades que não são sua responsabilidade ou tarefas que não são da sua área de conhecimento.
Uma boa maneira de fazer isso é falando sobre suas outras prioridades no trabalho e explicando que não será possível se comprometer com outra atividade no momento.
Ao contrário do que pensa quem tem esse medo, a capacidade de dizer “não” pode ser ouvida até com admiração, pela disciplina e coragem embutida na resposta.
Dizendo “não” no relacionamento
Dentro de um relacionamento, a honestidade tem valor inestimável. Por isso, é mais do que preciso saber dizer “não” e impor os seus verdadeiros desejos dentro da relação e sobre diversas situações.
Para isso, não enrole, vá direto ao ponto. Evite mentiras ou desculpas bobas, tudo isso será percebido pelo seu companheiro e pode magoá-lo muito mais do que o simples “não”.
Mostre que você está no comando das suas ideias, de forma delicada e educada, e evite entrar em discussões sobre a razão da sua decisão.
A partir do momento em que você tomou a decisão e comunicou ela a seu namorado, marido, amigo ou familiar, prometa a si mesmo que irá se manter nessa decisão.
Essa atitude reafirma para você mesmo a importância das suas respostas e pode evitar futuros conflitos internos.
Ajuda de um psicólogo
É natural querer ser solícito e agradável, mas se calar constantemente diante das próprias decisões pode significar a necessidade de uma ajuda profissional.
Um bom psicólogo pode ajudar quem tem esse medo de vencer essas barreiras e colocar-se firmemente à frente da sua própria vida.
Conheça as psicólogas do nosso consultório, suas especializações, área de atuação e abordagens.
Através da psicoterapia, é possível ter uma grande melhora nesse aspecto, pois as pessoas quando pedem a ajuda profissional já sabem os prejuízos causados por essa dificuldade em dizer não e realmente querem mudar a sua atitude.
Durante o processo terapêutico, o psicólogo ajuda o paciente a estabelecer limite em suas relações, fazendo com que ele consiga ser mais coerente com os outros e consigo mesmo.
Ele também aprenderá a valorizar suas próprias vontades e necessidades e permitir a manifestação espontânea desses desejos, sem culpa alguma.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- O equilíbrio da assertividade segundo os psicólogos
Ser assertivo, ou seja, ser firme nas suas opiniões e as defender com muita propriedade não significa ser rude. É preciso saber equilibrar bem os dois lados da mesma [...]
- Passividade ou assertividade: psicóloga explica o dilema
São tantos os conceitos que se espalham, principalmente no mundo corporativo que, às vezes, as pessoas acabam fazendo confusão e até usando equivocadamente alguns deles. A passividade e a [...]
- Fobia Social: o que é, sintomas, causas e tratamento
A Fobia Social caracteriza-se por sintomas de ansiedade intensos perante situações sociais. Tal ansiedade está ligada ao medo de se expor, ser avaliado, sentir-se incapaz, humilhado, desaprovado ou rejeitado. [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Filla Brotto é psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524. Thaiana se formou em Psicologia pela PUC-PR em 2008, fez pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogo e Terapia.
Nada para mim funciona quando dependo de outra pessoa, seja lá o quem for …
Olá, entendo como se sente, busque ajuda especializada em autoconhecimento e independência para que você consiga ferramentas para lidar com esse sentimentos. Abraços