6 benefícios dos animais de estimação para saúde mental

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional

Você sabe a companhia de um pet é algo muito bom, não é mesmo? Mas você conhece os benefícios dos animais de estimação.

Hoje em dia quem pensa em ter um animal de estimação apenas como sinônimo de bem-estar, levar para passear, falar com os vizinhos, etc., não sabe realmente que dedicar parte do seu tempo aos amados bichinhos vai muito além dos padrões e modas de nossa sociedade.

Com certeza existem muitos benefícios que tornam a vida da pessoa em um salto de qualidade de vida, junto ao seu animal de estimação, e claro, também para o seu melhor amigo. Segundo psicólogos, os benefícios para o bem-estar são imensos.

Apesar de já terem sido feitas pesquisas e publicados seus resultados, muita gente ainda não sabe quais são os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental. Leia o texto e confira os principais benefícios dos animais de estimação.

Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

1. Cura a solidão

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. O pet pode ser uma excelente forma de companhia, e com isso, dando a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

>>>Leia também: A influência dos animais de estimação na vida das pessoas .

2. Restaura o amor próprio

Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar. Lembrando, os animais não julgam os nossos atos, por isso, essa autoestima tende a ser eficaz no tratamento individual.

3. Diminui o estresse e a depressão

O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser a estar numa relação de carinho e afeto, ser estimado por alguém. Isso por si só, já automaticamente estabelece uma correlação direta com o nosso estado depressivo ou de ansiedade e estresse.

Os sintomas de ambos são relacionados ao isolamento, a falta de iniciativa, a perda de amor próprio e com os outros. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento a base de remédios.

4. Dá motivação e vida social

A estimulação criada pela rotina de levar para passear, ou propiciar jogos recreativos faz com que a vida social seja mais prazerosa do que a reclusão. Esse também é um dos grandes benefícios dos animais de estimação.

O reaquecimento do convívio social é parte importante para a saúde mental. As novas amizades e todo o vínculo com o social tende a ser muito benéfico. A pessoa passa a ser bem mais comunicativa e sociável do que antes.

5. Cria a responsabilidade

Manter um animal de estimação criará senso de responsabilidade para com ele, já que será necessário ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, levar para fazer seus exercícios etc. E isso para pessoas que possuem depressão é excelente e saudável.

Ele, de certa forma, torna-se dependente do dono e isso gera um compromisso que converte-se em ideal. Pessoas que possuem problemas com tarefas e disciplinas, serão altamente beneficiadas, pois esses encargos fazem da pessoa pesar na balança a relação de culpa e de cuidado com o outro.

6. Traz felicidade

Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina. O que significa isso?

O cérebro produz substâncias como a serotonina que tem ligação com a diminuição do sentimento de solidão e da depressão. Sem a dopamina, a pessoa ficará propensa a trabalhar cada vez menos com responsabilidade.

Lembrando que a solidão social pode causar transtornos mentais na pessoa, e esse conjunto de químicas cerebrais, quando estimuladas, são importantes na construção da felicidade. Nisso, abraçar um animalzinho fará aumentar o nível de oxitocina.

Tudo isso contribui para afastar a depressão e a ansiedade. Seja o animal que for, todos esses benefícios da relação ser humano/animal, devem ser levados em conta.

Isso sem falar do benefício para outros órgãos do corpo essenciais para a vitalidade, como o coração, por exemplo. Dentre os muitos benefícios dos animais de estimação também podem ser incluídos a diminuição do risco de infarto e outras doenças cardíacas. Por isso os médicos afirmam: o contato com animais traz felicidade, saúde e longevidade.

Os animais de estimação e um estilo de vida saudável

Esses benefícios dos animais de estimação são fundamentais para ter uma boa saúde mental e emocional, além das vantagens no corpo. Seja levando o seu animal para um passeio, treiná-lo, ou simplesmente curtir a sua companhia, todas elas são formas saudáveis da mente estar ocupada e em contato direto com estas funções.

Os benefícios dos animais de estimação se estendem para as pessoas que precisam alterar o seu padrão comportamental, no processo de terapia, e também para as crianças e idosos. O envelhecimento saudável proporcionado pela companhia de animais de estimação estimula a vitalidade e o fortalecimento do sistema imunológico.

Se você já tem animais de estimação ou se está à procura, você está no caminho certo! A sua vida será multiplicada com a felicidade e pela injeção de vitalidade.

Quer conhecer mais sobre o assunto da felicidade e depressão? Confira nossos textos sobre estes temas em nossa página!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Complexo de Inferioridade

    Complexo de Inferioridade é um termo que nós, psicólogos, temos ouvido cada vez mais nos consultórios de psicologia. Entendo o que é e o que pode ser feito com a ajuda de um psicólogo.
  • O que é e como identificar a Síndrome do Impostor

    Saiba mais sobre a Síndrome do Impostor e veja como esse distúrbio pode ser identificado e tratado adequadamente
  • Você reconhece quais são os seus valores?

    Você reconhece quais são os seus valores?
    Você reconhece quais são os seus valores ? Quando sentimos que não temos um sentido para a vida, precisamos do auxílio de um psicólogo para reencontrarmos a direção, o rumo.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.