É possível desenvolver a inteligência?

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
É possível desenvolver a inteligência

Todo mundo quer ser inteligente. Mas, afinal, o que é isso? Segundo os psicólogos, não há somente um tipo de inteligência, mas sim, oito delas: interpessoal, corporal, linguística, lógica, naturalista, intrapessoal, espacial e musical. Todas essas podem ser desenvolvidas e treinadas, de acordo com diversos comportamentos que adotamos ao longo da vida.

Estudos de psicólogos comprovam que as pessoas podem desenvolver sua inteligência por meio de treinamentos. Por exemplo, um atleta, que treina diariamente suas habilidades corporais, com certeza é mais inteligente do que quem não pratica nunca. E não são apenas as crianças que desenvolvem a inteligência, os adultos também podem.

Como desenvolver a inteligência?

1 – Exercícios de memória

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que adultos que praticaram exercícios de memória se saíram melhores em provas de raciocínio lógico. Nesses exercícios entram as palavras-cruzadas, jogos da memória e adivinhações.

2 – Avançar nos estudos

Quanto mais estudamos, maior capacidade de assimilação adquirimos. A Universidade de Cornell, de Nova Iorque, concluiu em uma pesquisa que cada ano de estudo regular acrescenta vários pontos ao nosso QI. Por isso, não termine seus estudos com a escola! Siga em frente com a faculdade, pós-graduação, mestrado, doutorado.

3 – Atividades desafiadoras

Profissionais que trabalham com tarefas complexas, desafiadoras e que precisam resolver problemas tornam-se pessoas com maiores resultados em testes de QI. E o contrário também acontece, pois trabalhando com tarefas que não exigem raciocínio, perdemos a nossa capacidade de resolver questões.

4 – Viver novidades

Tudo que já estamos acostumados não é desafiador. Por isso que, quando praticamos atividades que não estamos habituados, precisamos nos esforçar muito mais, o que gera aumento da nossa inteligência. Busque sempre novas atividades: um esporte diferente, aula de línguas ou o que você tiver vontade.

5 – Estude música

A música é extremamente estimulante para o cérebro. As crianças que estudam música tendam a se tornar adultos mais inteligentes, e os adultos que continuam a praticar música permanecem com a atividade cerebral ativa. Aposte nessa estratégia!

Acreditar em si mesmo

Inteligência também tem tudo a ver com confiança. Quando nos sentimos aptos, capazes e prontos para enfrentar um desafio, temos mais chances de sermos bem sucedidos. Justamente por isso que, além de trabalhar as técnicas que promovem inteligência, é fundamental um trabalho de autoestima, autoconhecimento e motivação para quem quer desenvolver essa característica. Para isso, contar com a ajuda de um psicólogo é fundamental.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.