Deficiência Intelectual

Deficiência Intelectual

Entendendo

A deficiência intelectual se caracteriza pela menor capacidade de raciocínio do portador em relação a outras pessoas, ou seja, o paciente que possui essa deficiência tem limitações ao se comunicar, aprender, exercer atividades que pra outras pessoas seriam comuns, o paciente consegue realizar todas as tarefas só que em maior tempo do que a maioria das pessoas.

Um dos grandes causadores da deficiência intelectual são fatores externos durante a gravidez, ou vícios que a antecederam, como uso de drogas, cigarro ou álcool ou mesmo fatores genéticos.

A pessoa com deficiência intelectual, desde criança enfrenta uma série de processos para melhoria do seu dia a dia, processos esses como orientação dos pais, adaptação à vida social, lazer, saúde, segurança entre outros.

Na Sociedade

Infelizmente, a pessoa que possui esse tipo de deficiência ainda é muito discriminada na sociedade, na escola e até mesmo dentro da família. O papel do psicólogo nesse cenário é de instrui-lo sobre que não é porque ele é de certa forma diferente que tem de ser excluído das funções de uma pessoa normal. Então a inclusão é a palavra chave para essa deficiência. A deficiência se não tratada pode levar o individuo a excluir-se do âmbito social.

Tem de ser perfeitamente comum uma pessoa com deficiência intelectual estudar, brincar, aprender coisas novas, ter relacionamentos e uma vida como qualquer outra.

Terapia e Aconsenhamento Familiar

A família na vida da criança com essa deficiência é de suma importância, então é necessário que a família esteja preparada para lidar com as frustrações, ao tempo que a criança vai precisar para aprender.

No decorrer da terapia de instrução de pais, eles aprendem a incentivar a criança a ser independente, deixando-a comer sozinha, vestir-se, tomar banho. Designar responsabilidades diárias, como tarefas do dia a dia, tais como arrumar a cama, guardar os brinquedos, caso ele não consiga deve-se mostrar novamente como fazer e elogia-lo quando conseguir realizar. Ele irá aprender tudo quanto ensinar, só vai levar mais tempo que as outras crianças que não tem a deficiência.

O mais importante é que os pais fiquem sempre a par do que está acontecendo com seu filho. Na escola, nunca falte às reuniões, procure conversar com os professores, de como melhorar tudo quanto eles ensinam com atividades em casa.

Se você tem mais alguma duvida na qual eu possa esclarecer, entre em contato comigo via e-mail ou pedindo que eu te ligue na aba “PEDIR QUE O PSICOLOGO ME LIGUE”.

Autora: Thaiana Brotto< (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.