Casamento versus Trabalho

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
Casamento e Trabalho

Como equilibrar esse duelo?

Tudo que acontece na nossa vida afeta a forma como lidamos com as situações do nosso dia a dia. Assim, é perfeitamente normal que os problemas que temos no trabalho – uma das principais esferas da nossa rotina – afetem também, até certo ponto, questões relacionadas à casa, aos relacionamentos e, em muitos casos, ao casamento. Quando você perceber que existe uma batalha crescente entre os dilemas que você vive no trabalho e os conflitos no ambiente familiar é hora de fazer uma pausa, tentar se reequilibrar e, por que não, procurar um psicólogo?

Para que se possa viver com tranquilidade e não deixar que problemas sem relação direta entre si acabem gerando novas complicações, é preciso saber separar as situações. Entender a melhor maneira de administrar conflitos e ter a capacidade de isolar a vida pessoal e o casamento da rotina no trabalho são características essenciais. Mas, como fazer tudo isso?

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Equilibrando a vida no trabalho com o casamento

Não conseguir separar problemas do trabalho com o que ocorre no casamento (e vice-versa) é algo que traz sofrimento para muitas pessoas. Porém, é preciso entender que aprender a lidar com essa situação pode ser difícil, já que estamos lidando com sentimentos que aparecem em situações diferentes, mas que fazem parte de uma só pessoa.

O primeiro passo para entender como trazer mais equilíbrio para a vida é determinar quais são as barreiras que causam os problemas. As dificuldades no trabalho podem ter relação com a insegurança quanto à manutenção do emprego, a falta de tempo para cumprimento de tarefas, a pressão dos superiores, a insatisfação e demais situações que geram estresse e desgaste emocional e psicológico. No casamento, a falta de conexão com o parceiro, o desânimo, o peso da rotina e demais questões podem ser problemáticas.

Porém, uma vez que estas questões são determinadas, fica mais fácil saber como reagir frente a elas e buscar uma forma de tentar solucioná-las. O mais importante é não deixar que o problema que está em um lado da moeda afete a outra face e acabe trazendo consequências ruins para os dois casos.

É preciso entender que o casamento e o trabalho são duas instituições separadas e a forma como lidamos com elas também deve ser. Desse modo, um problema de casa precisa ser esquecido ao chegar no trabalho – assim como o contrário – para que se possa lidar melhor com cada situação.

Como um psicólogo pode ajudar

A psicoterapia é muito eficiente para lidar com essa questão de duas formas distintas. A primeira delas é com a psicoterapia individual, na qual o paciente busca formas de alcançar a harmonia na relação trabalho-casamento e aprende, com ajuda do psicólogo, a separar essas duas esferas da vida. A segunda é por meio da terapia de casal, na qual os dois contam com o apoio de um profissional para restaurar a harmonia no casamento.

Esse tipo de terapia é muito eficiente em fazer com que o casal se reconecte, encontre formas de aprender a lidar com seus problemas, tomem decisões juntos que sejam adequadas para as duas partes envolvidas no casamento e, assim, aprendam a conviver com os problemas externos e internos da relação, que acabam afetando a vida como um todo.

O segredo para ter um casamento feliz e conseguir trabalhar com prazer é encontrar o equilíbrio e aprender a tomar decisões. Uma delas, inclusive, é iniciar uma terapia, que pode ser uma forma eficaz de alcançar estes objetivos.

Quer saber mais sobre terapia de casal?

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Outros textos que podem lhe interessar