Ansiedade e distúrbio do sono: dicas para amenizar o problema

Categoria dos serviços do psicólogo: ansiedade
Ansiedade e distúrbio do sono: dicas para amenizar o problema

Você sofre de ansiedade e distúrbio do sono? Experimente estas dicas para melhorar os problemas do sono e gerenciar sua ansiedade.

Distúrbio do sono é uma característica comum dos problemas de saúde mental, e a ansiedade não é exceção. Você não precisa ter um transtorno psicológico de ansiedade diagnosticado para sentir o impacto que o estresse e a preocupação causam nos seus padrões de sono.

Então, o que vem primeiro, a ansiedade ou o distúrbio do sono? A relação entre problemas de distúrbio no sono e a ansiedade é bidirecional. Isso significa que os problemas do sono podem causar ansiedade, e a ansiedade pode atrapalhar seu sono. E, assim como a ansiedade, os problemas do sono podem afetar você, suas emoções, relacionamentos, seu bem-estar físico e mental. Distúrbios do sono e ansiedade possuem um forte relacionamento.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de ansiedade, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Distúrbio do sono pode colocá-lo em risco de perder o trabalho, ter mal desempenho acadêmico, risco de acidentes e desenvolver problemas de saúde como problemas cardíacos, hipertensão, derrame e diabetes.

Se você está sendo tratado de insônia crônica em um consultório psicológico é essencial expressar quaisquer preocupações que você tenha. E também falar sobre como a ansiedade afeta sua vida cotidiana. Apenas tratar o distúrbio do sono sem tomar medidas para administrar a ansiedade e reduzir o estresse dificilmente surtirá efeito.

Como tratar corretamente a ansiedade e o distúrbio do sono

Depois de conversar com seu médico sobre o seu distúrbio do sono, eles podem encaminhá-lo para uma clínica do sono para obter mais informações. Profissionais de saúde mental também podem fornecer educação para o sono e ajudá-lo a elaborar um plano de ação para dormir durante a noite.

Para tratar a ansiedade e distúrbio do sono a terapia é um excelente caminho. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma forma de psicoterapia baseada em evidências que podem ajudá-lo a controlar seu pensamento ansioso.

Dicas para melhorar o sono e a ansiedade

Confira algumas dicas para amenizar seus problemas de sono e ansiedade.

Mexa-se: exercícios físicos são excelentes para diminuir a ansiedade e melhorar o sono. Mas evite se exercitar antes de dormir, pois isso pode mantê-lo acordado. Exercitar-se pela manhã ou à tarde pode ajudá-lo a recuperar o ciclo de sono e de vigília e também a tratar a insônia ou a apneia do sono.

Crie um ambiente de descanso: o controle da luz, do som e da temperatura pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono. Quanto mais escuro, mais silencioso e mais frio você puder manter seu quarto, maior a chance de acalmar sua mente e adormecer. Tomar um banho quente um pouco antes de dormir também pode ajudar a baixar a temperatura do corpo e a adormecer mais rapidamente.

Limite de cafeína e álcool: bebidas estimulantes como cafeína e álcool antes de dormir pode não ser uma boa ideia. A cafeína irá mantê-lo acordado e o álcool pode agravar distúrbios do sono como a apneia, por exemplo. Beba muita água durante o dia, mas não beba muito antes de dormir, pois as idas noturnas ao banheiro podem deixá-lo ansioso e alerta.

Acalme sua mente: existem muitas técnicas de relaxamento que podem ajudá-lo a acalmar sua mente ao longo do dia e a melhorar o sono. A meditação, ioga e exercícios de respiração podem ajudá-lo a silenciar sua mente ansiosa.

Desconecte-se: seu Smartphone, tablet e TV emitem luz que mantém o cérebro desperto. Portanto, limite-os uma hora antes de dormir. Verificar e-mails ou fazer um trabalho antes de dormir também pode desencadear pensamentos ansiosos e dificultar o relaxamento. Em vez disso, considere ouvir música ou ler um livro para aquietar sua mente.

Peça ajuda: gerenciar a ansiedade para melhorar o sono pode ser muito mais complicado. Isso porque podem estar relacionados a problemas mais graves e profundos. Por isso, nem sempre essas dicas irão resolver. Quando isso acontecer, não hesite em pedir ajuda para um psicólogo.

Conforme vimos, a ansiedade e o distúrbio do sono normalmente estão relacionados e um alimenta o outro. Com algumas mudanças de hábito simples, é possível melhorar esses problemas.

Gostou desse artigo? Então pode se interessar por esse: Estresse, raiva ou ansiedade

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Angústia

    Angústia
    A angustia é um sentimento que incomoda e que muitas vezes tira o nosso sono. Mas há o que se possa fazer para atenuar o sentimento, tornando sua vida mais leve
  • Você é uma pessoa inquieta?

    Você é uma pessoa inquieta?
    Se você é uma pessoa inquieta, saiba o que você pode fazer para melhorar sua vida social, conjugal, profissional e principalmente o seu bem estar.
  • Nervosismo antes de fazer uma prova

    Nervosismo antes de fazer uma prova
    Nervosismo antes de fazer uma prova é muito comum. Seja no vestibular, na escola, trabalho ou até na hora de tirar a habilitação, o nervosismo está sempre presente. Entenda como o psicologia explica.

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.