Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Psicóloga ensina como lidar com uma pessoa narcisista

Como lidar com uma pessoa narcisista

Uma pessoa narcisista expressa seu desdém e menosprezam as demais a fim de preservar sua própria imagem, dificultando qualquer tipo de relacionamento.

Arrogância, orgulho, pedantismo, vaidade, esnobismo. Parecem virtudes contrárias ao que moralmente consideramos como “valores de bem”.

Mas estes adjetivos presumem uma personalidade maldosa ou afetada por algum tipo de problema e transtorno comportamental? Segundo psicólogos, esses e mais algumas outros sintomas pode caracterizar uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista.

As pessoas com esse transtorno podem ser difíceis de lidar. Leia o artigo e veja o que são pessoas com transtorno de personalidade narcisista e como lidar com elas.

O que é uma pessoa narcisista?

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





Narcisistas parecem simples e e descomplicadas de avaliar e identificar. No entanto, não é bem assim. Psicólogos geralmente classificam os narcisistas em diferentes níveis.

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é o nome dado às pessoas que sofrem deste comportamento.

Diferentemente do que afirma-se em textos de internet, ele não está associado exclusivamente a pessoas famosas, já que o narcisismo não possui ligação direta com posições socioeconômicas, e sim como a própria pessoa se percebe. E mais, como essa pessoa atribui valor e importância a si mesma.

Pessoas com TPN estão absolutamente convencidas de que são melhores, distintas e mais especiais do que as demais.

Por quê?

Essa relação hierárquica de impressão é caracterizada por determinados padrões de grandeza que assumem formas variadas, desde comportamentos auto-veneração até prepotência, que pode ser do aspecto físico-estético até o lado intelectual.

A incessante busca pela auto-admiração leva a pessoa com TPN a elevar a sua autoestima, porém desencadeando formas de não empatia entre suas relações pessoais.

Esse distanciamento, muitas vezes, termina por isolar a pessoa de seu meio tornando-a mais potencialmente “especial” em relação às demais.

A “escolha” por pessoas que lhe admiram tende a criar satélites que orbitam ao seu redor. A tendência narcisista terminam, muitas vezes, por ser reconhecida por estas pessoas aduladoras.

O papel destas pessoas desestimulam o diagnóstico e o entendimento pelo qual a pessoa narcisista possa se reconhecer com este transtorno.

>>> Leia também: Amor Próprio.

Como lidar com uma pessoa narcisista?

Na verdade, uma pessoa narcisista não é tão apreciada em meios sociais, justamente por ser facilmente reconhecida. Em geral, os psicólogos que estudam este transtorno afirmam que existem tipos de narcisistas que possuem traços diferenciados entre si. Veja!

1) Lideranças

normalmente a pessoa narcisista estima ou procura cargos de responsabilidade e/ou posições de liderança, dado que, neste sentido, pode com facilidade comandar, chefiar e influenciar seus subordinados. Tais comportamentos de liderança podem tornarem-se autoritários e sádicos, pela natureza do poder.

O que fazer?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A pessoa colaboradora e subordinada pode perder a sua motivação e o comprometimento na hora de realizar um bom trabalho, o que pode resultar em aumento stress e queda na produtividade.

Para lidar com um superior com tendências narcisistas, reconheça seu perfil, tratando de ser mais flexível e procurando se adaptar ao seu perfil. Manter o controle é essencial para restabelecer o equilíbrio emocional.

2) Vício da autoadmiração

uma relação com uma pessoa narcisista a longo prazo, torna-se quase impossível manter vínculo. Por esta razão, seus relacionamentos muitas vezes são efêmeros e curtos.

Qual é o seu nível de:

ANSIEDADE
ESTRESSE
DEPRESSÃO
FAZER O TESTE

O que fazer?

A pessoa narcisista alimenta o seu ego constantemente. Portanto, o relacionamento para ela faz parte de seu jogo de poder. Os compromissos tendem a se adaptar de forma que possam se sentir dominantes da situação, especiais e importantes.

Situe-o em sua trajetória de relações partidas, e expectativas abandonadas. Estipule limites e não se ponha em circunstâncias de dependência dele.

3) Privilégio em todos os momentos

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

a pessoa com TPN normalmente permanece desconfortável em todos os ambientes, pois a sua necessidade de criar privilégios para si é constante.

Tanto na hora de enfrentar algum contexto de multidão, como filas, trânsito, chamadas, discussões abertas, gastos financeiros, entre outras. Para ele, a imagem estética e o status vem em primeiro lugar.

O que fazer?

O discurso sempre se situa na auto-referência, girando em torno de si. Sempre aguarda a confirmação de suas atitudes perante os outros. Ao se confrontar com situações assim, a neutralidade em determinados momentos é importante.

Não compre guerras desnecessariamente. Quem vê a concorrência para si só é ele. Às vezes, a rejeição e neutralidade possa agir positivamente. Compreenda o seu transtorno, observe, mas não dê vida à sua superficialidade. Mantenha suas opiniões e franqueza para si.

Oriente um tratamento psicológico

Ele falará sempre sobre si mesmo, em relação a tudo na sua vida e dará opiniões decretando o fim das conversas.

Algumas vezes, as pessoas narcisistas podem parecer divertidas e até excêntricas, no entanto, pouca gente sabe que este é um transtorno que acomete 1% da população.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

O Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) realmente é complexo pelo fato da pessoa dificilmente se reconhecer como narcisista.

Diante desses sintomas estão ocultos emoções reprimidas, temperamento e qualidades de inferioridade. A constante necessidade de bajulação narcisista evidencia a sua dependência em relação aos outros, apesar de parecer o contrário.

Para isso, uma pessoa com TPN, precisará criar mecanismos de autoestima sem se prender a jogos de poder, para que consiga acreditar em si mesma. Deve-se buscar desenvolver o seu amor próprio, mas não seu ego, estimulando e trabalhando com sua humildade.

Para os psicólogos, o narcisismo possui formas e graus de transtorno. Por esta razão, na maioria das vezes, terá tratamentos diferenciados. Embora, o transtorno possa ser tratado, o processo terapêutico pode ser complexo e não tão breve.

Buscar ajuda de um psicólogo levará à pessoa a compreender a sua natureza interna de sentimentos, bem como ela relaciona com essa sua exposição.

Você também pode se interessar em ler sobre: Rejeição e Complexo de Inferioridade

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

14 comentários em “Psicóloga ensina como lidar com uma pessoa narcisista

  1. olá, boa tarde.
    acredito que meu noivo possa ter essa personalidade, pois muitas coisas que li, acontecem.
    ele já fez tratamento, porém não continuou a ir, não sei por que, ele também sofre de compulsão sexual, e ele tem negligenciado ir ao medico, mesmo vendo como tem estado frustrado, raivoso e aparentemente muito exausto mentalmente, e querendo ou não, é o relacionamento que sofre, eu tenho feito terapia sozinha, tem ajudado muito, já sugeri varias vezes para fazermos juntos e até marquei, mas chegou no dia, ele arrumou uma desculpa e acabamos não indo, sabe realmente é muito dificil, mas amo ele e sei que por tras de tudo isso, tem uma pessoa incrivel e forte, sem saber como fugir dessa situação que já se permea por muito tempo, já que isso acontecia antes de nos conhecermos… o passado dele é bem perturbador, para quem olhar de fora, eu só quer uma dica, sei lá uma ajuda para poder ajudar ele também, pois independente dele ser assim, também passou muito perrengue comigo, me apoiando, do meu lado, porém tem estado mais complexa essa questão.

    • Olá, lidar com uma pessoa que sofre desse transtorno não é fácil e exige de seu parceiro muita empatia e paciência. O primeiro passo para tratar desse transtorno é que a pessoa reconheça que precisa de ajuda, e a aceite, essa conscientização pode ser feita através de muito diálogo, indicação de livros e vídeos por exemplo. Buscar ajuda de um psicólogo levará à pessoa a compreender a sua natureza interna de sentimentos, e como ele afeta todos ao seu redor. Abraços

  2. Boa tarde, li sobre o narcisista e minha nora tem todos esses sintomas mora em minha casa e faz meu filho de gato e sapato. Como devo agir nessa situação estou quase entrando em depressão por não poder falar nada. Ela vai a piscicologa , mas acho que ainda não identificaram realmente o que ela tem. Obrigado por esse desabafo estava precisando.

    • Olá, compreendo, situações assim são comuns, nesse caso é viável tentar conversar com ela de forma sútil e pontuar os sintomas que as vezes a própria pessoa ainda não identificou. Abraços,

  3. Olá, meu esposo vem se tornando cada dia mais uma pessoa difícil de conviver, eu li a matéria percebi, que muito pontos, são parecidos com a suas atitudes. Confesso que não estou tendo paciência e sabedoria para lidar com a situação e que isso pode acabar com meu casamento, ou eu adoecer enfim… Ele não aceita ouvir e compreender que ele está errado.
    Desculpe pelo desabafo, mais pude identificar o que vem acontecendo com ele.
    Abraço ótima materia

    • Obrigada pelo seu comentário e espero que conteúdo tenha te ajudado de alguma maneira. O melhor caminho para pessoas narcisistas é a busca de um tratamento especializado. Abraços,

  4. Oi eu já percebo algum tempo que meu esposo tem esse transtorno mais nunca expus a situação, hj fui expôr e ele separou de mim, estou arrasada ele falou que não tem isso que ele não é assim que se eu acho isso dele tenho que arrumar um que não tem etc etc etc tô bem triste e não sei como resolver a situação, me identifiquei muito com alguns comentários tenho tido paciência agora ele não me responde maisnao me atende não quer falar cmg , preciso mesmo de ajuda !

    • Olá, sugiro que avalie a possibilidade de agendar uma consulta pra você com um psicólogo afim que ele consiga te ouvir profundamente e te ajude a cuidar de sua saúde emocional para lidar com essa situação. Abraços

  5. Estou separada da minha ex, pois percebi que ela é uma pessoa exatamente como está nos textos..Ela é uma pessoa manipuladora e mto.mto complicada. Sei que faz terapia mas pelo que percebo não vejo melhora. Eu não consigo dialogar com ela…faço terapia tb pra tentar melhorar minha auto estima que ela ao longo da relação conseguiu tirar. Me tornei uma dependente afetiva e ela percebeu isso e joga toda a responsabilidade em cima de mim. Eu tenho sofrido mto porque tenho um sentimento por ela. Quero me libertar..na realidade queria inverter o jogo que ela faz comigo.Como devo agir?

    • Olá, primeiramente você deve buscar um profissional especializado em relacionamentos abusivos, ele entenderá seu caso detalhadamente e te dará ferramentas para saber como agir. Abraço

  6. Lendo a matéria pude perceber que o meu marido sofre deste transtorno, a convivência é muito difícil, pois tenho que ter muita paciência, as vezes perco e acabo batendo de frente, sei que esta não é a solução, acabo falando o mínimo pra não brigarmos, como posso ajudá-lo, já que não reconhece e nem busca ajuda.

    • Olá, já que ele não deseja buscar ajuda, você pode consultar um profissional especializado nessa área para ter ferramentas para lidar com ele ou convencê-lo a se tratar. Abraços

  7. Meu marido tem essas características narcisista,as pessoas se afastam dele e eu adoeci muito emocionalmente depois do convívio com a personalidade dele, agora estou em tratamento com terapia e estou buscando conhece para aprender a lidar com as dificuldades dele e não deixa as duas manipulações afetarem a muito bom os esclarecimentos dessa matéria…

    • Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e que também tenha buscado ajuda, que você fique bem logo! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *