Expectativas: a importância de encontrar um limite

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Importância de encontrar um limite

Quando depositamos muitas expectativas em coisas ou pessoas, corremos o risco de nos frustrar. Por isso é importante encontrar limites na hora de criar expectativas. Mas como defini-los? É legal viver sempre com o pé atrás?

Segundo os psicólogos, as expectativas exageradas causam mais do que frustração, trazendo, também, insegurança e dor. Por isso, precisamos entender que a felicidade e o bem-estar podem ser encontrados em coisas mais simples do que imaginamos, porque estão diretamente ligados ao essencial.

O que vemos na prática é que as expectativas, bem como o conceito de felicidade, são relativas e variam muito de pessoa para pessoa. Dependem muito do contexto em que se vive, as vivências e como estas marcaram a vida.

Mas o outro lado da mesma moeda mostra que não dá para viver sem expectativas. Afinal, são elas que dão sentido à nossa vida. Você já deve ter ouvido falar que precisamos sempre ter sonhos porque sem eles não há o que esperar a não ser a morte.

Qual o seu limite?

Os significados de expectativa

Quem tem baixa expectativa não espera retorno, não acredita e, por isso, não investe, não aprende e nem ensina. Triste, não? Aqui cabe lembrar o que significa o termo expectativa: é o estado ou qualidade de esperar algo que seja viável ou provável que aconteça; um grande desejo ou ânsia por receber uma notícia ou presenciar um acontecimento que seja bom, positivo.

A palavra também é utilizada para designar a condição de alguém que tem esperança em algo que foi baseado em promessas ou visibilidade de se tornar realidade.

Segundo o site “Significados”, o sentimento de expectativa só pode existir na ausência da realidade, ou seja, quando o objeto que motiva a expectativa ainda não se tornou viável e real, sendo apenas uma condição presente no desejo de posse do indivíduo, por exemplo.

Outra característica necessária para que possa existir a expectativa é a previsão, informação ou condição que sustente esta esperança. Caso contrário, a chamada “expectativa” não passaria de uma “ilusão” ou utopia.

Sendo assim, ter uma expectativa não tem a ver com o esperar no sentido de não fazer nada para tal, apenas ficar esperando que aconteça. Mas, afinal, qual a dose certa para que a expectativa não passe dos limites e se transforme em ansiedade, que como sabemos, pode trazer grande desconforto para as pessoas. Como dosar a expectativa para que ela não atrapalhe nossa felicidade?

Apostas geram exigências

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Para cada caso é necessário um ajuste de expectativa. Dependendo da situação, é preciso pensar qual o tamanho da expectativa que vamos depositar naquilo. É preciso, ainda, certo cuidado para não impor as nossas expectativas para os outros porque as escolhas são feitas de forma individual. Faça a sua aposta, mas não se esqueça de pensar sobre quais as exigências vão surgir a partir do que você colocar como expectativa.

Prepare-se para falhar e até para encarar a frustração caso as coisas não ocorram da maneira como você espera. E não deixe que o medo te paralise. Se você não conseguir fazer sozinho toda esta reflexão proposta, procure um psicólogo. Ele é o profissional adequado para te ajudar a entender que cada ser humano é único, tem seus próprios limites e deve ser encorajado e orientado para saber como dosar suas expectativas.

Desenvolver um trabalho para o seu autoconhecimento vai te ajudar a controlar suas expectativas.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.