Psicossomatização
Os problemas da nossa mente podem se tornar problemas também para o nosso corpo. Por isso, quando algo não vai bem com a saúde mental, os outros órgãos são diretamente afetados através da psicossomatização.
Isso acontece porque o nosso corpo reage aos estímulos da nossa mente quando vivemos sentimentos em intensidade, emoções e traumas.
Quando não cuidamos da mente, o corpo reage
A psicossomatização é o termo usado pelos psicólogos para se referir a esse fenômeno e os estudos das doenças psicossomáticas avançaram muito.
Atualmente, não se faz mais uma divisão ente corpo e mente, pois se entende que tudo está interligado e que os comportamentos e emoções são produtos do contexto em que vivemos.
Quem nunca ouviu um comentário “fulana emagreceu porque está com depressão” ou “a gastrite dele é resultado da ansiedade“. E os comentários não estão incorretos.
Alguns médicos costumam chamar as doenças de psicológicas quando, após diversos exames e testes, não encontram uma razão para elas. Essas doenças psicológicas são as psicossomáticas.
Portanto, é sempre importante considerar o contexto e o momento de vida de um paciente ao fazer um diagnóstico. Muitas vezes a causa de determinado sintoma está justamente nas vivências do dia a dia.
Quando se coloca muita intensidade em uma situação, ou algum conflito está tomando toda a sua preocupação, é comum que o corpo reaja com manifestações físicas desse estresse ou ansiedade.
Algumas doenças psicossomáticas
São diversas as doenças que podem ter como motivo o fundo emocional. No entanto, algumas são mais comuns. Entre elas:
- Problemas gastrointestinais;
- Crises respiratórias;
- Doenças cardiovasculares;
- Doenças dermatológicas;
- Dores nas articulações.
Como tratar as doenças psicossomáticas?
Ter uma doença psicossomática não significa que a doença, de fato, não exista. Muito pelo contrário, a pessoa realmente está vivendo uma situação de sofrimento e, como consequência, a doença está se manifestando. Por isso, é preciso procurar o tratamento adequado.
Muitas vezes, o tratamento médico pode até surtir algum efeito, diminuindo os sintomas ou aliviando as dores da doença.
No entanto, esse tratamento não está agindo no foco da doença: os sentimentos e situação que a causam. O psicólogo é o profissional capacitado para tratar as doenças psicossomáticas, lidando com a origem do problema.
Através da psicoterapia, o paciente perceberá quais os aspectos da sua vida que estão causando desconforto, angústia, preocupação ou stress. É possível identificar o ambiente que está causando o problema e o contexto dessa situação.
A partir dessa identificação, o psicólogo consegue ajudar a lidar com esse trauma, oferecendo estratégias para administrar as situações e até dando conselhos.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Nervosismo antes de fazer uma prova
Nervosismo antes de fazer uma prova é muito comum. Seja no vestibular, na escola, trabalho ou até na hora de tirar a habilitação, o nervosismo está sempre presente. Entenda como o psicologia explica.
Quando o corpo sente o que a cabeça cria
Dores no corpo, na cabeça, mal-estar e outros, mas quais desconfortos físicos podem estar ligados simplesmente aos nossos pensamentos, medos e tristeza?
Ansiedade e tristeza podem crescer quando os eventos traumáticos fazem aniversário
A lembrança de eventos traumáticos pode causar danos à nossa mente e emoções, seja lá qual fato tenha ocasionado a origem do trauma: a perda de um ente querido, um ato de violência sofrido ou um acidente que deixou sequelas
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana F. Brotto
CRP 06/106524 – São Paulo
FORMAÇÃO
Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC