Psicossomatização

Categoria dos serviços do psicólogo: ansiedade
Psicossomatização

Os problemas da nossa mente podem se tornar problemas também para o nosso corpo. Por isso, quando algo não vai bem com a saúde mental, os outros órgãos são diretamente afetados através da psicossomatização.

Isso acontece porque o nosso corpo reage aos estímulos da nossa mente quando vivemos sentimentos em intensidade, emoções e traumas.

Quando não cuidamos da mente, o corpo reage

Valor Consulta Psicóloga Cristiane

A psicossomatização é o termo usado pelos psicólogos para se referir a esse fenômeno e os estudos das doenças psicossomáticas avançaram muito.

Atualmente, não se faz mais uma divisão ente corpo e mente, pois se entende que tudo está interligado e que os comportamentos e emoções são produtos do contexto em que vivemos.

Quem nunca ouviu um comentário “fulana emagreceu porque está com depressão” ou “a gastrite dele é resultado da ansiedade“. E os comentários não estão incorretos.

Alguns médicos costumam chamar as doenças de psicológicas quando, após diversos exames e testes, não encontram uma razão para elas. Essas doenças psicológicas são as psicossomáticas.

Portanto, é sempre importante considerar o contexto e o momento de vida de um paciente ao fazer um diagnóstico. Muitas vezes a causa de determinado sintoma está justamente nas vivências do dia a dia.

Quando se coloca muita intensidade em uma situação, ou algum conflito está tomando toda a sua preocupação, é comum que o corpo reaja com manifestações físicas desse estresse ou ansiedade.

Algumas doenças psicossomáticas

São diversas as doenças que podem ter como motivo o fundo emocional. No entanto, algumas são mais comuns. Entre elas:

• Problemas gastrointestinais;
  • Crises respiratórias;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças dermatológicas;
  • Dores nas articulações.

Como tratar as doenças psicossomáticas?

Ter uma doença psicossomática não significa que a doença, de fato, não exista. Muito pelo contrário, a pessoa realmente está vivendo uma situação de sofrimento e, como consequência, a doença está se manifestando. Por isso, é preciso procurar o tratamento adequado.

Muitas vezes, o tratamento médico pode até surtir algum efeito, diminuindo os sintomas ou aliviando as dores da doença.

No entanto, esse tratamento não está agindo no foco da doença: os sentimentos e situação que a causam. O psicólogo é o profissional capacitado para tratar as doenças psicossomáticas, lidando com a origem do problema.

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Através da psicoterapia, o paciente perceberá quais os aspectos da sua vida que estão causando desconforto, angústia, preocupação ou stress. É possível identificar o ambiente que está causando o problema e o contexto dessa situação.

A partir dessa identificação, o psicólogo consegue ajudar a lidar com esse trauma, oferecendo estratégias para administrar as situações e até dando conselhos.

• A Ansiedade e o Pensamento

Ansiedade e Pensamento
    A ansiedade é um comportamento que pode ser considerado normal, pois ajuda antecipar algo que possa estar acontecendo e não sabe-se o desfecho ou quem sabe até mesmo imaginar uma probabilidade para apoiar mais na segurança de um resultado
  • Ansiedade Generalizada…

Ansiedade Generalizada com consultório do psicólogo em São Paulo
    Todos nós sentimos ansiedade em vários momentos da vida. Mas se for um transtorno de ansiedade generalizada ela pode lhe prejudicar. Veja o que fazer.

Ansiedade pode ser a causa de alguns problemas sexuais
    A ansiedade é uma doença moderna que pode impactar todas as áreas da nossa vida. Dentre elas, os relacionamentos e a vida sexual são enormemente influenciadas por quadros de ansiedade, aflição e angústia generalizada. Entenda como um psicólogo pode ajudar

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo