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Soft skills: por que eles são importantes para a sua carreira

Soft skills: por que eles são importantes para a sua carreira

Os soft skills consistem nas habilidades emocionais que uma pessoa apresenta no ambiente corporativo, principalmente no que diz respeito às interações pessoais.

O mundo empresarial é cheio de processos e trâmites, por isso, cada vez mais requer profissionais preparados e competentes para os cargos em questão. Nesse cenário, surgem os chamadas soft skills.

De modo geral, os soft skills consistem nas habilidades emocionais que uma pessoa apresenta no ambiente corporativo. De acordo com psicólogos, os soft skills são apresentados por meio de:

  • Comunicação.
  • Interação.
  • Empatia.
  • Resiliência.
  • Colaboração.
  • Senso de urgência.
  • Equilíbrio emocional.
  • Facilidade em trabalhar sob pressão.
  • Facilidade para trabalhar em equipe.

Entenda as diferenças entre soft e hard skills

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






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É válido diferenciar os soft skills dos chamados hard skills. Em suma, esse segundo termo pode ser definido como as habilidades técnicas de um profissional, como domínio da área, conhecimento em um segundo idioma e outras competências requeridas para determinados cargos. 

Apesar dos hard skills serem extremamente importantes, muitas corporações erram ao considerarem essas características como as únicas a serem avaliadas em um novo profissional – leia dezenas de artigos sobre crescimento profissional e pessoal.

Imagine, por exemplo, um especialista em Banco de Dados, o melhor programador do mercado, capaz de criar os sistemas mais complexos e revolucionários. Muito bacana, né? Aparentemente sim.

Entretanto, pense nesse mesmo colaborador por um ângulo emocional, imagine se ele fosse péssimo no trabalho em equipe, comunicação com seu superior e interação com os outros funcionários.

Primeiro que a empresa teria um sério problema em guardar todos os conhecimentos e habilidades em apenas uma pessoa. Afinal, tudo que é bom deve ser dividido, certo?

Segundo, muito provavelmente os outros colaboradores se sentiriam coagidos, pouco importantes ou confusos, tudo isso por conta da contratação de um profissional com um ótimo hard skills e péssimo soft skills

Qual é a importância dos soft skills para sua empresa?

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Para uma corporação se manter competitiva no mercado, é necessário mais do que um CEO antenado e um comercial engajado. É essencial que todos os colaboradores estejam na mesma página e entendam aquilo que é importante para os negócios: resultados. 

Entretanto, apesar dos resultados serem o mecanismo que mantenha todos focados, nem sempre são suficientes para deixá-los motivados.

Desse modo, os soft skills são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Por meio dessas habilidades, é possível não apenas criar um local mais leve de atuação, mas também um espaço sadio de interação, aberto para novas ideias e otimização dos processos.

Veja como desenvolver os soft skills na sua equipe

Os soft skills são aspectos essenciais para o relacionamento entre os membros de uma corporação, por isso devem ser desenvolvidas todos os dias nesse espaço. Como é papel do psicólogo ajudar as pessoas, separamos algumas dicas de como fazer isso. 

Aprenda a gerenciar seu tempo

Todo líder deve aprender a gerenciar o seu tempo, principalmente num cargo como esse, que exige uma agenda cheia de compromissos. Desse modo, quando a liderança aprende a gerenciar o tempo com qualidade e mais assertividade, é muito mais simples de replicar para a equipe. Esse passo é essencial para um time mais produtivo e ciente de todas as metas, objetivos e processos envolvidos nas atividades do dia a dia.

Crie uma cultura de feedback

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Em suma, o feedback é caracterizado como um retorno. Ou seja, no ambiente corporativo, consiste em uma reunião periódica em que tanto o líder quanto os colaboradores têm a oportunidade de expor ideias, conflitos e resultados.

É importante que as reuniões de feedback sejam produtivas para ambas as partes, isso quer dizer que o líder deve pontuar as ações positivas dos funcionários, como forma de incentivo, e os pontos a melhorar, como forma de desenvolvê-los. Além disso, o gestor deve deixar um espaço para o colaborador falar, sempre escutando suas ideias e dificuldades.

Reconheça o potencial da sua equipe

Quem não gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho e, principalmente, pelo seu perfil? Essa é uma das ações que mais motiva uma equipe. 

Por isso, é importante que o líder saiba reconhecer o potencial de sua equipe. E isso quer dizer que as recompensas são essenciais. Uma apresentação de resultados, bonificações e distribuição de brindes são pequenas ações capazes de manter todos motivados.

Estimule sua equipe

Entenda quais colaboradores da sua equipe estão prontos para receberem novos desafios, sejam novas atividades ou crescimento profissional. Não deixe de estimular o crescimento da sua equipe, isso é ótimo para os resultados da corporação e para a equipe em si.

Gestão de conflitos

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

O RH é um dos setores da empresa recheado de psicólogos. Desse modo, por que não criar um espaço sadio de gestão de conflitos ou, até mesmo, de atendimento aos funcionários? Esse processo pode ser uma boa maneira de estimular a inteligência emocional e a saúde dos colaboradores.

Hoje, para se destacar na carreira, é preciso muito mais que conhecimento técnico. As habilidades humanas, soft skills, estão cada vez mais valorizadas nas empresas. Portanto, desenvolver a si mesmo é uma forma não apenas de se destacar na carreira como também de ter uma vida mais saudável e feliz.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também: Inteligência emocional é crucial para crescer na carreira?

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

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