Estresse

clinica-de-psicologia/estresse-e-seus-efeitos/

Estresse: sintomas e tratamento

Você se sente estressado com frequência? É importante saber que o estresse é um problema que deve ser levado a sério. Os sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, podem comprometer a sua qualidade de vida. Além disso, é preciso tomar cuidado para que o quadro não evolua para uma doença ainda mais grave, como a depressão ou a obesidade. Descubra, abaixo, quais são os principais sintomas que ajudam a identificar o estresse, quais as suas maiores causas e quais tratamentos são recomendados – um psicólogo, por exemplo, pode contribuir na solução do problema. Saiba mais:

Quais são as principais causas e sintomas do estresse?

Existem algumas possíveis causas para o estresse. Precisar lidar com muita pressão no trabalho ou na escola, uma rotina muito corrida, preocupações na família e problemas financeiros são alguns exemplos. Por isso, não há idade para sofrer com os seus sintomas: crianças, adultos e idosos podem desenvolver um quadro de estresse.

Podemos citar ainda a falta de tempo para ver os amigos, o começo de um novo emprego, a falta de oportunidades para realizar atividades de lazer ou a ansiedade por causa de uma grande mudança de vida – como um casamento, um divórcio, a descoberta de uma gravidez ou a necessidade de mudar de cidade – como situações que podem desencadear o problema.

O estresse reflete, quase sempre, em uma série de sintomas, físicos e emocionais. A queda acentuada de cabelo, a falta de ânimo, os esquecimentos frequentes, a insônia, a ansiedade e até dores físicas, como pontadas no peito, podem ser originadas pelo estresse. Vale dizer que, dependendo do grau, este é um problema que prejudica relacionamentos e o convívio social, uma vez que também pode desencadear alterações no humor e uma maior irritabilidade.

Como eliminar o estresse e aumentar a qualidade de vida

A obesidade e a depressão também podem ter surgir em decorrência do estresse. Assim como as náuseas, tonturas e problemas de concentração. Para garantir uma vida saudável é preciso, portanto, prevenir e eliminar os sintomas do estresse do seu dia a dia. Levar uma vida mais tranquila, manter a mente relaxada e reservar períodos para fazer atividades de lazer são alguns cuidados importantes para isso. Também é preciso diminuir as preocupações e aprender a lidar com situações de alta pressão.

Procurar a ajuda de um psicólogo é uma boa maneira de aprender a controlar as emoções e de afastar o estresse. O profissional ajuda você a identificar a origem do problema e a tratá-la. Especialmente quando a causa está ligada a um fator interno, como, por exemplo, a pensamentos negativos ou a um comportamento perfeccionista. Além disso, o psicólogo contribui para o fortalecimento emocional do paciente e ajuda a deixá-lo melhor preparado para lidar com situações e sentimentos que possam causar o estresse.

Para uma mente mais relaxada, também é indicado adotar a prática de atividades que foquem no equilíbrio entre mente e corpo – como a yoga e a meditação.