Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Categoria dos serviços do psicólogo: distubios alimentares
Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

O que é a Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é uma intervenção médica que tem o objetivo de reduzir o tamanho do estômago do paciente, em casos onde mudanças alimentares e a prática de atividades físicas não promovem o sucesso na perda de peso. Esse procedimento é indicado para pacientes que tenham complicações como apneia do sono (obstrução das vias respiratórias durante o sono), hipertensão, diabetes, problemas articulares, dentre outros.

Por que fazer uma Avaliação Psicológica?

A avaliação psicológica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e torna-se imprescindível na iniciação do processo da Cirurgia Bariátrica, uma vez que a pessoa que passa por uma cirurgia bariátrica enfrenta muitas mudanças, onde é necessária a preparação psicológica.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a distúrbios alimentares, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Nesse sentido, a avaliação psicológica visa verificar o quanto a pessoa está preparada para reorganizar seus hábitos de vida, em especial, os relacionados à alimentação, além da consciência de que a cirurgia irá afetar sua imagem corporal, ou seja, a forma como a pessoa passa a enxergar seu próprio corpo – o que pode acarretar em mudanças comportamentais e emocionais.

Por que a Cirurgia Bariátrica não é tratamento estético?

É provável que, antes da cirurgia bariátrica, a pessoa tenha procurado diversas formas de redução de peso, sem sucesso. Para algumas pessoas, o emagrecimento pode ser fonte de muita ansiedade, principalmente depois de diversas tentativas, seja ela acompanhada por médico ou simplesmente indicada por outros colegas, por revistas ou pela televisão.

Por isso, é importante compreender que a cirurgia bariátrica não é um tratamento estético, mas sim, um recurso médico para tratar a doença da obesidade. Muitas pessoas levam em consideração apenas os benefícios estéticos, não percebendo que a cirurgia em si, não será suficiente para o sucesso do tratamento, caso outros procedimentos não sejam levados em consideração. Como toda cirurgia, existem os riscos inerentes a este procedimento. Sendo assim, é imprescindível que o paciente se empenhe no pré e pós-cirúrgico, alterando definitivamente os hábitos de vida.

A importância do acompanhamento multidisciplinar

A avaliação psicológica é um recurso que colabora para atestar o estado mental do paciente para a cirurgia bariátrica, e como será possível reorganizar os hábitos de vida. Para isso, é necessário promover a continuidade das consultas médicas, visitando regularmente o profissional médico e aderindo às condutas que ele solicitará. A reeducação alimentar, promovida pelos nutricionistas, é fundamental, uma vez que os hábitos alimentares deverão ser modificados. O acompanhamento psicológico também é essencial, já que a psicoterapia auxilia os pacientes a lidarem com os pensamentos, sentimentos e comportamentos desenvolvidos em decorrência à cirurgia.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Outros textos que podem lhe interessar