6 dicas para ser mais produtivo sem estresse

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
6 dicas para ser mais produtivo sem estresse

Você sabia que é possível ser mais produtivo sem necessariamente aumentar o seu estresse? Leia o artigo e veja como.

Você certamente já procurou maneiras de ser mais produtivo em todas as áreas de sua vida. Mas como fazemos isso sem ficarmos estressados? Psicólogos afirmam que sacrificarmos nosso bem-estar para aumentar a eficiência não apenas prejudica a nossa saúde como também pode ter efeito oposto ao que desejamos.

Saber lidar com o estresse está se tornando um problema sério no mundo inteiro. Todas as atividades acabam virando motivos de stress: nosso relacionamento com os colegas de trabalho e com a família, nossa rotina estafante etc.

Mas você sabia que é possível se tornar mais produtivo sem aumentar o stress? Em nosso artigo trazemos várias dicas de como conseguir isso.

1. Planeje seu próximo dia algumas horas antes de dormir

É comum planejarmos o próximo dia ao nos deitarmos na cama. Mas você sabia que isso pode ser negativo? Em vez disso, tente fazer uma rápida lista de tarefas para o dia seguinte algumas horas antes de dormir. Assim você consegue ter um sono mais tranquilo e muito mais energia no dia seguinte.

2. Delegue as tarefas em que você não é bom

Se você estiver procurando psicólogos em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.Delegar tarefas é o segredo para se tornar mais produtivo. Principalmente aquelas que não lhe são tão agradáveis ou em que você não é tão bom. Ao fazer isso, sua rotina não apenas ficará mais suave, como é possível se concentrar apenas naquilo em que realmente é bom.

>>> Leia também: A importância do autoconhecimento para sua vida profissional

O autoconhecimento é fundamental para que você possa ter bem-estar e uma vida saudável. Ao conhecer seus pontos fortes e suas limitações, é possível se libertar de situações que não apenas lhe causam desagrado como também lhe consomem tempo e aumentam o stress.

3. Reserve tempo para ajustar sua rotina

Nem tudo está sob nosso controle e todos estamos sujeitos a imprevistos. Por isso, um planejamento inteligente e que lhe ajuda a ser mais produtivo e reservar horas para imprevisto.

Gerenciar o tempo de uma agenda lotada não apenas lhe ocasionará mais stress como também lhe dará mais frustração. E a ansiedade pode ter como resultado uma queda gigantesca em sua produtividade.

4. Peça ajuda quando se sentir sobrecarregado

Quando você se sentir sobrecarregado não pense duas vezes: peça ajuda. Isso pode significar falar com seus familiares para ajudá-lo nas tarefas de casa ou ainda pedir ajuda no trabalho.

E isso pode significar inclusive agendar uma consulta com o psicólogo. Quando o estresse está muito grande, pode ser necessário a ajuda de um profissional para se livrar desse estresse e ansiedade! Quando a estiver pensando com a mente clara, verá que você vai ser mais produtivo.

5. Cuide da saúde física para ter uma mente forte e ser mais produtivo

Exercícios físicos não apenas são bons para nossos corpos, eles liberam endorfinas que energizam nossa mente. E isso não apenas se refere a academia ou prática de esportes. Afastar-se da sua mesa por até dez minutos e realizar um alongamento pode torná-lo muito mais focado no trabalho, por exemplo.

6. Não deixe seus relacionamentos arrastar você para baixo

Os relacionamentos podem ser um dos maiores construtores de estresse do planeta. E estar perto de pessoas tóxicas e negativas contribui enormemente para o aumento do estresse.

Tente remover o máximo possível dessas pessoas do seu cotidiano. E quando você não tem escolha como, por exemplo, em uma situação de trabalho, coloque seu “escudo de negatividade”.

Lembre-se, não importa o que aconteça, você não precisa do estresse ou ter a sua produtividade prejudicada. Permaneça no controle de suas próprias emoções. Você pode não decidir as pessoas com quem se relaciona no trabalho, mas pode escolher como lidar com a situação que lhe é posta.

Se esforçar para ser mais produtivo e aprender a lidar com o estresse são duas coisas muito importantes para realizar em sua vida. E elas andam de mãos dadas com muito mais freqüência do que você imagina.

Ao seguir as dicas de nosso texto, você perceberá que o seu estresse irá diminuir muito. Além disso, procurar a orientação de um psicólogo pode ser um passo muito importante não apenas para ser mais produtivo sem estresse como também irá beneficiar outros setores da sua vida.

Gostou do artigo? Então você pode se interessar por esse aqui também: Estresse.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.