Manter um relacionamento: Elementos necessários

Manter um relacionamento

Embora com frequência vejamos histórias românticas e inspiradoras sobre como o amor é capaz de superar as adversidades e as dificuldades do dia-a-dia; ainda que o amor seja um elemento poderoso no relacionamento, ajudando os casais a se apoiarem, a se sentirem felizes mutuamente e a desejarem ter filhos e constituir uma nova família, não é somente o amor que mantém um relacionamento.

Na verdade, as características, habilidades e qualidades pessoais é que contribuem para um relacionamento duradouro e feliz. Dentre essas características estão: generosidade, fidelidade, consideração, confiança, sensibilidade, companheirismo, etc.

Mantendo um relacionamento

Manter um relacionamento exige dos cônjuges flexibilidade, tolerância, cooperação e a tomada de decisões em conjunto.

Quando um casal se une são como dois mundos diferentes que passam a coabitar. Cada pessoa recebeu uma educação, valores e hábitos diferentes da sua família e agora no casamento essas diferenças precisam coexistir. Para que isso aconteça, o marido e a esposa precisam ser tolerantes e receptivos com as singularidades e falhas um do outro para que seu casamento amadureça, e com o tempo essas qualidades possam crescer e se desenvolver.

Comunicação do casal

Outro elemento importante para um relacionamento duradouro é a comunicação. Muitos problemas ocorridos entre os casais têm como causa a completa falta de comunicação ou a comunicação truncada.

Muitas pessoas se casam e passam a ter um relacionamento íntimo sem ter a habilidade necessária ou saberem como fazer para o relacionamento melhorar, se fortificar e perdurar. Tomar decisões em conjunto com o parceiro, entender o que o outro está querendo dizer, aceitar os próprios limites e os limites do parceiro, fazer concessões; são habilidades que muitas vezes são adquiridas durante o relacionamento e não previamente.

Falta de Tempo

A questão da falta de tempo juntos também tem afetado muitos casais, e para que o seu relacionamento perdure é importante que mesmo diante de tantas tarefas e obrigações o casal separe um tempo para estar juntos, mesmo que não seja longo, é fundamental que a qualidade desse tempo seja boa, que esse momento seja de intimidade, cumplicidade, alegria e bem estar.

Quando duas pessoas resolvem se casar ou morar juntas é natural que essa decisão seja acompanhada de uma série de expectativas. Cada pessoa carrega para o relacionamento os seus desejos e o que espera com relação ao outro. Com o passar do tempo e a convivência, algumas dessas expectativas acabam frustradas, e as atitudes do cônjuge que não correspondem às expectativas criadas pelo parceiro, acabam sendo mal interpretadas causando conflitos entre o casal.

A terapia de casal como aliada

É importante que, ao perceber que algo não vai bem com o relacionamento, o casal busque ajuda. A terapia de casal é uma forte aliada para todas as pessoas que buscam melhorar seu relacionamento, solucionar problemas e resolver conflitos. O terapeuta é o profissional indicado para auxiliar o casal na descoberta das causas dos problemas e quais são as formas adequadas para resolvê-las.

Se o seu relacionamento não está como deveria, não hesite e não permita que as coisas se acumulem, procure ajuda, faça da terapia de casal a sua aliada!

Autora: Andrea Ferreira (Psicóloga CRP 06/113065)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.