Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Carla Roberta Sartori Carli - Psicólogo CRP 06/189803
Vivemos em um momento de aumento considerável do número de diagnósticos de transtornos mentais no Brasil e no mundo, incluindo aqueles relacionados ao ambiente de trabalho, como o Burnout.
Nesse cenário, o acolhimento psicológico na empresa tem se tornado cada vez mais essencial.
Sim, programas e políticas de saúde mental dentro das organizações não apenas demonstram o cuidado e a responsabilidade da empresa para com a saúde dos seus colaboradores como possibilita maior retenção de talentos e alcance de objetivos.
Por isso, neste artigo, falaremos sobre a importância do acolhimento psicológico nas empresas e daremos dicas de como colocá-lo em prática o quanto antes. Confira!
O que é acolhimento psicológico na empresa?
O acolhimento psicológico na empresa consiste em um atendimento pontual a um colaborador que esteja passando por um desafio.
Ou seja, é uma espécie de escuta profissional que tem como finalidade principal acolher o indivíduo em um momento adverso, podendo servir tanto para acalmá-lo como para dar um direcionamento imediato em uma determinada situação.
Apesar de estar inserido no ambiente de trabalho, o acolhimento psicológico nas empresas pode ser útil para além do suporte emocional referente ao estresse no trabalho e a outros desafios laborais, como conflitos com colegas.
Isso significa que profissionais que sentirem a necessidade de buscar ajuda para tratar questões sobre a vida pessoal também o podem fazer.
Alguns exemplos de situações que motivam essa busca são:
- Dificuldades financeiras
- Descoberta de alguma doença séria
- Mudanças bruscas na vida, como divórcio
- Conflitos com familiares, amigos ou colegas de trabalho
- Insatisfação profissional
- Sobrecarga de trabalho
- Relação abusiva de chefes
- Dificuldade para equilibrar a vida pessoal e profissional
- Dificuldade para se manter em um cargo de liderança
Existe diferença entre acolhimento psicológico e psicoterapia?
Sim, tratam-se de duas modalidades de serviços bem distintas. Enquanto o acolhimento psicológico é voltado para acolher e auxiliar o indivíduo em uma adversidade momentânea, a psicoterapia é um tratamento contínuo, a longo prazo.
Ou seja, a terapia pode ser acionada em diferentes fases da vida e para suprir objetivos diversos, como tratar traumas, trabalhar o autoconhecimento, cuidar de questões e transtornos mentais, etc. Além disso, ela é estruturada em várias sessões.
Já o acolhimento psicológico, por sua vez, é acionado em um momento específico adverso, como luto, crise de ansiedade ou estresse, conflito com alguém do trabalho, etc. Esse tratamento costuma ser realizado em apenas um ou dois encontros.
Por que é importante oferecer acolhimento psicológico na sua empresa?
Incluir o acolhimento psicológico na cultura organizacional da sua empresa é uma medida extremamente importante, pois valoriza a saúde mental e o bem-estar dos funcionários.
No entanto, para além disso, essa prática pode ser benéfica para a empresa, como:
Aumento da produtividade e motivação
Quando um funcionário é amparado no ambiente de trabalho, ele se sente mais satisfeito com a empresa, o que aumenta a sua produtividade e motivação.
Além disso, o acolhimento psicológico contribui para que a pessoa saiba lidar com a situação que está lhe afligindo e, consequentemente, consiga ter resiliência para superá-la e voltar a produzir no trabalho.
Redução da rotatividade de funcionários
Reduzir a rotatividade de funcionários é uma das maiores buscas do RH de uma empresa por vários fatores, inclusive para reduzir os custos com a contratação.
Nesse sentido, ao demonstrar cuidado e preocupação com os funcionários, as chances de reter mais talentos e reduzir o turnover são maiores.
Fortalecimento da imagem da empresa
Uma organização que se preocupa com a saúde mental de seus colaboradores e desenvolve programas internos para prestar o auxílio necessário consegue construir uma imagem bastante positiva interna e externamente.
Consequentemente, mais profissionais, parceiros, clientes e investidores se aproximam, o que pode trazer benefícios para as mais diversas áreas.
Como colocar o acolhimento psicológico na empresa em prática?
Ciente da importância de investir no acolhimento psicológico na empresa, vamos, então, às dicas e estratégias para que você possa implementá-lo na sua organização:
1. Promova ações de conscientização e educação
Um primeiro plano de ação possível é realizar ações de conscientização e educação sobre saúde mental. Esse é um ponto muito importante tendo em vista os estereótipos, a desinformação e o preconceito acerca do tema.
Nesse cenário, é interessante criar palestras, workshops e materiais educativos que visem instruir os colaboradores sobre questões como ansiedade, depressão, estresse, entre outras, bem como da importância de procurarem ajuda quando sentirem necessidade.
2. Crie programas de bem-estar
Como deu para perceber, o acolhimento psicológico também se dá no âmbito preventivo. Nesse cenário, também é importante incentivar programas de bem-estar físico que, consequentemente, influenciam na saúde mental dos colaboradores.
Aqui podem estar incluídas: programas de atividades físicas, dicas de alimentação saudável, atividades de relaxamento, etc. O gestor tanto pode incentivar essas práticas como criar eventos específicos para realizá-las junto aos funcionários.
3. Treinamento para gestão do estresse
Saber gerenciar as emoções, especialmente o estresse (já que estamos falando do ambiente de trabalho), é muito importante. Nesse sentido, gestores de RH podem pensar em treinamentos voltados para o treinamento desta e outras habilidades emocionais.
Além de poderem utilizar os aprendizados dentro da própria empresa, os colaboradores colherão os frutos disso em suas vidas pessoais também, algo extremamente benéfico.
4. Crie políticas de trabalho flexíveis
É importante também pensar em políticas de flexibilidade, isto é, que ajudem os colaboradores a equilibrar melhor a vida pessoal e a profissional.
Isso pode envolver, dentre outras coisas, a opção de trabalho remoto, horários de trabalho diferenciados, cargas horárias reduzidas, etc. Tudo isso favorecerá a saúde mental e emocional dos profissionais da sua organização, tenha certeza.
5. Disponibilize profissionais de saúde mental na empresa
Se a sua empresa tiver recursos, vale a pena também disponibilizar pelo menos um profissional da saúde mental – como psicólogo ou psiquiatra – dentro das dependências para acolher os colaboradores quando estes tiverem necessidade.
Isso pode ocorrer de diversas formas e pode ser adaptado aos recursos da organização. É possível, por exemplo, escalar um psicólogo uma vez por semana para comparecer à empresa ou, ainda, fazer um contrato de atendimento on-line.
Independente do formato, o colaborador se sentirá muito mais acolhido!
6. Crie ações de aconselhamento
Caso não seja possível disponibilizar um profissional da saúde mental regularmente na empresa, procure criar ações de aconselhamento e acolhimento de tempos em tempos.
A ideia aqui é que os colaboradores se sintam à vontade para se abrir e se aconselharem confidencialmente com um profissional treinado sobre suas questões.
Essa ação pode ser mensal, por exemplo, e já trará bons resultados no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental dos indivíduos.
Lembre-se: o mais importante é não deixar de lado esse acolhimento psicológico, independente dos recursos disponíveis e das modalidades nas quais ele apareça!
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Autor: psicologa Carla Roberta Sartori Carli - CRP 06/189803Formação: A psicóloga Carla Carli atua com a abordagem TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental. É Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia de SP) e Pós-Graduanda em Neuropsicologia e Abordagem Centrada na Pessoa...