Transtorno de Estresse Pós Traumático

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
Transtorno de Estresse Pós Traumático

O que é transtorno de Estresse pós traumático

O transtorno de estresse pós-traumático consiste num adoecimento da mente, quando pensamentos negativos como de morte, depressão, tristeza excessiva, etc.; se tornam consistentemente repetitivos. Geralmente o transtorno está associado a uma situação traumatizante que ocorreu na vida do indivíduo onde ele pode ter se sentido envergonhado ou humilhado, ou que tenha presenciado cenas de grande violência e de ameaça à sua vida.

Muitos brasileiros sofrem com esse transtorno, em parte devido ao grande índice de violência em nosso país. É muito comum pacientes que nos procuram buscando ajuda para aliviar esses conflitos internos.

A pessoa que tem o transtorno do estresse pós-traumático sofre muito, tem mal estar constante, se isola de lugares ou horários nos quais tenha medo devido à situação previamente sofrida, deixando de andar sozinho ou mesmo dirigir.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Quais as consequências desse transtorno

Como consequência dos sintomas citados acima, a pessoa passa a ter pensamentos e sentimentos negativos sobre a situação presenciada relacionada a si mesmo. Esses pensamentos repetitivos fazem com que a pessoa portadora do transtorno sinta-se incapacitada de seguir adiante.

Em alguns casos, ao não buscar ajuda de um profissional, a pessoa se afunda em um mar de angústias, de pensamentos e ações negativas. Levando a atitudes extremas como até mesmo, o suicídio.

Como o psicólogo pode ajudar?

O psicólogo entra com o papel de ajudar o indivíduo a superar o que ele viveu, para que a partir daí ele possa retomar tudo o que ele parou de fazer ou praticar devido ao trauma ocorrido. Durante a terapia o indivíduo portador do transtorno aprenderá a interferir nos pensamentos negativos, nas atitudes que são influências dos pensamentos repetitivos para anular todo pessimismo causado pelo trauma.

O tempo é um fator importante no quadro de estresse pós-traumático: quanto mais tempo o paciente se encontra nessa situação é mais difícil inseri-lo novamente nas atividades que ele parou de fazer. Dependendo do grau do transtorno a pessoa pode até ter abandonado emprego, família e amigos, então recoloca-lo à sua rotina de antes do transtorno fica mais difícil e leva mais tempo.

Todavia, apesar do tempo, nós psicólogos temos alcançado muito êxito na melhoria do quadro de pessoas com estresse pós-traumático, lembrando que, no tratamento, algumas vezes, é acrescentado também o uso de medicamentos prescritos por um médico.

Fale conosco!

Se você se enquadrou em um dos sintomas citados acima, consulte um profissional psicólogo ou um médico. Uma das opções de falar conosco é por telefone (11) 3213-7287.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.