A importância de reconhecer as prioridades em sua vida

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
A importância de reconhecer as prioridades em sua vida

No cotidiano conturbado, muitas vezes fazemos as coisas no modo automático e vamos simplesmente eliminando as tarefas que surgem na nossa frente, no intuito de cumprirmos os objetivos e, quem sabe, termos um tempinho para descansar. Com esta maneira de administrar os compromissos, acabamos nos cansando e não alcançamos as nossas metas devido à desorganização. Daí a necessidade de estabelecermos prioridades, tanto em nosso trabalho, quanto em nossa vida pessoal. Um psicólogo pode nos ajudar a enxergar quais são as prioridades em nossa vida e nos orientar para que as tratemos desta forma.

O que é prioridade em nossa vida?

O que é prioridade em nossa vida?

Para podermos estabelecer prioridades é necessário conhecer quais são nossos objetivos e, a partir disto, concentrar esforços para alcançá-los, sem nos dispersarmos com objetivos e tarefas de menor importância.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Prioridade e tempo andam juntos. O conceito da palavra prioridade já é “o que vem antes”, ou seja, em primeiro tempo, a quem devo dar maior importância, o que escolho realizar antes, deixando as outras coisas para mais tarde ou para outras pessoas.

Como estabelecer prioridades?

Para estabelecer nossas prioridades precisamos responder perguntas simples relacionadas aos nossos objetivos:

  • Esta atividade vai me aproximar de um objetivo importante?
  • Que benefícios terei se completar esta determinada tarefa?
  • Preciso fazer isto agora ou pode ser adiado? Tem como esperar? E se eu não fizer?
  • A tarefa pode ser delegada para outra pessoa?

Sabendo responder a estas perguntas tanto para o que é essencial em sua vida particular, quanto na sua atividade profissional, você conseguirá estabelecer prioridades para o dia a dia e também para um período prolongado.

Trate a prioridade como prioridade

Depois de identificar o que é prioridade, é importante se concentrar e agir de acordo para não perder o foco e realmente alcançar os objetivos estabelecidos.

Não são poucos os que, conforme vão surgindo as atividades corriqueiras, acabam esquecendo o que é prioridade e passam a abraçar novamente tudo o que vem pela frente. Quando se dão conta, já estão longe daquilo que tinham estabelecido como prioridade.

Concentre-se naquilo que é essencial e organize todo o resto a partir deste ponto. Assim, você não perderá o foco do que realmente é prioritário.

Como o psicólogo pode ajudar a identificar e estabelecer prioridades?

Vale lembrar que a falta total de prioridades ocorre porque não sabemos quais são nossos objetivos ou estamos confusos quanto a isso. O outro extremo é termos tantas prioridades que, ao final, é o mesmo que não ter nenhuma, pois é impossível de alcançar todas.

Nestes casos, é bem-vinda a ajuda de um psicólogo. Ele poderá te orientar para que, durante a terapia, se descubra quais são os objetivos principais na vida e depois haja uma delimitação de prioridades.

À luz da psicologia, é possível reconhecer que acima de tudo devemos investir em nós mesmo, no melhor de nós e realizar aquilo que nos traz qualidade de vida, ou seja, o que é realmente prioridade para nos fazer feliz.

Precisando de ajuda para definir e seguir suas prioridades? Procure um psicólogo e ele tornará essa tarefa muito mais fácil.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.