Newsletter
Assine Aqui

Psicologo Terapia Cognitivo Comportamental – TCC

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia cognitivo comportamental, tcc
Psicólogo e TCC

TCC – Um modelo cientificamente comprovado?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma linha de terapia breve que possui a finalidade de alterar padrões de pensamento. Seu modelo é cientificamente comprovado por meio de estudos.

O processo pode levar de três a seis meses onde se trabalha com a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. O terapeuta encoraja seus pacientes a entenderem seus problemas e identificarem novas formas de enfrentamento.

Os princípios da TCC

Essa abordagem possui como princípio básico a suposição de que não são as situações que determinam as emoções e os comportamentos, mas sim, as interpretações a respeito dessa situação.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para atendimento de terapia cognitivo comportamental, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Desta forma, a Terapia Cognitiva busca uma reestruturação, a fim de reformular sistemas de esquemas e crenças do paciente por meio da intervenção clínica, utilizando-se de técnicas que buscam desafiar estes esquemas e crenças disfuncionais que ao longo do tempo tornaram-se rígidos.

Dentre os pontos mais importantes na psicoterapia, destacamos: o lugar ou situação onde ocorreu o problema (ex. no trabalho/morte de um ente querido); os pensamentos (ex. sou um fracasso); o estado de humor (ex. tristeza); a reação física (ex. insônia) e o comportamento (ex. evitar os amigos).

TCC e as crenças

Sempre que a pessoa experimenta um estado de humor existe um pensamento relacionado a ele, por isso, é importante identificar quais são os pensamentos que estão relacionados com suas crenças. Estas crenças, por sua vez, levam aos diferentes estados de humor. Por exemplo, terminar um relacionamento, para uns pode significar fracasso, e para outros, oportunidade de crescimento pessoal.

Desta forma, a terapia cognitivo-comportamental busca olhar a situação de diversos pontos de vista, a fim de levar a pessoa a novas conclusões, elaborando pensamentos alternativos que surgem de uma visão aumentada de si mesmo e da situação, readaptando emoções, sentimentos e comportamentos antes desajustados.

Leia mais sobre Terapia Cognitiva Comportamental.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Insegurança Profissional

    Insegurança Profissional e Psicologia
    A insegurança profissional é um entrave para o universo corporativo, sendo responsável por limitações também no crescimento pessoal. É comum que as pessoas tenham receio de expor seus posicionamentos, ideias e dúvidas
  • O que é ingenuidade?

    Ingenuidade e Psicologia
    Como separar o otimismo da ingenuidade. Uma pessoa ingênua não tem ideia desse estado de consciência e por isso faz uma imagem positiva da vida sem tomar o cuidado de separar o joio do trigo
  • TDAH em adultos

    TDAH em Adultos
    O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma doença popularmente conhecida por afetar crianças e ser descoberta durante o período escolar. O que muitas pessoas não sabem é que ela pode persistir na vida adulta.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.