Como uma crise afeta um relacionamento

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
Como uma crise afeta um relacionamento

Relacionamentos são feitos de altos e baixos. Brigas, discussões e estresses fazem parte da vida a dois, independentemente da fase em que o casal se encontra. É normal que, no dia a dia, nos deparemos com questões que nos incomodam e tirem a calma. Às vezes, sob pressão, acabamos deixando que os problemas acumulados de diversas instâncias da vida afetem o relacionamento.

No entanto, quando as discussões mais intensas se tornam frequentes e não se consegue encontrar soluções para as adversidades, é preciso parar e refletir sobre mudanças que podem ser feitas e atitudes tomadas para reverter o quadro e evitar que o relacionamento vá por água abaixo.

Como lidar com uma crise no casamento?

1 – Admita o problema e converse sobre ele

Uma crise no casamento é um problema que precisa ser assumido e trabalhado com a consciência e o consenso de ambas as partes. De nada adianta apenas um dos envolvidos se preocupar em resolver as questões sem que o outro esteja disposto a dialogar.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

2 – Não discuta de cabeça quente

E quando se fala em diálogo, também é importante que ele ocorra de forma civilizada, pacífica, com calma e sem a interferência de terceiros. Lembre-se de que os problemas de vocês são só seus e que amigos e familiares que – mesmo que de boa fé – queiram ajudar, podem acabar piorando o problema.

3 – Deixe os filhos fora disso

Quando o casal possui filhos, também é fundamental que eles não sejam envolvidos nos problemas. Poupe-os dos detalhes da relação de vocês e evite que tenham que carregar consigo um fardo que é dos pais.

4 – Procure ajuda de um psicólogo profissional

Se, por um lado, quem faz parte da vida do casal pode atrapalhar a resolução das desavenças, quem está de fora e possui experiência em resolução de conflitos de casamento pode trazer à luz pontos essenciais a respeito do relacionamento e ajudar a ver cada questão de uma nova perspectiva.

É isso que faz um psicólogo que trabalha com terapia para casais: mostra que relacionamentos passam por altos e baixos e ajuda o casal a entender que há formas de fazer com que a crise se resolva sem que danos permanentes prejudiquem a relação.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.