Benefícios da psicoterapia: o que é e quando devo procurar

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
Benefícios da psicoterapia: o que é e quando devo procurar

A psicoterapia é um método terapêutico que tem beneficiado e melhorado a vida de muitas pessoas. Leia o texto e conheça mais.

A psicoterapia é uma técnica usada para tratar distúrbios mentais, emocionais e certos transtornos psiquiátricos. Esse método de tratamento ajuda os pacientes a identificarem seus problemas, a compreender seus sentimentos, a aceitar seus pontos fortes e fracos e a sentirem-se mais positivos sobre si mesmos e sobre suas situações difíceis.

A psicoterapia consiste principalmente em usar a comunicação verbal e não verbal para aliviar o sofrimento psicológico. Gostaria de conhecer mais os benefícios da psicoterapia? Então siga conosco em nosso artigo!

Benefícios da Psicoterapia

A psicoterapia, comprovadamente, ajuda a tratar diversos traumas psicológicos. Este método também fornece suporte a quem passa por crises ou mudanças indesejáveis ​​na vida. Entre os benefícios conhecidos da psicoterapia podemos listar os seguintes:

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

  • Faz com que os pacientes se entendam melhor, seus objetivos e valores.
  • Ensina habilidades essenciais para melhorar os relacionamentos interpessoais.
  • Ajuda a encontrar um conjunto de soluções para superar os problemas.
  • Ajuda a entender melhor seus problemas e a observá-los de uma perspectiva diferente.

Além disso, a psicoterapia é conhecida por ajudar a melhorar imensamente diversos transtornos psicológicos. Ela ajuda as pessoas a conviverem com eles, a conhecerem os conflitos e traumas que os originaram bem como a ressignificá-los. Agora veja quais os transtornos que podem ser beneficiados com a psicoterapia:

Quando devo procurar um psicólogo?

É normal sentir-se triste e deprimido em certos momentos da vida. No entanto, existem sérias dificuldades que persistem por um longo período de tempo e que podem levar a uma cadeia de emoções e problemas que talvez você não consiga lidar sozinho.

Quando seus problemas começarem a envolver mudanças bruscas de comportamento, colocar tensão em seus relacionamentos e interromper sua vida cotidiana normal, talvez seja necessário consultar um psicólogo.

E isso inclui todos os tipos de situações, que vão desde problemas em crescer na carreira até mesmo sintomas graves de disfunção psicológica. Confira alguns dos sinais de alerta mais comuns que indicam que você precisa conversar com um psicólogo:

  • Sentimentos frequentes e intensos de raiva e ansiedade.
  • Sensação de desamparo em momentos aleatórios.
  • Passou por algum incidente traumático (como o rompimento de um relacionamento, a morte de um ente querido ou um acidente de carro, por exemplo). E você não consegue esquecê-lo.
  • Consome álcool, entorpecentes ou come excessivamente para esquecer seus problemas.
  • Perda súbita de interesse em atividades que antes adorava.
  • Dificuldades em comunicar como se sente, o que acaba prejudicando as relações interpessoais.
  • Dificuldade em se concentrar em tarefas cotidianas e do trabalho.
  • Preocupação excessivamente com coisas simples.

>>> Veja mais em: Qual é o momento de procurar terapia?

É importante lembrar que problemas com a saúde mental, especialmente quando se tornam crônicos, podem levar a resultados debilitantes. De fato, a depressão ou ansiedade, a longo prazo, podem, inclusive, gerar problemas físicos quando não tratada. Assim, se você está sofrendo de algum dos sintomas acima mencionados, é melhor consultar um psicólogo para o tratamento adequado.

O que devo esperar da psicoterapia?

Depois de ter decidido procurar ajuda profissional para sanar seus problemas, aqui estão algumas coisas que você pode esperar durante as sessões de psicoterapia.

As primeiras sessões serão principalmente centradas na construção de relacionamento, confiança e uma relação terapêutica com o seu psicólogo. Isso pode incluir testes para determinar:

  • A extensão da sua depressão ou ansiedade.
  • Traços e características importantes da personalidade.
  • Quais formas insalubres você tem usado para lidar com o problema (por exemplo, como beber ou comer demais).
  • Possíveis dificuldades de aprendizagem.
  • A principal causa do problema.

O restante da psicoterapia envolverá a exploração de seus problemas por meio da linguagem. Seu psicólogo irá guiá-lo para determinar o que realmente incomoda e as razões por trás dele.

Em seguida, você passará para a fase de solução de problemas. Aqui, você trabalha para encontrar pensamentos, comportamentos e sentimentos alternativos que possam lhe dar uma visão mais positiva.

É importante que os pacientes administrem suas expectativas com a psicoterapia. Muitas vezes é um tratamento prolongado e isso pode gerar abandono do tratamento. Ou ainda, quando algumas pessoas começam a sentir os benefícios, elas também abandonam, mas isso é apenas o começo. Tenha em mente que para uma melhoria efetiva é preciso de tempo e comprometimento com a mudança.

Como perceber que a terapia está tendo sucesso?

Para medir o sucesso do tratamento é necessário considerar três fatores importantes: a experiência clínica do seu psicólogo, a adequação do método de tratamento escolhido e a personalidade, valores e preferências do paciente.

Note que para a psicoterapia produzir ótimos resultados deve sempre haver uma relação de colaboraç

Outros textos que podem lhe interessar