Estresse e Psicologia
Aprenda a identificar se seus sintomas podem ser sinal de estresse crônico
Ao contrário do que muitas pensam, o estresse não é apenas uma situação momentânea de desconforto emocional causado pelo excesso de trabalho ou preocupação. Ele pode desencadear desequilíbrio psíquico e físico, que podem trazer problemas para todas as áreas de nossas vidas.
Diferente do estresse normal, sentido antes de uma reunião importante ou de uma prova de vestibular, o estresse crônico é uma situação de estresse prolongado e contínuo que leva a pessoa a nunca conseguir descansar totalmente o corpo e a mente.
Como isso acontece?
O nosso sistema nervoso simpático é naturalmente orientado a ajudar o corpo a reagir a situações em que precisa lutar ou fugir, coordenando a liberação de substâncias necessárias para isso, como o cortisol e a adrenalina.
Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.
Em um funcionamento normal do corpo, o nosso sistema é acionado quando precisamos enfrentar um perigo iminente, e é desligado logo após. Nosso fígado é o órgão responsável por gerenciar a liberação do famoso hormônio de estresse, junto aos outros corticoides.
No entanto, diante de um quadro de estresse crônico, a ordem para parar a produção dessas substâncias é ignorada, e nosso corpo sente como se estivesse em perigo de vida o tempo todo, 24hs por dia.
6 sintomas do estresse crônico
Abaixo vamos listar 6 dos mais intensos sintomas do estresse crônico. Compare com o que você costuma sentir no seu dia a dia e veja se é o momento de procurar ajuda especializada.
1. Gripes, resfriados e alergias que demoram semanas para curar
Diante de um quadro de estresse crônico, nosso corpo produz corticoides continuamente, levando à uma queda do nosso sistema imunológico, o que pode nos deixar mais doentes do que o normal.
2. Ocorrência de gastrites, úlceras e azias
Outra substância que o corpo produz quando se sente em perigo é a adrenalina. O excesso de adrenalina correndo no corpo deixa o estômago mais ácido, causando problemas estomacais,
3. Sensação de cansaço e desgaste que não passam
Com nosso corpo constantemente ligado, não conseguimos relaxar e nem descansar adequadamente. Como resultado, sentimentos constantemente uma sensação de cansaço e desgaste que não passam nem com sono e nem com descanso apropriado.
4. Problemas para dormir
Dormir demais ou dormir de menos são sintomas do estresse crônico. Se, por um lado, algumas pessoas não conseguem dormir adequadamente porque não conseguem relaxar, outras estão tão desgastadas que dormem mais do que seria necessário para um corpo saudável.
5. Ansiedade generalizada
Sob um nível grande e constante de estresse, a pessoa começa a apresentar problemas de ansiedade, como fraqueza, irritação, nervosismo, medos e pensamentos fixos que causam angústia e aumento da sensibilidade.
6. Depressão ou sensações depressivas
Sintomas depressivos estão diretamente relacionadas ao estresse, como alterações de apetite (queda ou aumento), apatia, perda de interesse por atividades do dia a dia que antes traziam alegria, e alterações no desempenho sexual.
O estresse crônico traz uma série de danos para a nossa vida, tanto profissional, como social e amorosa. Por isso, é importante que você procure um psicólogo para entender o que está gerando o estresse em sua vida e como você pode combate-lo.
Caso você sinta mais de um desses sintomas frequentemente em sua vida, procure a ajuda de profissional psicólogo.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Quando os problemas pessoais afetam outros setores de nossas vidas
Os problemas pessoais afetam com frequencia a performance no trabalho, colocando em risco muitas vezes a avaliação do funcionário. Procure um psicólogo e saiba o que fazer
Dependência Emocional
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Dependência Emocional com psicologo. Minhas decisões são feitas de acordo com a aprovação de outros e nao consigo sozinho.
5 indícios que você precisa da ajuda de um psicólogo
Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.